quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Agentes comunitários se tornam agentes do meio ambiente

Cerca de 250 agentes comunitários receberam o diploma de capacitação em meio ambiente na manhã desta quinta-feira. O curso que durou oito meses foi promovido pela Prefeitura de Petrópolis em parceria com a Faculdade Arthur Sá Earp Neto .
O curso é pioneiro no país, se tornando um modelo para ser aplicado em outros municípios. Nele os participantes aprenderam como orientar melhor a comunidade em relação ao lixo, chuvas e poluição. Alguns grupos já começaram a colocar em prática os ensinamentos. Os agentes do posto de saúde da Estrada da Saudade criaram o projeto “Limpe já”, distribuindo ganchos para as pessoas colocarem o lixo na porta de casa. Segundo a agente Sueli Vieira, o projeto está funcionando há 40 dias : “Tem pessoas que moram há 70 anos no bairro e o lixeiro nunca passou, agora essas pessoas ficam super emocionadas com a limpeza, algumas até choram quando vê o caminhão do lixo, é uma verdadeira conquista para a comunidade”.
Para o coordenador do curso, professor João Miranda, os agentes são os melhores disseminadores da informação: “são grupos que vem promovendo serviços de liderança para uma Petrópolis mais segura”.
O chefe do executivo Rubens Bomtempo e o prefeito eleito Paulo Mustrangi, prestigiaram a entrega dos diplomas. Ambos comentaram da importância da educação em meio ambiente e apoiaram a iniciativa.
Segundo a diretora da Faculdade Arthur Sá Earp Neto, Maria Isabel Chaves, o curso dos agentes em meio ambiente demonstra o compromisso social da Instituição com a sociedade petropolitana: “Esse é um testemunho da união entre a Faculdade e Comunidade”.
A diretora da FASE ainda ressaltou que a formatura dos agentes comunitários foi uma das mais bonitas, por ser uma atividade muito valiosa: “esse curso incorpora aos nossos objetivos pedagógicos, estimula o valor e respeito ao meio ambiente”.


Homenagem






O posto de saúde de Secretário fez uma homenagem ao professores envolvidos m evento, em especial o professor João Miranda, que ficou emocionado ao escutar uma das agentes cantar a Canção da América.