quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Faixa Interativa da Fase TV

No Faixa Interativa, seu pedido é uma ordem! Confira a grade de programas exibidos pela Fase TV, escolha o que mais gostou e fale para nós! Os escolhidos serão exibidos todos os dias às 7, 12 e 19h. Veja as sugestões para essa semana:


Arte & Cultura:


Tema: “A República do Futebol”: O programa mostra a exposição A República do Futebol, realizada no Palácio Rio Negro, em Petrópolis, tendo como fio condutor a estreita relação entre futebol e política. A trajetória do esporte no Brasil é narrada pelo ponto de vista de seu potencial mobilizador de massas. O episódio revela como o Presidente Getúlio Vargas e a ditadura se beneficiaram da popularidade do futebol para construir uma imagem vitoriosa da nação e suas políticas de integração nacional: a transformação da Seleção Brasileira na “pátria de chuteiras”.
Tema: “Tribo de Gonzaga”: Criada em 2006, em Petrópolis, a Tribo de Gonzaga tem como eixo central o forró. Com uma extensa obra autoral, o grupo mescla a típica música nordestina com as questões e estéticas do nosso tempo. O nome da Tribo é uma homenagem ao eterno “Rei do Baião”, Luiz Gonzaga. No programa, os músicos falam de suas inspirações e paixões e mostram canções dos três discos já lançados pelo grupo e também músicas inéditas do próximo cd.

Tema: “Metareciclagem e Arte”: A evolução constante da tecnologia dos equipamentos eletrônicos gera um acúmulo de máquinas e periféricos obsoletos. Material que é altamente poluente, devido à concentração de substâncias tóxicas, como metais pesados. Em Petrópolis, um projeto desenvolvido pela Faeterj está reciclando o lixo eletrônico de forma inovadora, através da arte. O programa mostra a transformação dos resíduos pelas mãos do artista plástico Cocco Barçante.

Tema: “Gustavo Vierini – A arte da Ilusão”: Fã de David Copperfield, o ilusionista Gustavo Vierini, foi o único brasileiro premiado com o Merlin Award na categoria mentalista, prêmio considerado o Oscar da mágica mundial, concedido pela Sociedade Internacional de Mágicos. O episódio narra a trajetória de Vierini desde a infância em Nova Friburgo, quando foi fisgado pela mágica, até os dias de hoje. O programa mostra ainda trechos da apresentação que o ilusionista fez na Sala Arthur de Sá Earp Neto em homenagem à Semana da Criança.

Tema: “A Rebelião”: Percebendo as semelhanças de gostos e influências musicais, o quarteto resolveu criar o projeto de rock “A Rebelião”, que busca principalmente em suas músicas manter o espírito livre de quaisquer formatos convencionais. As músicas do CD são extremamente positivas e nos fazem refletir sobre as vitórias, solidariedade, sucumbir dificuldades, promover a paz e o amor acima de tudo. O episódio mostra a personalidade da banda, que sabe mudar, evoluir, entendendo suas limitações e não fazendo delas barreiras intransponíveis e sim, transformando-as em conquistas.

Tema: “Bruno Belo – Colecionador de Fragmentos”: Um dos talentos da nova geração da arte contemporânea, Bruno Belo utiliza conceitos de arquitetura, fotografia e cinema em seus trabalhos. Utiliza projetores para sobrepor camadas de imagens, reveladas através de transparências e janelas. No programa, o artista visual fala de como sua formação original como arquiteto dialoga com as obras artísticas. 

Em Questão:

Tema: “Obesidade”: A obesidade atingiu níveis de epidemia no mundo. O Brasil está acima da média mundial. O programa debate a questão com a professora de Nutrição em Saúde Pública da FMP/Fase, Cintia Curioni, e com a endocrinologista infantil, Andréa Dyonísio.O episódio aborda as causas e consequências do sobrepeso e também os riscos da obesidade nas crianças, a faixa onde os índices mais crescem.  

Tema: “Contracultura”: O festival de Woodstock foi um marco da contracultura nos anos 1960: um movimento cultural que tinha como eixo uma profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões morais e estéticos. O programa entrevista o  historiador e mestre em educação e antropologia, Pedro Cross e também o músico, jornalista e pesquisador Pablo Laignier. Eles falam sobre as influências e heranças do movimento e as novas formas de contracultura nos dias de hoje.
Tema: “Rede Cegonha”: O programa debate a estratégia da Rede Cegonha, criada pelo Ministério da Saúde em 2011 e em fase de implantação na região serrana do Rio de Janeiro, com as participações da coordenadora de programas da Secretaria de Saúde de Petrópolis, Adriana Jacques, e do professor titular da disciplina de Ginecologia e Obstetrícia da FMP/Fase, Vander Guimarães. A meta principal da Rede Cegonha é reduzir os índices de mortalidade materna e neonatal, através de um atendimento mais qualificado e humanizado à gestante, desde o planejamento reprodutivo, passando pelo pré-natal, até o segundo ano de vida do bebê.

