sexta-feira, 26 de maio de 2017

Programação da Semana de 28 de maio a 03 de junho de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO

Tema: O Trote e o Currículo Oculto nas Escolas Médicas                            Com quantos quilos de medo se faz uma tradição? O verso da música “Senhor Cidadão”, de Tom Zé, serve para ilustrar o tema deste episódio do Em Questão: O Trote e o Currículo Oculto nas Escolas Médicas. A origem dos trotes remete às primeiras universidades criadas na Europa, na Idade Média. Um termo que vem do trotar dos cavalos e carrega um simbolismo de domesticação, de preconceito em relação aos ingressantes, que – nessa visão – são comparados a animais bestializados que precisam ser civilizados e, por isso, passam por rituais como a raspagem dos cabelos. O programa aborda as consequências do trote para os estudantes e também para os profissionais de Medicina, levando a um exercício da profissão de forma desumanizada, uma vez que a prática apresenta outras facetas que vão além dos momentos iniciais na faculdade e permeiam todo o curso. Nossos convidados são: a assessora da Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina, a DENEM, Alice Quadros, e o estudante do 3ºo ano de Medicina da FMP/Fase, André Felipe da Rocha.

Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                

Programa ARTE & CULTURA                

Tema: Teatro do pessoal aí – O Trombone e o fuzil
O Grupo Teatral Pessoal Aí apresenta a peça “O Trombone e o Fuzil”, com texto de Sylvio Costa Filho e direção de Pita Cavalcanti. A peça fala das atrocidades cometidas durante o regime militar no Brasil e de suas consequências até os dias de hoje, a partir da história de uma família. O espetáculo também dá destaque aos vínculos da ditadura com a cidade de Petrópolis, com referência à Casa da Morte. A peça é dedicada à Jana Moroni, que morreu na guerrilha do Araguaia.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h


Programa MINUTO FASE
Tema: Metodologia ativa (ABEM)
O 5º Congresso Regional da Associação Brasileira de Educação Médica, ABEM, sediado pela FMP/Fase, também apresentou debates e oficinas sobre o ensino. Um dos destaques foi a oficina sobre a Metodologia Ativa de Aprendizagem, que utilizada estratégias como a leitura antecipada dos conteúdos, para estimular uma maior interação entre alunos e professores em sala de aula.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR

Tema: Desnutrição/Laos - reciclagem/Haiti - geleiras/Bolívia

O programa mostra o projeto do Unicef para combater a desnutrição na República Democrática Popular do Laos, no sul da Ásia, onde 31 por cento das crianças menores de cinco anos sofrem com o problema. O episódio também revela como a reciclagem está ajudando a transformar  a vida de centenas de jovens no Haiti, graças ao empenho de um voluntário da ONU. O Ao Redor apresenta também os impactos do derretimento da geleira Chacaltaya, na Bolívia, na vida dos moradores da região da Cordilheira dos Andes.

Ao Redor: Terça, 14h30
                
Sexta, 10h
                 Domingo, 13h
     

 
FAIXA INTERATIVA

DOMINGO 28/05 – UNIDIVERSIDADE - MULHERES NEGRAS E MATERNIDADE + LIGADO EM SAÚDE – DPOC
SEGUNDA 29/05 - EM QUESTÃO - MEDICINA REGENERATIVA
TERÇA 30/05 - CIÊNCIA & LETRAS – CIVILIZANDO AS ARTES DE CURAR + LIGADO EM SAÚDE - PARAR DE FUMAR
QUARTA 31/05 – SALA DE CONVIDADOS - LIBERAÇÃO DAS DROGAS E O IMPACTO NA INDÚSTRIA TABAGISTA
QUINTA 01/06 -   EM QUESTÃO - AS GRANDES EPIDEMIAS
SEXTA 02/06 - EM QUESTÃO – LÚPUS
SÁBADO 03/06 - EM QUESTÃO - ÉTICA NA CIÊNCIA
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

  

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

 

