segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Programação da Semana de 01 a 06 de agosto de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


• Programa EM QUESTÃO
Tema: Merenda Saudável 
○ Agosto é o prazo limite para a suspensão da venda de refrigerantes em escolas com alunos de até 12 anos. A medida foi anunciada pelos próprios fabricantes. As três maiores indústrias do ramo disseram que dessa forma estão contribuindo para a campanha internacional, liderada pela Organização Mundial da Saúde, para frear a obesidade infantil. O Em Questão fala da importância da alimentação na fase escolar. O tema Merenda Saudável é debatido com as participações das nutricionistas Nathalia Thomaz e Nathalia Ferreira, professoras da FMP/Fase.
Em Questão: Segunda, 20h
                       Terça, 21h30
                       Quarta, 22h30 
                       Quinta, 21h30 
                       Sexta, 22h 
                      Sábado, 14h30 
                       Domingo, 13h e 22h30

• Programa ARTE & CULTURA 
Tema: Arqueologia Contemporânea
○ Responsável pela montagem de boa parte das exposições da Casa Hercílio Esteves, o Centro Cultural da FMP/Fase, Cláudio Partes, assumiu uma nova missão: a de investigar a história recente do espaço. No projeto “Arqueologia Contemporânea”, o designer, fotógrafo e artista visual trouxe de volta partes dos painéis expostos na galeria nos últimos 9 anos. O trabalho, que utiliza técnicas de restauro, vai além do resgate do passado porque mistura interferências do antigo com o novo, dando origem a um novo significado.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30

• Programa Ao Redor 
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar:
○ O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 11h Quinta, 20h30 Domingo, 22h

• Programa MINUTO FASE 
Tema: Bisfenol A
○ Uma aula sobre vigilância sanitária despertou a estudante de nutrição da FMP/Fase Eloah Ribeiro para o perigo escondido nos potes utilizados para transportar alimentos: O Bisfenol A, também conhecido como BPA. O composto está presente em um tipo de resina utilizada na fabricação da maioria dos plásticos. Quando a embalagem é aquecida ou resfriada, a comida é contaminada. No organismo humano, o bisfenol provoca desequilíbrio no sistema endócrino, aumentando ou diminuindo a ação de hormônios naturalmente produzidos pelo corpo. Diante da descoberta, a estudante decidiu alertar os colegas, com uma intervenção no espaço utilizado pelos universitários para as refeições.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

• Programa FAIXA INTERATIVA – Arte & Cultura 
Tema: Som e Luz – Museu Imperial 

• Segunda – Feira Som e Luz – Museu Imperial – Arte & Cultura

○ O Arte & Cultura mostra o espetáculo promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis que leva os visitantes a uma viagem no tempo através de efeitos especiais de iluminação e sonorização. No bosque da casa de veraneio de D. Pedro II, no escuro, os espectadores ouvem o cocheiro chamar para o embarque. Um convite para testemunhar uma parte da história brasileira. A volta ao passado é em grande estilo: em companhia da família imperial e da corte. Sombras na janela do palácio simulam os movimentos de um baile. Paraajudar a narrar fatos marcantes do final do século XIX, cenas de um filme gravado especialmente para o espetáculo, são projetadas em uma cortina d'água de seis metros de altura. A chefe do Setor de Promoção do museu, Isabela Verleun, conta detalhes dos bastidores do show que utiliza três toneladas de equipamentos.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Segunda – Feira 
Tema: VI Mostra de Audiovisual - Arte & Cultura
○ A Mostra de Audiovisual de Petrópolis é uma parceria entre o Ensino Médio Vocacional Profissionalizante em Produção de Áudio e Vídeo (EMI – AV) do Colégio Estadual Dom Pedro II e o SESC. Em sua sexta edição, foram 8 dias de atividades gratuitas, abertas ao público, com workshops, debates, mesas-redondas, exibição de filmes dirigidos e produzidos por estudantes da instituição, além de sessões de longas-metragens premiados no circuito nacional. Outro destaque da programação foi o Desafio Mofilm 48 Horas, em que jovens filmmakers tiveram que desenvolver em apenas 2 dias uma peça publicitária.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Terça – Feira 
Tema: Contracultura – Em Questão
 ○ O festival de Woodstock foi um marco da contracultura nos anos 1960: um movimento cultural que tinha como eixo uma profunda crítica ao sistema capitalista e aos padrões morais e estéticos. O programa entrevista o historiador e mestre em educação e antropologia, Pedro Cross e também o músico, jornalista e pesquisador Pablo Laignier. Eles falam sobre as influências e heranças do movimento e as novas formas de contracultura nos dias de hoje.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Quarta- Feira
Tema: Gastronomia e Arte: Um sonho de Natal – Arte & cultura
○ Preparar a ceia de Natal é mais que uma tradição para o chef Alessandro Vieira, ou Barão, como é conhecido. As receitas das festas de final de ano têm um sabor especial para ele: marcam a realização de um sonho. Foi preparando uma ceia de Natal que ele começou na profissão. Depois de trabalhar em várias cozinhas no Brasil e no exterior, Barão retornou à cidade onde foi criado, Areal, onde montou o primeiro restaurante próprio. Na volta às origens, também passou a oferecer cursos para a comunidade. As aulas de gastronomia continuam até hoje. 23 anos depois de preparar o primeiro cardápio, o Chef Barão não deixa de ensinar os segredos da festa: a oficina de culinária natalina é uma tradição repetida ano após ano. Seja para cozinheiros amadores, amantes da culinária gourmet, seja para novos aprendizes, que dão os primeiros passos na carreira.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Tema: Bruno Belo: Colecionador de Fragmentos– Arte & Cultura

