segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Programação da Semana de 15 a 21 de janeiro de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:
Programa EM QUESTÃO
Tema: Problemas no Desenvolvimento Dentário
Um antigo ditado popular já dizia: a saúde começa pela boca. Ter um sorriso saudável é muito mais do que uma questão estética. Uma dentição desenvolvida sem problemas e mantida com uma higiene adequada é um passo importante para a saúde do organismo como um todo. Uma periodontite, inflamação que começa na gengiva, se não for tratada da forma correta pode afetar até mesmo o coração, provocando uma “endocardite bacteriana”. Mas, e quando o problema acontece na fase de desenvolvimento dos dentes? Fatores hereditários, congênitos e até mesmo adquiridos podem levar a problemas na formação dentária. O episódio aborda essas questões, tendo como convidadas a professora e pesquisadora da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, Dorte Haubek, especialista em distúrbios na formação dos dentes, a coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase, Vera Soviero, e a professora da Faculdade de Odontologia da Universidade de Brasília, Soraya Leal.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                
Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Daniel Miranda
O violonista Daniel Miranda chegou a dividir sua paixão pela música com a carreira de geógrafo (formado pela UFRJ), mas a vocação musical falou mais alto. Sorte de quem aprecia boa música, que pode continuar apreciando o trabalho do artista. O contato com as partituras começou bem cedo. Aos 12 anos, já estudava no Instituto Ian Guest, no Rio de Janeiro. Integrou o Rio Trio, de música de câmara, com o qual excursionou pelo Brasil e Estados Unidos.  O próximo destino foi a Europa: Em 2001, gravou em Bruxelas o primeiro de uma série de discos produzidos por gravadoras europeias. Em 2003, outro marco: participou do prestigiado espetáculo musical “Si c'est Chanté c'est pas Perdu”, na Bélgica. Daniel também participou de programas de world music e levou o projeto "O Brasil em 17 Cordas" para uma rede de escolas belgas, divulgando a música brasileira. De volta ao Brasil, foi contratado como professor pela Orquestra da Fundação Oswaldo Cruz e como concertista do Palácio Itaboraí Ensemble. Atualmente, está à frente dos projetos “Quartas Culturais” e “Concertos na Fiocruz”, que acontecem todo mês no Palácio Itaboraí, em Petrópolis.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema:
22ª Semana Científica – Mostra de Trabalhos Científicos
A Mostra de Trabalhos Científicos da FMP/Fase começou antes mesmo da criação da Semana Científica. Em 2016, o evento chegou à sua 23ª edição. Desta vez, as atividades práticas inovadoras também foram incluídas na programação. Entre os trabalhos apresentados, uma experiência sobre como as relações sociais dos agentes comunitários de saúde interferem na qualidade de vida e no trabalho desses profissionais. Outras abordagens em destaque tiveram como temas a hipertensão pulmonar e a fraqueza dos músculos da face e dos membros superiores.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE
Tema: I Simpósio de Saúde Baseada em Evidências
Divulgar a criação do Centro Afiliado Petrópolis, da Rede Cochrane no Brasil. Esse foi o objetivo do primeiro Simpósio de Saúde Baseada em Evidências, realizado na FMP/Fase. A Rede de colaboração Cochrane reúne de mais de trinta mil voluntários, médicos e pesquisadores de cento e vinte países. A meta é aprimorar o atendimento médico com base na análise dos estudos existentes e também na resposta dos pacientes aos tratamentos.  A rede proporciona a integração, a troca de experiências e a atualização de conhecimento, a partir da revisão sistematizada das publicações científicas. A estrutura da Cochrane no Brasil prevê a criação de cinco centros afiliados no país. Um deles já está em funcionamento na FMP/Fase, a mais nova parceira da rede. O simpósio marcou ainda a fundação da Liga de Saúde Baseada em Evidências da FMP/Fase.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.
             

        Programa AO REDOR
Tema: Tartarugas marinhas
O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe. 
Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
          
FAIXA INTERATIVA -

DOMINGO – ARTE & CULTURA – GIGANTE DO PAPELÃO

SEGUNDA – EM QUESTÃO – MEDICINA BASEADA EM EVIDÊNCIAS  
TERÇA – ARTE & CULTURA – LUÍS LAGE: ARTE GEOMÉTRICA + GASTRONIMIA E ARTE
QUARTA – EM QUESTÃO – MEDICINA REGENERATIVA
QUINTA – ARTE & CULTURA – EUGÊNIO FERNANDES + SÉRIE MULHERES: NEIVA VOIGT
SEXTA –  EM QUESTÃO – TRANSEXUALIDADE
SÁBADO – ARTE & CULTURA – MARCELO MELLO JUNIRO + MULHERES NA ARTE: SIGRID HAACK
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Tecnologia e seu impacto na saúde   
A evolução da ciência nos últimos anos fica mais evidente na saúde, onde é inegável a importância da tecnologia – que é ciência aplicada – na melhoria da qualidade de vida no mundo todo. Remédios, vacinas, anestésicos; ressonância magnética, ultrassonografia, tomografia computadorizada – são muitas as opções para diagnóstico e cura. Existem ainda os exemplos de equipamentos voltados para terapias, como os que permitem a fragmentação de pedras nos rins, a hemodiálise, o cateterismo, endoscopia, cirurgias minimamente invasivas, feitas com auxílio de câmaras minúsculas, e muito mais. Mas será que nosso país tem profissionais capazes de produzir e manter esta tecnologia, muitas vezes importada, em hospitais de todo o imenso território brasileiro? E o acesso? Estará ao alcance de todos? O Sistema Único de Saúde tem como garantir a universalização desses avanços científicos? Esses questionamentos partem dos próprios cientistas da Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica, pois foram eles que sugeriram e se dispuseram a debater o assunto, pois as sociedades vinculadas à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – a SBPC – participam do Conselho Científico do Tome Ciência sugerindo assuntos e indicando convidados.
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                          Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Cuidados no mar, rios e piscinas

