quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Oficina de Biodanza

Na próxima terça-feira (18), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai receber Lucília Rugani Ribeiro de Castro, que vai ministrar uma palestra gratuita sobre o Sistema da Biodanza e sua aplicabilidade como coadjuvante de tratamentos terapêuticos. O evento será realizado no Auditório do Centro Cultural da Fase, das 18 às 20h. As inscrições devem ser feitas até o dia 17/08. Outras informações aqui.

Seminário discute a importância do parto humanizado


O segundo Seminário na Região Serrana sobre a Rede Cegonha, realizado no auditório da FMP/Fase, nessa quarta-feira (12), reuniu vários profissionais do setor de saúde. Ao longo do dia, as questões relacionadas à saúde materno-infantil foram discutidas no evento, promovido pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde.

O encontro visa à sensibilização e à identificação de multiplicadores das diretrizes das boas práticas, desde o pré-natal, o parto e o nascimento, o puerpério (fase após o parto em que a mulher apresenta modificações físicas e psíquicas) e a amamentação, até a atenção integral à saúde da criança, tendo em vista a importância do parto humanizado.

“Como médica eu acho que, infelizmente, nós invertemos a ordem natural das coisas. As pessoas confundem parto humanizado com parto domiciliar, com parteiras, etc. São duas palavras que não deveriam estar juntas, porque o parto é humanizado em si. O Ministério teve que resgatar essa humanização contra as violências obstétricas, contra as práticas artificiais do parto”, explicou Adriana Jacques, professora da FMP/Fase e coordenadora dos Programas de Saúde de Petrópolis. 

A Rede Cegonha é uma estratégia do Ministério da Saúde, implantada em algumas regiões do país em 2011, que visa oferecer uma rede de cuidados para assegurar às mulheres o direito ao planejamento reprodutivo e à atenção humanizada na gravidez, no parto e no puerpério, bem como oferecer às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento com desenvolvimento saudável. 

“A escola de formação de profissionais da saúde, como é a nossa instituição, precisa estar muito atenta com as questões que envolvem segurança, o acolhimento e a proteção à gestante e ao bebê, porque isso é fundamental para a saúde humana. Não há uma sociedade que possa dizer que defende a saúde se ela não defende a gestante e a criança no momento do seu nascimento. Então nós investimos nessa parceria com o poder público para discutir as questões relevantes que estão colocadas em relação à mulher e à criança”, ressaltou Maria Isabel de Sá Earp de Rezende Chaves, diretora da Fase. 

“O projeto da Rede Cegonha na Região Serrana, quando formalizado, com a portaria publicada, vai trazer recursos para o Hospital Alcides Carneiro, acréscimo de recurso nas diárias e melhorias no campo financeiro para todos os municípios da região”, frisou André Pombo, secretário de Saúde de Petrópolis.




Fotos: Evaldo Macedo

Habilidade em negociar ajuda a evitar crise financeira



A palavra “crise econômica” gera muitas incertezas e, por vezes, medo de se comprometer com novas contas e contratos. Muitos empresários e até mesmo pessoas físicas não sabem o que fazer quando o cenário econômico do país apresenta quedas elevadas.

O receio de ficar endividado é constante e, para evitar o problema, é preciso se planejar e avaliar os compromissos financeiros, para encontrar soluções. Pois bem, nesse momento uma habilidade fundamental se faz necessária, a arte de saber negociar com seus credores.

“Negociação, assim como um processo de decisão, requer que você trabalhe bem o principal insumo: Informação. Desta forma, conhecer estratégias e táticas de negociação ajuda a entender melhor o processo ao qual se busca uma solução para o problema. Conhecer os interesses que estão por trás dos objetivos individuais e/ou organizacionais pode revelar, inclusive, novos objetivos ou rever os atuais. Conciliar interesses e objetivos, por exemplo, faz parte das técnicas de negociação”, explica Levi de Souza, coordenador do curso de Administração e dos Cursos Superiores em Tecnologia de Gestão (Recursos Humanos, Gestão Pública e Gestão Ambiental) da FMP/Fase.

Entender o cenário econômico e saber negociar é importante, pois vivemos em um ambiente organizacional altamente competitivo e complexo. Assim, entender o "outro" e buscar alianças passaram a ser um fator crítico de sucesso, onde as partes de uma negociação buscam atuar em harmonia ao invés do confronto. Ambos podem ganhar. É nesse sentido que o conhecimento ou a arte de negociar pode fazer a diferença entre manter uma empresa competitiva ou não.

Além das empresas, muitas pessoas físicas ficam endividadas por não saberem como arcar com os gastos do dia a dia. Por isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), instituição que conta com os melhores cursos de gestão do Estado, segundo o MEC, está com inscrições abertas para a quinta turma do curso de extensão em Técnicas de Negociação. As aulas serão realizadas nos sábados, dias 12, 19 e 26 de setembro, das 13h30 às 17h30, no campus da FMP/Fase. As inscrições e outras informações podem ser acessadas aqui.

“Saber negociar, no caso da vida financeira, pode fazer uma enorme diferença, pois as partes envolvidas necessitam alcançar seus objetivos, ou seja: direcionar um capital em algo (tomar um empréstimo, por exemplo) e a outra parte receber pelo dinheiro que disponibilizou. Em tempos de crise, saber negociar pode fazer com que ambas as partes consigam chegar a um acordo sem que um dos lados seja totalmente prejudicado, pois havendo isso, muito provavelmente o "todo" sairá perdendo. E, então, poderá não ter outra oportunidade para novos negócios”, finaliza Levi de Souza.

