segunda-feira, 16 de abril de 2018

Saúde mamária


O professor da FMP/Fase Carlos Vinicius Pereira Leite participou do SIM Rio 2018 (Simpósio Internacional de Mastologia), que aconteceu entre os 12 e 14/04. Membro da Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ele falou sobre “Capilaridade do Sistema Único de Saúde - Uma estratégia viável para agilizar o acesso ao tratamento do câncer de mama”. O professor coordenou o projeto "Capacitação das equipes da Estratégia Saúde da Família - um caminho para implementar a prevenção secundária do câncer de mama", numa iniciativa do Serviço de Mastologia do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, em parceria com a Faculdade de Medicina de Petrópolis e a prefeitura. Em 2017, foram capacitados cerca de 200 médicos e enfermeiros, além de 350 agentes comunitários do Programa de Saúde da Família. Agora, a iniciativa chega ao Rio, através SBM Regional RJ, de novo com o apoio da Roche.

O professor da FMP/Fase, Carlos Vinícius, com os demais integrantes do evento.

Professor da FMP/Fase, Carlos Vinícius, palestrando durante o evento.

Programação da Semana de 15 a 21 de abril de 2018


 

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Cuidados Paliativos
Existem as doenças que tem cura e tratamento bem definido. E existem as doenças que tem um quadro mais difícil, com manifestações progressivas. Doenças graves e degenerativas, que ameaçam a vida e exigem uma assistência especial. Ações realizadas para prevenir e aliviar o sofrimento. Melhorar a qualidade de vida do paciente e seus familiares. E demandam uma preparação especializada para  identificar de forma precoce os sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais.  Uma assistência que requer o trabalho colaborativo de equipe multidisciplinar. O tema Em Questão deste episódio são os cuidados paliativos, um dos assuntos discutidos na 23ª Semana Científica da FMP/Fase. Nossas convidadas são: a enfermeira Roberta de Lima, doutora em Enfermagem, que atua na Unidade de Cuidados Paliativos do INCA, Instituto Nacional de Câncer, e a enfermeira e doutora em Enfermagem, Márcia de Assunção Ferreira, professora da UFRJ, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
               
 
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Série Mulheres – Mari Blue: músicas que libertam
Mineira radicada no Rio, Mari Blue é uma artista multimídia que vem se destacando na cena da música independente carioca .  Ela iniciou sua carreira nos palcos através do teatro, 10 anos atrás. Chegou a cursar duas faculdades na área: UFRJ e Unirio, estudando Direção Teatral e Interpretação. Em 2011, no entanto, a atriz deu lugar definitivamente à cantora. A experiência cênica trouxe forte influência para o modo como Mari se apresenta e a força de suas performances. Nesses pouco mais de seis anos dedicados integralmente à música, a artista já lançou 3 discos. O último álbum , “Fruto da Flor”, de 2016, foi financiado pelos fãs, via crowdfunding. Uma obra que tem o DNA da cantora: Mari compôs as 12 faixas inéditas - letra e música. E além de cantar, é ela quem toca piano e teclados.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h                     
 
Programa MINUTO FASE
Tema: Sustentabilidade - Mudas de Amor
O projeto Mudas de Amor, desenvolvido pela equipe da Unidade de Saúde da Família do bairro Estrada da Saudade, trabalha a questão da sustentabilidade de uma forma diferente: a partir da emoção. O grupo, que reúne profissionais e alunos de Enfermagem, Medicina, Nutrição e Residentes da FMP/Fase, comemorou um ano de trabalho com a distribuição de 400 mudas de plantas.
Tema: Leitura de Rótulos
Você tem ideia da quantidade de sal, óleo e açúcar que existe nos alimentos industrializados que você consome? Decifrar esse mistério foi a proposta do projeto “Leitura de Rótulos”, realizado pelo curso de Nutrição da FMP/Fase. A ação foi um desdobramento da pesquisa de Avaliação Nutricional dos Funcionários da instituição, que revelou a dificuldade em entender o significado dos ingredientes desses produtos. A ideia é conscientizar os participantes para que possam fazer melhores escolhas na hora de comprar os alimentos.
 Tema: Projeto Carambola
O Esporte é uma grande ferramenta para a transformação social e integração. Pensando nisso, os alunos da FMP/Fase realizaram o 1º Campeonato de Futebol do Bairro Vale do Carangola.  A iniciativa é mais um dos desdobramentos do Projeto de Extensão Universitária realizado na comunidade desde 2014.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
Programa AO REDOR
Tema: Desnutrição/Laos - Reciclagem/Haiti - Geleiras/Bolívia
O programa mostra o projeto do Unicef para combater a desnutrição na República Democrática Popular do Laos, no sul da Ásia, onde 31 por cento das crianças menores de cinco anos sofrem com o problema. O episódio também revela como a reciclagem está ajudando a transformar a vida de centenas de jovens no Haiti, graças ao empenho de um voluntário da ONU. O Ao Redor apresenta também os impactos do derretimento da geleira Chacaltaya, na Bolívia, na vida dos moradores da região da Cordilheira dos Andes.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      
 
Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – 1974 - Antonio Carlos Maciel – Professor Titular de Clínica Cirúrgica/FMP
A formatura em 1974 não foi uma despedida da Faculdade de Medicina de Petrópolis para Antonio Carlos Maciel. Ele continuou na FMP, investindo na carreira acadêmica. Já são 48 anos de história na instituição, onde chegou a ser dirigente e hoje atua como professor titular de Clínica Cirúrgica. Querido pelos alunos e ex-alunos, frequentemente é chamado para participar das reuniões de egressos da faculdade, quando aproveita para matar a saudade dos antigos pupilos.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.
 
FAIXA INTERATIVA 
18 - Dia Nacional do Livro Infantil
19 - Dia do Índio
DOMINGO: Em Questão - Literatura Infantojuvenil
SEGUNDA: Arte & Cultura - Cia de Teatro Livro Aberto
TERÇA: Arte & Cultura - Rafaela Soares - Sob a Roseira: Série Talentos Universitários
QUARTA: Arte & Cultura - Naná Martins - Contadora de Histórias + Arte & Cultura - Mulheres na Arte - Ivna Chedier Maluly - Escritora
QUINTA: Arte & Cultura - Mbyá Rekó: O Jeito de Ser Guarani
SEXTA: Em Questão – A Saúde Indígena
SÁBADO: Em Questão – Cultura Indígena

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h
 
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:
Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: O mar do pré-sal
O petróleo descoberto abaixo da camada de sal do Oceano Atlântico, a sete quilômetros de profundidade, é visto como uma riqueza capaz de transformar a vida dos brasileiros. No país inteiro começou uma discussão sobre o aproveitamento desses recursos. A Convenção do Mar estabelece que um país só pode exercer o direito de exploração da plataforma continental, e de seu subsolo, até um limite de 200 milhas náuticas a partir da base. A descoberta no pré-sal fez com que a ONU desse sinal verde para o Brasil incorporar, para além das 200 milhas, mais 712 mil quilômetros quadrados de extensão. Um aumento de vital importância para o país, mas que também aumenta a responsabilidade dos brasileiros contra acidentes e na preservação ambiental. Mas o que existe nas águas profundas do nosso oceano? Que recursos naturais temos para preservar? O Censo da Vida Marinha mostrou que só conhecemos 1% do que existe em nossos mares.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h
 
Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Arboviroses
Arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos (como aranhas e carrapatos). Existem 545 espécies de arbovírus, sendo que 150 delas causam doenças em seres humanos. Apesar de a classificação arbovirose ser utilizada para classificar diversos tipos de vírus, como o mayaro, meningite e as encefalites virais, hoje a expressão tem sido mais usada para designar as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como o Zika vírus, febre chikungunya, dengue e febre amarela. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre esse assunto com a infectologista – INI/Fiocruz, Otília Lupi.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30
 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A Pequena Prisão
O livro do universitário e ativista político Igor Mendes, “A Pequena Prisão”, fala sobre sua experiência no cárcere depois de passar seis meses preso após a jornada de protestos contra a Copa do Mundo no Brasil e por melhorias na saúde, educação e transportes públicos iniciada em 2013 e que se prolongou até 2014. O próprio autor conversa com o apresentador Renato Farias sobre o período e suas vivências no sistema prisional.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                           
Quinta, 19h30
 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: MG – Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Cecília realiza oficinas de Culinária para diabéticos e seus cuidadores.E ainda, o programa Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, onde os usuários buscam a melhoria das condições emocionais, físicas e sociais de jovens e adultos através da prática de esportes e atividades físicas, respeitando a pluralidade cultural.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30
 
Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Lixo nosso de cada dia
Você já parou para pensar quanto lixo cada um de nós produz diariamente? E o volume de lixo produzido na sua rua, em seu bairro, ou em sua cidade, você sabe quanto é? Já imaginou qual o destino final de todo esse lixo? Você sabe para onde ele vai? Alguma vez você já se perguntou sobre as conseqüências negativas que o lixo produz ao meio ambiente? A maioria das pessoas não pára para pensar nessas coisas, pois muitos de nós não compreendemos muito bem esse assunto e alguns na verdade nem se importam tanto com todos os problemas que podem estar relacionados com o nosso lixo. O lixo que um bairro, uma cidade ou nação produz está intimamente ligado ao modo de vida de sua população. Para falar sobre esse assunto a apresentadora Yasmine Saboya conversa com o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira; com a catadora, Sandra Lúcia Dasio; e com Tech Trash Brasil, Caio Miranda..
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h
           
Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Programa Jovens Jornalistas
Comunicação, empreendedorismo e juventude com foco na transformação social . Tudo começou nas Olímpiadas aqui no RJ, mas acabou indo muito além. O Jovem Jornalista começou dando voz a dez jovens cariocas estudantes da rede pública que, durante as Olimpíadas e as Paralimpíadas de 2016, atuaram como jornalistas voluntários identificando iniciativas inovadoras que contribuíram para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS da ONU e dando apoio a produção de matérias sobre a cidade maravilhosa. O programa vai contar a história desde o início e como está nos dias atuais.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30
 
 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa
O Histórias de Mãe está em clima de festa! A organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, mostra os temas mais pedidos e dicas sobre a quantidade certa de docinhos pra festa do seu filho. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas pra você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
 
Programa FASE.DOC
Tema: Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gêneros
O documentário "Precisamos falar com os homens? Uma jornada pela igualdade de gênero" procurará aproximar os homens desse tema tão importante. O objetivo é mostrar que a igualdade de gênero é uma questão que afeta a todos e todas e que, portanto, é benéfica a homens e mulheres. Nele investigamos como se formam, se sustentam e de que modo podemos desconstruir os estereótipos de gênero nocivos, que perpetuam o nosso cenário atual. O documentário é resultado de uma pesquisa qualitativa que rodou o Brasil e será complementado pela pesquisa quantitativa online ainda em curso.
A desigualdade de gênero é uma das violações mais persistentes de direitos humanos do nosso tempo. Ainda que estejamos caminhando para uma realidade mais igualitária entre homens e mulheres, ainda há muito a se construir.
FASE.DOC: Terça, 18h
                       Domingo, 20h
 
Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde
As 170 propostas para a etapa nacional da I Conferência Nacional de Vigilância em Saúde, vem de cada Município, de cada macro região e de cada Estado. Durante todo este ano, gestores profissionais de saúde e usuários do SUS participaram das etapas da I CNVS, que tem como objetivo, propor diretrizes para formulação da política nacional de vigilância em saúde e o fortalecimento de ações de promoção e proteção à saúde. A I CNVS foi transferida para 27 de fevereiro a 2 de março de 2018 , em Brasília. O apresentador Renato Farias conversa sobre a Conferência com o coordenador geral adjunto/1ª CNVS, Fernando Pigatto; e com o coordenador da comissão de formulação e relatoria/1ª CNVS, Guilherme Franco Netto.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h
 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: VIII Congresso Interno – FIOCRUZ
O Congresso interno é a instância máxima de deliberação da Fiocruz. Esse evento é realizado desde 1988 e estabelece as diretrizes que vão direcionar a gestão da Instituição pelos próximos 4 anos. O apresentador Paulo Bellardi conversa com o vice presidente de gestão e desenvolvimento institucional/Fiocruz, Mario Moreira; e com a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h
 
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Arroz Ecológico
Fala sobre a abertura oficial da colheita do arroz agroecológico que mostra a qualidade e as possibilidades que um assentamento de reforma agrária tem para o Brasil.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h
 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.