quinta-feira, 14 de junho de 2018

Vestibular Fase


Os interessados nas áreas de Nutrição, Administração, Enfermagem, Licenciatura em Enfermagem, Gestão Pública, Radiologia, Recursos Humanos, Psicologia e Odontologia devem ficar atentos, pois a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase) está com as inscrições abertas para o Vestibular 2018.2, para ingresso neste segundo semestre. A prova será aplicada no dia 05 de julho, quinta-feira, às 19h, no campus da faculdade. Também será aceito o ingresso direto com a nota do Enem. Mais informações no site: www.fmpfase.edu.br.

Cursos de férias na Fase


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para 13 cursos de férias, que têm curta duração e serão realizados em julho e agosto, contemplando áreas como saúde, psicologia, marketing, informática e negócios. Emergências cardiovasculares, alimentação vegetariana, Marketing Digital e Excel são algumas das opções. Mais informações estão disponíveis no site www.fmpfase.edu.br.

Fase promove curso de Pães e Pizzas Gourmets em junho


Uma das mais apreciadas em todo o mundo, a culinária italiana também faz bastante sucesso no Brasil, principalmente quando se fala em pizzas e pães. Seja por conta da grande presença de imigrantes italianos em nosso país, seja pelo sabor marcante dos pratos, o fato é que se trata de um tema importante para estudantes de gastronomia e nutrição, além, é claro, de amantes da boa comida.

Pensando nisso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto promove, nos dias 26 e 27 de junho, das 18h às 22h, o curso de extensão em “Pães e Pizzas Gourmets”, que tem o objetivo de ensinar receitas da culinária italiana, apresentando ingredientes e formas específicas de preparo. As aulas serão realizadas no laboratório de Nutrição, no campus da FMP/Fase.

O curso será coordenado pela gastrônoma Ana Salles, que é especialista em culinária italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreigners (ICIF). Ana também tem experiência de 13 anos como chef, consultora e professora, tendo passado por cozinhas renomadas do Rio de Janeiro e São Paulo, além do prestigiado Mugaritz, do chef Adoni Luis Adoriz, na Espanha.

 

Com carga horária de 8h, a programação do curso prevê o ensino de receitas como focaccia, massas de pizza (sem glúten, integral e tradicional), recheios gourmets variados, entre outras.  Mais informações e as inscrições, que estarão abertas até o dia 22 de junho, estão disponíveis no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/2018_Curso/3618PaesPizzasGourmets2018

Olho na bola e na saúde


Paulo K. de Sá 
Médico e coordenador da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase)​​

Em tempos de Copa do Mundo de Futebol, pensamos só na competição e se o Brasil será ou não campeão novamente. Sem dúvida, como autênticos brasileiros, torcemos, ficamos ansiosos e, mesmo em um momento político pessimista, ainda vestimos a camisa verde e amarela nesse período, em especial.

Pessoas se reúnem em torno da televisão, acompanhadas de bebida e algumas comidinhas para comemorar, ganhando ou perdendo. O jogo muitas vezes é apenas uma desculpa para beber “todas” e comer o que quiser. Observo os jovens se deslocando para os bares para assistirem sentados e bebericando alguma coisa, às vezes, muitas coisas. Alegria e ansiedade no ar que transpira euforia, tristeza, crítica e manifestações mais fervorosas quanto à capacidade técnica de jogadores e técnicos.

Em meio a esse clima, muitos acidentes acontecem, pessoas morrem, sofrem danos devido ao uso abusivo de álcool e outras drogas com a desculpa de que é tempo de Copa e tudo passa a ser permitido.

Seja para comemorar a vitória ou amargar a derrota, os meios de celebração não são inocentes e, muito menos, inofensivos. Desentendimentos geram agressividades que se desdobram em agressões e danos mais graves. Tudo em clima de Copa.

Por outro lado, superatletas que se sacrificam pelas seleções de seus países serviriam de exemplo para o estímulo ao esporte, se não fosse pelo desvio de rota provocado por muitas academias de ginástica e preparadores físicos que, em nome da estética e do fisiculturismo, incentivam a utilização de substâncias para aumentar o volume e força muscular, comprometendo o funcionamento natural do corpo. Um mundo artificial é criado utilizando o esporte como fachada e um grande negócio se movimenta a passos largos. Aliás, dois grandes negócios: a saúde artificial e forçada e a indústria da doença.

A atividade física é uma das estratégias mais importantes para se estimular a saúde de todos os indivíduos e, não necessariamente, a prática de algum esporte. Hoje, muitas possibilidades existem, desde uma caminhada até o alpinismo. Algumas atividades se transformam em modalidades olímpicas e outras não, mas isso não é o mais importante. O que vale, realmente, é estimular a movimentação do corpo e, principalmente, o bom encontro com as pessoas no exercício dessas atividades proporcionando saúde física, mental e espiritual integradas.

Enfim, que venha a Copa e, com ela, a alegria, a cordialidade, o espírito esportivo, a humildade e o bom exemplo e parcimônia na comemoração. Porque estamos na vida para a celebrarmos e não para acabar com ela ou desafiá-la.