sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Música e Saúde


Com o objetivo de demonstrar as diversas áreas de utilização da música em saúde, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, nos dias 26 e 28 de setembro, das 18h30 às 21h30, o curso de extensão em “Introdução à Musicoterapia – Música e Saúde”. Voltado para alunos da área de saúde e demais interessados, os tópicos serão abordados através de casos reais e de vivência musical. As informações e as inscrições, abertas até 21 de setembro, estão abertas no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/20182_Curso/6918IntroducaoMusicoterapia2018/

Promoção da saúde através de integração social e cultura

A Unidade de Saúde da Família do Boa Vista, gerida pela FMP/Fase, promoveu um passeio ao Grupo Coppa à Trilha do Arboreto, localizada no Palácio Itaboraí/Fiocruz, na última semana. Na ocasião, eles conheceram a exposição viva de plantas, que tem como objetivo ajudar a sociedade a compreender as características da biodiversidade vegetal. A iniciativa fez parte de uma série de atividades que a unidade de saúde vem realizando que visa melhorar a qualidade de vida da população atendida pelo posto através da interação social e do fortalecimento da cultura. A ação também teve como função estimular equipe e pacientes na implantação de uma horta comunitária na unidade.  


                                      

Fase promove curso de introdução à Musicoterapia em Setembro


Já não é de hoje que a ciência estuda os benefícios da música sobre as pessoas. Além de ajudar a relaxar, estimular os sentidos, melhorar a coordenação motora, incentivar a comunicação e formas de expressão, a música tem sido usada, de acordo com o Ministério da Saúde, como auxiliar na cura de doenças, pois trabalha os aspectos físicos, emocionais e sociais de pacientes.

Com o objetivo de demonstrar as diversas áreas de utilização da música em saúde, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, em setembro, o curso de extensão em “Introdução à Musicoterapia – Música e Saúde”.  As aulas serão realizadas nos dias 26 e 28 de setembro, das 18h30 às 21h30, no campus da instituição. 

Voltado para alunos da área de saúde e demais interessados no tema, o curso vai abordar, através de casos reais e de vivência musical, os seguintes tópicos: a importância da música na vida das pessoas; desenvolvimento musical no cérebro; definição e histórico da musicoterapia; olhar do profissional e área de atuação; e vivências musicais.

A importância do tema, segundo novas Políticas Públicas do Ministério da Saúde, “está na medida em que torna possível o olhar do profissional de saúde de uma forma mais holística em relação a seus pacientes, humanizando ainda mais o atendimento da população”.

As aulas serão coordenadas por Ana Clara Frey de São Thiago -  que possui graduação de Licenciatura em Pedagogia e bacharelado em Musicoterapia, com experiência nas áreas de educação, música e musicoterapia – e Maria de Fátima Machado Brasil, que é musicoterapeuta pelo Conservatório Brasileiro de Música/RJ e formada em Neurociência e em Educação Aplicada à Performance Musical.

Para mais informações e as inscrições, abertas até 21 de setembro, estão abertas no site http://www.fmpfase.edu.br/curso/20182_Curso/6918IntroducaoMusicoterapia2018/