○ Um dos talentos da nova geração da arte contemporânea, Bruno Belo utiliza conceitos de arquitetura, fotografia e cinema em seus trabalhos. Utiliza projetores para sobrepor camadas de imagens, reveladas através de transparências e janelas. No programa, o artista visual fala de como sua formação original como arquiteto dialoga com as obras artísticas.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Quinta – Feira
Tema: Obesidade – Em Questão 
○ A obesidade atingiu níveis de epidemia no mundo. O Brasil está acima da média mundial. O programa debate a questão com a professora de Nutrição em Saúde Pública da FMP/Fase, Cintia Curioni, e com a endocrinologista infantil, Andréa Dyonísio. O episódio aborda as causas e consequências do sobrepeso e também os riscos da obesidade nas crianças, a faixa onde os índices mais crescem.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Sexta – Feira
Tema: Luís Lage – Arte & Cultura 
○ Nascido em 1952, na Cidade do Rio de Janeiro, hoje com seu estúdio no Rocio, em Petrópolis, desenvolve sua arte e se identifica cada vez mais com a cidade. Desde sempre observador dos detalhes matemáticos presentes em cada elemento da paisagem, dos quais extrai os elementos que remete ao papel, assim é o artista plástico Luís Lage, cuja extensa obra é composta de quadros de tinta nanquim.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Tema: Artesanato Brasileiro – Arte & Cultura

○ O Brasil tem 10 milhões de artesãos. Eles estão espalhados por todas as regiões do país. Homens e mulheres que costuram, esculpem, pintam e bordam. Gente que é especialista na arte de transformar. E imprime em cada um de seus produtos a cultura de sua comunidade. O Arte & Cultura visita o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro, na Casa de Cultura Cocco Barçante, em Petrópolis, para mostrar um pouco da diversidade do trabalho dos artesãos brasileiros.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Sábado
Tema: Doenças Inflamatórias Intestinais – Em Questão 
○ O intestino é um dos órgãos mais importantes do organismo, considerado o segundo cérebro. E é alvo também de vários distúrbios crônicos, entre eles as chamadas doenças inflamatórias intestinais. O episódio aborda a influência do estilo de vida e da alimentação para a saúde intestinal com o médico gastroenterologista do Hospital Alcides Carneiro, José Francisco da Silva Vieira, que coordena o Ambulatório de Doença Inflamatória Intestinal.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

• Domingo
Tema: Lan: O cartunista das mulatas e das curvas sinuosas – Arte & Cultura
○ O Arte & Cultura foi até a casa de Lan, em Pedro do Rio, Petrópolis, para mostrar a trajetória do cartunista que decifrou em seus desenhos a alma carioca. Lanfranco Aldo Ricardo Vaselli Cartellini Rossi Rossini, ou Lan como ficou conhecido profissionalmente, completou 90 anos em 2015. O artista nasceu na Itália em 1925. Viveu no Uruguai e na Argentina, até adotar o Brasil como seu país de coração em 1952. Mesmo sendo estrangeiro, Lan é tido como um autêntico carioca, por encarnar como poucos o estilo de viver da Cidade Maravilhosa. A paixão pelo Rio de Janeiro foi registrada em várias charges, em que o cenário da cidade ganha formas femininas: as “Cariocaturas”. As mulheres, aliás, especialmente as mulatas, são as principais inspiradoras do cartunista, que tem como traço marcante em suas obras as formas arredondadas e as curvas sinuosas.
 Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

• Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Por debaixo do solo
○ Por trás dos momentos de magia e emoção das manifestações esportivas, existe uma intensa atividade científica. A educação física está cada vez mais organizada academicamente – e já começa a ser identificada como Motricidade Humana ou Cinesiologia. A aplicação da bioquímica e da biomecânica são exemplos da contribuição da ciência que se refletem no esporte de alto desempenho. Sem falar nos avanços nas técnicas de treinamento e no desenvolvimento de novos equipamentos. Com a ajuda da ciência o homem desafia constantemente seus próprios limites, batendo recordes e superandodesafios. Algumas vezes usando novas substâncias, o que é proibido e acaba motivando cientistas a criarem métodos cada vez mais eficazes para barrar o uso do doping.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                         Domingo, 14h


• Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: TDAH em adultos
○ O transtorno de déficit de atenção e imperatividade na infância, já foi tema de muito debate e discursão mais pouco se fala sobre o TDAH em adultos. Vida social, carreira, relacionamento amoroso. Quais são os efeitos desse transtorno nessa fase da vida? Os sintomas podem ser diferentes daqueles apresentados pelas crianças.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                Quarta, 10h 
                                Sábado, 11h

• Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Bando Editorial Favelofágico
○ O Bando Editorial Favelofágico é uma editora sem fins lucrativos que publica autores que se identificam com uma perspectiva contra-hegemônica no trato da literatura. Além da colaboração na feitura de livros, o Bando Editorial Favelofágico atua com programas de promoção da escrita literária e com ações de pesquisa sobre a interface literatura e sociedade.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                              Segunda, 22h30
                              Quinta, 20h

• Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Santa Cruz Crabália - BA
○ O Canal Saúde na Estrada foi até a Bahia para acompanhar o grande mutirão social “Voluntários do Sertão”. Uma iniciativa em parceria com o Sistema Único de Saúde que beneficia milhares de pessoas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 
                                           Terça, 23h

• Programa EM FAMÍLIA
Tema: Loucuras na Família
○ Existe um monólogo da razão sobre a loucura. Essa foi uma das conclusões de Foucault depois de estudar a história e o estigma social que sofrem os que se comportam e entendem o mundo fora dos padrões estabelecidos. A loucura involuntária, repelida e incompreendida, está bem distante daquele sentimento metafórico que muita gente usa para falar de liberdade.
Em Família: Quarta, 20h
                     Domingo, 16h
                     Sábado, 22h

• Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Transfobia
○ Segundo a organização Europa Transgênero, o Brasil é o país onde mais se assassinam pessoas transexuais no mundo. O programa discute a questão da transfobia.
Unidiversidade: Quinta, 18h
                                        Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4
horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Mercado de trabalho na área de Enfermagem é ampliado

Enfermagem Estética foi aprovada no Brasil. Há procura dos profissionais especializados em outras áreas para atuar em Petrópolis.
O Conselho Federal de Enfermagem aprovou a área de Enfermagem Estética. A Resolução 389/2011, que reconhece a especialização em Enfermagem Dermatológica, e o Parecer COFEn 197/2014 são os documentos que garantem a nova prática do enfermeiro. A decisão amplia ainda mais a área de atuação dos profissionais da saúde. No curso de Bacharelado em Enfermagem não haverá mudanças. No entanto, existe o caminho de profissionalização em Saúde Estética. Essa possibilidade origina oficinas e cursos específicos para essa área de formação, que podem acontecer como componentes curriculares eletivos concomitantes ou posteriores à graduação.
“Neste caso da Enfermagem Estética, há a possibilidade de iniciar uma nova forma de desenvolver a Enfermagem, ampliando o mercado de trabalho, especialmente para as pessoas que procuram uma profissão que tem como sentido o “cuidar”. A saúde estética necessita desse olhar. A decisão do COFEn é muito pertinente. Com o aumento da longevidade, as pessoas necessitam cuidar-se cada vez mais e melhor. Cuidar é um ato da Enfermagem. Nada mais coerente do que o enfermeiro dedicar-se à saúde estética”, ressalta Míriam Heidemann, coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).