Tema: “Diabetes”: A cada ano, quatro milhões de pessoas morrem em decorrência do diabetes no mundo. A doença é uma das principais responsáveis por complicações que resultam em ataques cardíacos e derrames, além de provocar perda de visão e amputação de membros, quando não tratada corretamente. Mais de 90% dos casos são do tipo 2, relacionado ao estilo de vida. O episódio aborda as características da doença, as formas de tratamento e medidas de prevenção. O programa conta com as participações dos médicos: Tatiana Lapa, clínica geral e ortomolecular,  e Paulo Sá, coordenador do curso de Medicina da FMP/Fase.
Tema: “Síndromes Conversivas”: O programa aborda um verdadeiro desafio para os profissionais de saúde: As Síndromes Conversivas. Casos de difícil diagnóstico, que exigem um quadro multidisciplinar para a identificação e o tratamento. Os pacientes apresentam uma série de sintomas físicos, mas a investigação revela a inexistência de causas orgânicas. O sofrimento real é desencadeado por um transtorno psicológico, derivado do excesso de estresse ou de um trauma. O tema é debatido por dois especialistas no assunto:  a psicóloga Aila Fonseca e o neurologista Heitor Felipe Lima.
Tema: “Parto Domiciliar Assistido”: O episódio aborda o parto domiciliar assistido, que vem crescendo nos últimos anos e já conta com profissionais habilitados e equipes especializadas para realizá-lo. O tema é debatido com o Presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras, a ABENFO-GO, Diego Mattos.
Tema: “Ciência e Tecnologia”: A ciência e a tecnologia tem um desafio para as próximas décadas: a popularização do conhecimento científico e o desenvolvimento de tecnologias capazes de ajudar nas mudanças sociais. O tema é debatido pelo diretor do LNCC, Pedro Dias, e pela diretora da Faeterj/Petrópolis, Lucimar Cunha.
Tema: “100 anos da Primeira Guerra Mundial”: O assassinato do arquiduque austríaco Francisco Ferdinando, em Sarajevo, em 28 de junho de 1914 marca o início de um dos capítulos mais sombrios da história da humanidade: a Primeira Guerra Mundial. Ao longo de quatro anos de conflito, mais de 17 milhões de soldados e civis perderam a vida. Outros 22 milhões ficaram feridos ou mutilados. A Grande Guerra demoliu quatro impérios: Austro-Húngaro, Alemão, Otomano e Russo, mudando para sempre o mapa mundial. O episódio conta com a participação do historiador Marcus Vinicius Machado, que fala sobre o cenário que deu origem ao conflito, a participação do Brasil e as consequências da guerra nas mais diversas áreas.
Tema: “Ansiedade”: A ansiedade é uma reação normal diante de situações que podem provocar medo, dúvida ou expectativa. Ela funciona como um estímulo, ajudando cada um de nós, a entrar em ação.  Mas em excesso, ela faz exatamente o contrário: impedindo nossas reações. E quando se torna constante e desproporcional aos acontecimentos, pode se transformar em um transtorno, causando sofrimento e interferindo na qualidade de vida. O tema é debatido com a psicóloga Priscila Tenenbaum, representante do programa Friends no Brasil, recomendado pela Organização Mundial de Saúde para a prevenção de ansiedade e depressão.
Ao Redor:
Tema: “Papo Reto”: O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Tema: “Festival Internacional de Curtas sobre Florestas”: O programa apresenta três dos cinco vencedores do Festival Internacional de Curtas sobre Florestas, que tem como objetivo destacar os esforços criativos de cineastas que capturam a relação dinâmica e única entre as florestas e as pessoas. 128 curtas de 38 países concorreram ao prêmio. O Ao Redor apresenta, na íntegra, os vencedores: “Feel like a mountain”, do Peru,“Ma Forêt”, da Bélgica, e “Amazing Gracie”, da África.
*Tema: “Tartarugas Marinhas”: O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe. 
Tema: “Café”: Os cafés especiais estão garantindo um ganho extra para os agricultores. O preço pago pela saca do grão pode ser de 30% até 100% maior que o valor do produto tradicional. O episódio apresenta o programa de capacitação criado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola para garantir o  acesso dos pequenos agricultores ao mercado de Produtos Sustentáveis Certificados desta que a terceira bebida mais popular do mundo. 
Tema: “Oceanos”: O programa viaja pelos oceanos para falar da importância da conservação do ecossistema marinho. Uma questão ambiental e também de geração de renda, já que o mar é a fonte de sustento para milhares de famílias no mundo. O episódio aborda o cultivo de algas na Indonésia, a sobrepesca do atum nas regiões no Pacífico e também as pesquisas sobre a acidificação dos oceanos,  provocada pelo aumento das emissões de gás carbônico. 
Tema: “Frevo”: O programa apresenta a riqueza do frevo, intitulado pela Unesco como Patrimônio  Imaterial da Humanidade. Marca registrada do carnaval pernambucano, a manifestação cultural é, na verdade, praticada durante todo o ano pelas comunidades tradicionais, que se dedicam ao desenvolvimento, à preservação e à transmissão de seus conhecimentos.  O episódio narra a história da evolução do frevo, a partir da mistura de música, dança, capoeira e artesanato.
Tema: “Crimes Ambientais - Forçamento Radioativo - Tecelagem/Turquia”: Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão abrindo novas perspectivas para refugiados sírios num acampamento da Turquia.
Tema: “Patrimônio Mundial Marinho/Caribe/Peixe-Leão/Concerto De NY”: O episódio aborda a importância do programa do Patrimônio Mundial Marinho da Unesco, que inclui 47 áreas estratégicas para conservação, mostrando 3 delas: O Parque Isimangaliso Wetland na África do Sul, o recife de corais de Aldabra, no Oceano Índico, e Glacier Bay, no sudeste do Alasca. O programa também apresenta o depoimento de um pescador da República Dominicana sobre o impacto de uma espécie invasora, o peixe-leão, nas águas do Caribe e como a comunidade está enfrentando o problema. O Ao Redor traz ainda a participação de 18 jovens músicos brasileiros, integrantes de um projeto social da Bahia, no Concerto da ONU em Nova York.