quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Abertura da 23ª Semana Científica da FMP/Fase é marcada por emoção e novidades

Muita emoção e novidades marcaram a noite dessa terça-feira(24), durante a abertura da 23ª edição da Semana Científica da FMP/Fase, que este ano comemora os 50 anos de fundação da Faculdade de Medicina de Petrópolis. Com uma bela homenagem ao idealizador do evento, o professor João Carlos de Miranda, falecido em abril, alunos, professores e funcionários envolvidos na organização interagiram com a plateia através de performances musicais e teatrais, fazendo alusão à efemeridade do tempo – tendo como referência o clássico Alice no País das Maravilhas.

Até mesmo o professor convidado da UniRio para ministrar a palestra de abertura, o filósofo Nilton dos Anjos, entrou na brincadeira. Apesar do tom amistoso, o assunto era sério. Sobre a temática “Dividir para Multiplicar”, que segue a proposta da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o palestrante falou sobre a necessidade da divisão de responsabilidades, da soma de esforços e da multiplicação de soluções para a diminuição das desigualdades no mundo.

 A supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp, aproveitou para ressaltar as diversas divisões criadas pela sociedade e que nos afastam enquanto seres humanos, como as de classe, de raça, de credo etc, e propôs um maior envolvimento do poder público em políticas de promoção social.

 

A Comissão Organizadora da 23ª Semana Científica destacou a criação de circuitos sensoriais e fisiológicos, uma nova atração do evento, criada especialmente para promover a interação entre estudantes do Ensino Médio e universitários. A equipe comemorou também o recorde de trabalhos inscritos nesta edição, foram 107, entre trabalhos científicos, práticas educativas inovadoras e experiências exitosas no SUS. Em mais da metade, as unidades de saúde onde os alunos atuam serviram como campo de pesquisa.


Outra novidade é o aplicativo da Semana Científica – o Virtual Evento –, desenvolvido pelo professor Gladistone Afonso e disponível para Android e IOS. Nele é possível acessar a programação e as informações sobre os palestrantes, agendar as atividades que mais lhe interessam e avaliá-las. A Semana Científica vai até o dia 27 de outubro.

 
  

Dando início ao evento, durante a abertura, com: A supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves; o diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães,;a professora da FMP/Fase, Regina Bortolini; a coordenadora de pesquisa e pós-graduação da FMP/Fase, Ana Maria Rodrigues; o Secretário de Saúde de Petrópolis, Silmar Fortes; e o aluno representante do DASE, Yuri Martins.

Homenagem ao professor João Miranda e a Intervenção Teatral.

Palestra com o filósofo, Nilton dos Anjos, sobre Dividir para Multiplicar.