Professora leva sucesso de cooperativa a encontro de administração

A professora Luciene Lopes Baptista, da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), em Petrópolis, apresentará um trabalho no 39º Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (EnAnpad). O encontro, que acontecerá em Belo Horizonte, de 13 a 16 de setembro, é considerado o segundo maior evento científico da área de Administração no mundo.

“A Qualidade de Vida Ampliada no Trabalho (QVAT) no contexto da autogestão: um estudo de caso qualitativo na Cooperativa Cotravic” é o título do trabalho que ela apresentará em Belo Horizonte. A Cooperativa de Trabalho em Artes, Vidros e Cristais fica na cidade de São Paulo e é originada da massa falida de uma indústria. Segundo a professora, já são 13 anos de existência funcionando como cooperativa, em uma prática de autogestão entre os cooperados que se insere nos princípios da economia solidária.

“No começo foi difícil para eles. Só sabiam fazer aquilo, produzir artesanalmente o vidro delicado. Aí veio a falência, no final da década de 90, e receberam o que tinham direito em equipamentos. A opção foi tocar a fábrica porque os vidreiros não sabiam fazer outra coisa. Tiveram alguma ajuda dos antigos donos e dos colegas da área comercial. Depois seguiram sozinhos e foram se especializando: um se formou em Engenharia Química, outro em Direito e um terceiro em Administração. Deram a volta por cima e ganharam em qualidade de vida”, conta Luciene, que pesquisou o grupo entre 2012 e 2013. 

A professora da FMP/Fase explica que, no sistema da cooperativa, o comitê tem alguns gestores trocados de quatro em quatro anos. “Na nossa cultura, ainda é um pouco difícil aceitar que o empregado pode dirigir o outro. Nos centros urbanos, a economia solidária está mais associada a cooperativas de recicladores, mas está expandindo no país. Hoje, existem outras iniciativas de sucesso no interior, principalmente na atividade agrícola. Há ainda o exemplo das mulheres rendeiras do Nordeste”, acrescenta Luciene. 

Segundo ela, a economia solidária ainda não tem teoria de administração consistente para uso dos gestores. “Eles precisam disso para terem o domínio de gerir uma empresa. Como a maioria funciona no modelo de autogestão, acabam aprendendo com muito sofrimento. E outros não dão certo porque não dominam as ferramentas de informação disponíveis. Na cooperativa de vidro estudada, muitos desistiram. Mas do grupo inicial a maioria ficou, conseguiu superar o desafio e viver com mais qualidade, realização profissional e estabilidade econômica”, relata Luciene. 

Luciene é professora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, nos cursos de pós-graduação de MBA em Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas e Gestão de Finanças e Controladoria, além do curso de Administração. Ela é doutora em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). 

A professora tem experiência acadêmica em instituições públicas e privadas, em cursos de especialização em Gestão Estratégica de Pessoas, e é pesquisadora nas áreas de Qualidade de Vida no Trabalho, Desenvolvimento Gerencial com foco em competências, Cultura e Comportamento Organizacional, Comunicação Organizacional, Liderança Contemporânea, Equipes de Trabalho Eficazes, e Gestão Estratégica do Tempo. Possui experiência executiva na área de Recursos Humanos em indústria, comércio e serviços. Também é consultora de Empresas para assuntos relativos à Gestão do Desempenho e do Desenvolvimento Humano.

Fase vai sediar o IV Seminário Petropolitano de Radiologia




Com o objetivo de abordar as inovações tecnológicas na área da Imagenologia e o mercado de trabalho, o IV Seminário Petropolitano de Radiologia será realizado, pelo segundo ano consecutivo, na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), no dia 16 de agosto de 2015, das 8h às 16h.

O Seminário vai contar com a presença de palestrantes renomados na área, como: Nancy de Oliveira Costa, tecnóloga em Radiologia e autora do livro “Mamografia posicionamentos radiológicos”; Jonatas Oliveira de Aquino, supervisor de Proteção Radiológica em Medidores Nucleares; Samuel Pessoa, diretor da Broonell; entre outros. A iniciativa visa oferecer aos participantes uma visão panorâmica de todas as áreas de atuação, que estão em constante desenvolvimento.

“Nós temos um mercado amplo para atuação dos profissionais em radiologia médica, industrial, na área de segurança, ensaios não destrutivos e também na área veterinária. Esse seminário vai proporcionar a troca de conhecimentos e experiências, além de abrir oportunidades no mercado de trabalho, pois muitas pessoas que contratam os profissionais da área estarão presentes no evento para fazer contatos”, ressalta Alexandre Kuster, organizador do evento e professor do curso de Radiologia da FMP/Fase.

Durante o evento, temas como “Gestão de Carreira”, "RM da Rotina Clínica à Pesquisa”, “O Uso das Radiações no Controle de Qualidade em Processos Industriais” e “Mamografia e Suas Novas Tecnologias” serão abordados. Kuster ressalta que cada vez mais se torna necessário que os profissionais da área da saúde estejam atualizados, pois o mercado de trabalho é competitivo e exige conhecimentos práticos e teóricos de quem quer atuar na profissão.

“O mercado de trabalho está aberto e precisa de profissionais qualificados para atuar em várias áreas. A Radiologia se expandiu e precisamos de pessoas aptas a trabalhar em segmentos novos que abrangem os técnicos e tecnólogos, como medicina nuclear, ressonância magnética e também a área odontológica”, explica Alexandre Kuster.

Simpósio de Gastroenterologia


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai sediar o Simpósio de Gastroenterologia, nos dias 24 e 25 de agosto de 2015, às 18h. O evento promovido pela Liga Acadêmica de Gastroenterologia é aberto aos profissionais da saúde e vai abordar a influência da flora intestinal na obesidade. As inscrições devem ser feitas até o dia 24/08. A programação completa e outras informações estão disponíveis aqui.