A apresentadora Marcela Morato conversa com o diretor médico da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (SOBRASA), David Szpilman, sobre os cuidados que devemos ter no mar, nos rios e nas piscinas para não sofrermos um afogamento. O nosso convidado dará orientações específicas para quem quer curtir o verão sem surpresas desagradáveis. Também iremos aprender o que fazer caso estejamos nos afogando e como prestar socorro se presenciarmos um afogamento.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Tendências em educação matemática   
O programa vai abordar o livro "Tendências na Educação Matemática: percursos curriculares brasileiros e paraguaios", que compara os currículos do ensino de matemática do Brasil e do Paraguai. O apresentador Renato Farias conversa sobre o assunto com o autor da publicação, o doutor em Educação Matemática pela PUC - SP, Marcelo Dias, e a mestre em Ensino de Matemática pelo Instituto de Matemática da UFRJ, Gisela Pinto.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Juiz de Fora - MG
Em Juiz de Fora, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Cecília realiza oficinas de Culinária para diabéticos e seus cuidadores. E ainda, o programa Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, onde os usuários buscam a melhoria das condições emocionais, físicas e sociais de jovens e adultos através da prática de esportes e atividades físicas, respeitando a pluralidade cultural.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Voluntários
Fazer trabalho voluntário é uma forma de espalhar amor, ajudando a quem precisa doando o próprio tempo. Ser voluntário, além de boa vontade, requer dedicação. Mas já é sabido que o esforço costuma ser tão gratificante que é recompensado até com a melhora da saúde física e mental de quem se doa. No programa, você vai conhecer o trabalho de voluntários e saber como eles lidam com os desafios enfrentados nas mais diversas situações.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Desmilitarização da polícia – Parte 1
O programa vai abordar a proposta de desmilitarização da polícia, defendida por alguns setores da sociedade. Vai mostrar quais são as propostas e como ficaria a força policial caso essas medidas fossem adotadas.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Natação para crianças e mais “Doutor Google”
No programa você vai conferir uma aula de natação para bebês. Saiba os benefícios, e a partir de que idade a criança pode praticar a atividade. Temos também a segunda parte da entrevista com a pediatra Maria Beatriz Ribeiro Eckhardt, sobre as perguntas mais buscadas no google quando o assunto é criança. Ser mãe é muito bom e cada mãe tem a sua maneira de explicar esse sentimento. Nessa semana a mãe da Isabela, do Pedro e do Davi, conta pra gente. Eu pedi para as mamães mandarem as fotos dos pequenos curtindo as férias?! Então, é essa semana! Vamos mostrar como essa galerinha se diverte. Tem criança na piscina, na praia, no parque, no cinema, com os amigos, os primos, curtindo a casa da vovó e até fingindo que é o papai. 
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30
Programa FASE.DOC - ONU
Tema: A longa luta dos norte-coreanos por liberdade
Da Coreia do Norte, uma jovem e corajosa mulher fala sobre sua fuga e sua determinação para acabar com o sofrimento que vivia neste país asiático e os esforços para trazer os responsáveis à justiça. Confira neste documentário especial da TV ONU tudo sobre a Coreia do Norte, que acumula graves e sistemáticas violações dos direitos humanos.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas
Parte da série jornalística "Trabalho doméstico, Trabalho decente", este especial retrata a realidade de trabalhadoras domésticas negras e indígenas do Brasil, Bolívia, Guatemala e Paraguai na busca por direitos, respeito e dignidade. O documentário traz visibilidade para as oportunidades e desafios dos países na promoção dos direitos econômicos e do empoderamento das mulheres.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Redes de solidariedade  
Ser solidário faz bem à saúde. A frase soa como clichê, mas é comprovada por pesquisas científicas. O programa vai falar sobre Redes de Solidariedade.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária – Parte 2
No 7º Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária, o Simbravisa, que aconteceu entre 26 e 30 de novembro, em Salvador (BA), o apresentador Renato Farias conversa com o professor Jairnilson Paim sobre os assuntos discutidos no evento.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Minha vida
"Minha vida é no meio do mundo" conta a história de mulheres agricultoras da região da Borborema, na Paraíba, que enfrentaram a desvalorização de seu trabalho e a violência doméstica. Organizadas no Polo Sindical da Borborema, com a assessoria da AS-PTA - organização não governamental que promove a agricultura familiar e a agroecologia - essas mulheres transformaram suas vidas. Foram capazes de valorizar o "arredor de casa", espaço tradicionalmente gerido pelas mulheres, que hoje gera renda para a família. Essas mudanças, contudo, trouxeram conflitos com a cultura machista da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30