Além da demanda na área estética, o mercado de trabalho também está carente de profissionais de Enfermagem para atuarem tanto no setor público como no privado. Há vagas em Unidades de Saúde da Família, nas UPAS, no SAMU, e novos cargos em hospitais, homecare e na área de Atenção Básica. No entanto, a coordenadora do curso de Enfermagem da Fase explica que o profissional não pode ficar muito tempo fora de atuação.

“É mais fácil um recém-formado ingressar no mercado de trabalho do que aquele profissional que se afastou por dois ou mais anos. Outro ponto exigido na área, além do bacharelado e licenciatura, é a pós-graduação. O enfermeiro precisa ter domínio de determinado ramo de conhecimento na área da saúde e manter sempre o currículo atualizado e disponibilizado nos setores de recursos humanos das empresas nas quais tem interesse de ingressar”, explica.

Os enfermeiros garantem a assistência direta ao usuário e o gerenciamento dos serviços nos setores público e privado. A necessidade de profissionais atuantes na área de atenção básica é ainda maior não apenas em Petrópolis, mas em todo o país.

“A área de Atenção Básica é a mais carente de profissionais, além de ser considerada a mais importante em comparação aos demais mercados de trabalho. Essa situação não se aplica somente à cidade, mas em todo o Brasil. Em Petrópolis, especialmente, há carência de enfermeiros obstetras, enfermeiros especializados em centro cirúrgico e centro de material, enfermeiros especialistas em terapia intensiva e docentes de ensino superior em várias áreas da Enfermagem”, finaliza.


Empresas brasileiras seguem tendência de entrevistas de emprego on-line


A cada dia que passa, a sociedade está mais envolvida com as modernas ferramentas tecnológicas, não é verdade? Imagine poder participar de uma entrevista de emprego sem ao menos sair de casa. Essa nova maneira de ser entrevistado parece algo que será incorporado ao nosso cotidiano apenas no futuro, mas a verdade é que já estamos em um ambiente corporativo tecnológico, o que significa que a noção de tempo e espaço assume nova complexidade e impacta os processos e as atividades dos profissionais da área de Recursos Humanos, responsáveis pelo recrutamento e seleção de candidatos para uma vaga de trabalho.

Muitas empresas brasileiras já adotaram a utilização da tecnologia para otimizar o tempo investido em entrevistas para recrutamento e seleção de novos colaboradores, através de ferramentas que possibilitam vídeo chamadas, como o Skype, o FaceTime da Apple ou o Google Hangouts. Segundo Luciene Baptista, professora da Fase (Faculdade Arthur Sá Earp Neto) no curso de Administração e nos cursos de MBA em Gestão, as entrevistas on-line podem contribuir para ampliar o acesso aos candidatos de toda parte do mundo, considerando o fato das empresas existirem num ambiente de negócios cada vez mais globalizado.

“Outra vantagem é de ordem econômica, uma vez que não é necessário o deslocamento do candidato e nem do profissional para a realização da entrevista ao vivo. Além de ser também um recurso que possibilita a realização de um número maior de entrevistas, em determinado período de tempo. De todo modo, o uso da tecnologia da informação requer um profissional de RH mais bem preparado para lidar com os recursos da internet, o domínio da língua estrangeira e a disponibilidade para realizar a entrevista em horário distinto do tradicional horário de trabalho”, frisa a professora da Fase, Luciene Baptista.

Atualmente, a entrevista on-line é tida como uma grande tendência no Brasil, apesar desta técnica já ser utilizada nos Estados Unidos há quase uma década. Por outro lado, as mudanças relacionadas ao processo de seleção também deixam algumas questões que devem ser analisadas.


“O processo de seleção, quanto mais variado na utilização de técnicas para a escolha do candidato mais apropriado para a vaga, mais eficaz será. Contudo, os recursos tecnológicos não afastam ou invalidam o contato pessoal e a interação humana necessária e fundamental para o processo de escolha de candidatos. A seleção deve ser capaz de detectar todas as competências requeridas para o futuro ocupante do cargo. Sendo assim, a entrevista on-line deve ser praticada enquanto mais uma fase do processo seletivo, conjugada com outras técnicas, como, por exemplo, dinâmica de grupo, com a finalidade de expor o candidato a uma diversidade de circunstâncias que permita ao avaliador um diagnóstico mais abrangente do seu perfil”, explica. 

Uso abusivo de tecnologia causa problemas de saúde mental


Cada vez mais a população busca atendimentos psicológicos em perspectiva breve.

A sociedade evoluiu com o passar dos anos. A cada dia que passa nos deparamos com novidades tecnológicas, que nos encantam e nos remetem a uma falsa sensação de felicidade e bem-estar. No entanto, com o uso abusivo da tecnologia por todas as facilidades que ela nos oferece, cada vez mais estamos dando prioridade ao relacionamento virtual. Dessa forma, o contato pessoal diminuiu e acarretou uma série de problemas de saúde mental, pois muitos começaram a se sentir sozinhos, trabalham em demasia e dedicam pouco ou nenhum tempo à diversão, estar entre amigos e com seus familiares.

“A ciência já provou que há uma relação direta entre o corpo e a mente. Quando o psicológico não está bem, afeta o corpo e vice-versa. O sintoma psíquico, via de regra, tira do sujeito a capacidade de trabalhar e se relacionar. Ao perder a capacidade de trabalhar, o sujeito não tem como se bancar, sobretudo numa época de crise, levando ao endividamento e a uma imersão na doença. A modalidade de atendimento psicológico em perspectiva breve devolve ao sujeito a saúde psíquica perdida num tempo bem menor que as outras modalidades de tratamento psicológico”, explica Virgínia Ferreira, psicanalista, mestre em Psicologia Social e coordenadora da pós-graduação em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, da Fase.

A Psicoterapia Breve é caracterizada dessa forma em relação às demais modalidades de atendimento que são realizadas porque, geralmente, são necessários apenas quatro meses para o tratamento completo. Ao iniciar os atendimentos, o terapeuta determina, junto com o paciente, o tempo que o tratamento levará. Por ter um período estabelecido, o paciente tende a colaborar mais e consegue resultados em menos tempo.

“Há uma crescente demanda por essa modalidade de atendimento, pois as pessoas hoje em dia são imediatistas e não dispõem de tempo para tratamentos longos. Geralmente, os pacientes sofrem com fobia, pânico, uso abusivo de drogas ilícitas e de álcool, depressão, dentre outros fatores”, ressalta.

Empresas enfrentam o desafio de gerenciar equipes temporárias


Durante o período de grandes eventos, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, ou até mesmo em ocasiões especiais, como as datas festivas e os feriados prolongados, é muito comum que as empresas contratem equipes temporárias para conseguir atender o aumento da demanda de clientes. Hotéis e restaurantes, geralmente, são os que mais enfrentam o grande fluxo de funcionários em curto prazo, o que é um desafio para manter a qualidade dos serviços oferecidos e a sintonia entre os colaboradores.

A captação de um grande contingente de pessoas num curto espaço de tempo requer muito planejamento e um plano de recrutamento e seleção eficaz para atender às demandas das empresas. Se de um lado existem as expectativas dos trabalhadores, do outro estão os empresários, que além de ter que captar com eficácia os novos colaboradores, ainda necessitam treiná-los rapidamente e nem sempre sabem qual a melhor maneira de conduzir esse processo. Exatamente em situações como essa, torna-se essencial a presença de um gestor de Recursos Humanos, profissional que terá a função de assessorar todos os demais gestores da empresa, com o planejamento e a aplicação de abordagens teóricas e modelos metodológicos específicos para intervir no comportamento humano dentro do ambiente de trabalho.

“Esse profissional de RH vai utilizar conhecimentos específicos para lidar com a motivação e com os aspectos legais da relação de trabalho entre os funcionários e a empresa, além de usar técnicas de intervenção em conflito, negociação, comunicação e o exercício da liderança junto às equipes de trabalho, para que seja alcançado o objetivo de ambas as partes”, explica Luciene Baptista, professora da Fase no curso de Administração e nos cursos de MBA em Gestão.

Para que as estratégias sejam bem sucedidas é importante que o profissional responsável pelo gerenciamento das equipes temporárias saiba como é a cultura da organização e trace um bom plano de recrutamento, seleção e socialização para novos funcionários, pois precisam estar adaptados aos processos de trabalho mais rapidamente, o que muitas vezes é um grande desafio para as empresas.


“A captação de funcionários temporários é o primeiro grande desafio, pois precisam estar alinhados com a cultura e com a estratégia organizacional. Depois vem a parte do treinamento de integração, técnico e comportamental destes novos profissionais para que eles sejam rapidamente socializados e absorvam de maneira eficaz as normas e os procedimentos necessários ao exercício das suas atividades profissionais”, finaliza a professora do curso de Administração da Fase.