Programa TOME CIÊNCIA             

Tema: Doenças nos tempos modernos
Quando todo mundo pensava que sarampo era coisa do passado, a doença volta a assustar em vários países. Isso quando não surge repentinamente uma gripe chamada de suína, com um novo tipo de vírus ameaçando um mundo que se contata fisicamente de forma muito rápida, por conta das viagens aéreas e da ampla circulação de pessoas entre vários países. Esse mundo de hoje, agitado e concorrido, faz aumentar os diagnósticos de estresse, provocando depressões e outros distúrbios. As pressões do dia a dia urbano incluem ainda doenças posturais, lesões de repetição e reflexos circulatórios. Este programa discute a capacidade da ciência de amenizar ou mesmo solucionar os problemas de saúde decorrentes da modernidade.

TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                         Domingo, 15h

 

Programa LIGADO EM SAÚDE           

Tema: Dores de cabeça

Problema comum para uma boa parte da população, as dores de cabeça não costumam despertar muito a atenção das pessoas. O programa vai mostrar que não é normal ter dor de cabeça com frequência e vai discutir as causas e os tratamentos e explicar que tipo de dor de cabeça deve acender o sinal de amarelo e alertar sobre o uso indiscriminado de analgésicos. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre o assunto com a neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e das Sociedades Brasileira e Internacional de Cefaleia e Estudo da Dor, Norma Fleming.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 

Tema: Revista Direito à Comunicação no Brasil  

A "Revista Direito à Comunicação no Brasil" apresenta série de reportagens marcantes, publicadas em 2016 no Observatório do Direito à Comunicação. Fatos como a extinção do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que foi um espaço aberto à participação social na gestão e no conteúdo mantendo o ideal de comunicação pública e a tramitação de projetos que cessam a privacidade de internautas, estão retratados nesta publicação. Em um momento em que alguns meios de comunicação e militantes da área lutam para fortalecer o direito à comunicação e a liberdade de expressão, esta obra traz elementos para os leitores refletirem sobre o momento político que o país está vivendo. Para aprofundar um pouco mais o assunto, o apresentador Renato Farias conversa com a jornalista e editora da publicação Intervozes, Iara Moura e com a doutoranda em comunicação e cultura da UFRJ Janaine Aires.
Ciência & Letras: Domingo, 14h

                             Segunda, 13h

                             Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          

Tema: Itaboraí/ Petrópolis – RJ    

Em Itaboraí, conhecemos a Clínica-Escola do Autista, um projeto público pioneiro que visa, sobretudo, a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular e ao meio social, por meio de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais gabaritados no assunto. E fomos a Petrópolis para ver como funciona o Programa de Alergologia e Dispensação de Vacinas. Com 20 anos de atuação na rede de saúde pública do município, é executado no Centro de Especialidades Maria Célia e atende pacientes com asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e alergia à picada de insetos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      

Tema: Amor de bicho     

Quem tem bicho de estimação sabe que geralmente eles se tornam realmente parte da família. O amor aí costuma ser uma via de mão dupla em altas doses. Eles ajudam a relaxar, animam e a companhia deles faz até bem à saúde. Tudo que pedem em troca é um pouco de atenção e carinho. O programa fala sobre esse assunto tão precioso para cada vez mais pessoas, o amor de bicho. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o assunto com a médica veterinária e psicóloga Mariângela de Almeida e Souza; com o advogado e ativista Júlio Dorneles; e com a dona de casa e protetora de animais Luciana Viana.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

        

Programa UNIDIVERSIDADE                            

Tema: Escola de Teatro Martins Penna  

Fundada em 1908, a Escola de Teatro Martins Penna é a mais antiga da América Latina, é pública e passa por momentos de dificuldade. O programa vai mergulhar na escola, conversando com seus alunos e professores.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30

 

 
Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Experiências de mães e cuidado com a pele
Toda mãe tem uma história pra contar e por isso que eu ouvi várias mães. Saber das suas experiências, momentos marcantes, medos e todas são especiais. Temos muitas histórias para compartilhar. Pra começar eu conversei com a Nathali, ela é mãe da Maria Laura. Quando engravidou, além de ser muito jovem, tinha o desafio de cuidar da filha sozinha. Nathali me contou como está sendo a nova vida de mãe. Foi um bate papo emocionante e divertido.  Para falar sobre os cuidados com a pele da gestante, eu conversei com a dermatologista, Dra. Luciana Velloso. Falamos sobre manchas na pele, estrias, cabelos e muito mais. Não perca!

Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

 

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Uma Longa Jornada: os refugiados palestinos
O arquivo da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) contém mais de 430 mil negativos, 10 mil gravuras, 85 mil slides, 75 filmes e 730 cassetes de vídeo. Em 2009, foi inscrita pela UNESCO no Registro da Memória do Mundo, em reconhecimento do seu valor histórico.

 Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Refugiados buscam uma nova vida no Rio de Janeiro
Eles vêm da República Democrática do Congo, da Colômbia, do Paquistão, da Gâmbia e muitos outros países. No estado do Rio, já são 4 mil refugiados e 2,6 mil solicitantes de refúgio. De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (CONARE), Brasil é o lar de 9 mil estrangeiros que fugiram de guerras e violações dos direitos humanos para buscar segurança. No mundo, existem 21,3 milhões de refugiados.

Programa FASE.DOC – ONU
Tema: Refugiados e migrantes: longe de casa
Até o final de 2015, 65 milhões de pessoas – o maior número de toda a História – estavam em movimento em todo o mundo, forçadas a deixar suas casas por conta de conflitos e da pobreza. Convocando todos os países a trabalhar juntos, as Nações Unidas afirmam que os refugiados são uma responsabilidade de todos nós. Confira neste documentário especial.
FASE.Doc: Terça, 18h
                 Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS

Tema: Segurança no trânsito e SUS  

Estamos no Maio Amarelo, mês dedicado a chamar a atenção para o alto índice de mortos e feridos no trânsito. O movimento internacional com o lema "atenção pela vida" foi criado com inspiração em outros que conseguiram repercussões positivas sobre os temas dos quais tratam, como o Outubro Rosa, sobre o câncer de mama. Dentro dessa temática, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) realizou entre 25 e 26 de abril, em Brasília, o Seminário Internacional sobre Segurança no Trânsito, com a participação de palestrantes do Brasil, Argentina, Canadá, Portugal, França e Espanha. Com o aumento da gravidade e do número de mortes em acidentes de trânsito que o Brasil vem acompanhando, o impacto deles no Sistema Único de Saúde (SUS) foi um dos pontos centrais de interesse do seminário. O apresentador Renato Faria conversa sobre esse assunto com a médica especialista em Medicina do Trânsito, conselheira do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran) e perita do Detran, Manoela Mussel;com a médica do SAMU e membro do conselho de saúde do Distrito Federal, Olga Messias Alves; e com a doutora em Epidemiologia e pesquisadora associada do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Giseli Nogueira Damacena.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

  

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE

Tema: 3º congresso de política, planejamento e gestão em saúde
O programa foi ao 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em Natal (RN). Lá, o apresentador Paulo Bellardi conversou com o vice-presidente da Abrasco, José Antônio Sestelo, e com o coordenador do Serviço de Saúde / Opas-Brasil, Renato Tasca, sobre como a Abrasco vem se mobilizando para fortalecer o SUS no atual momento de crise no país e a prioridade que governos de países como Itália e Reino Unido dão à garantia da universalidade de seus sistemas de saúde.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

 
  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Roça na cidade  

Na região metropolitana do Rio de Janeiro, agricultores familiares produzem alimentos saudáveis e organizam-se em feiras e outros espaços de comercialização de seus produtos.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

 

 

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30

 

Dependência Química é tema de pós-graduação na Fase

A dependência química é uma doença complexa. A temática deve ser trabalhada não somente pela saúde, mas em conjunto com a educação, assistência social, segurança pública, dentre outros segmentos, pois as causas são multifatoriais e os profissionais precisam estar capacitados para trabalhar desde a prevenção ao uso de drogas até a reabilitação, nas diversas esferas. Nesse contexto, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) lança o curso de pós-graduação em Dependência Química.

O curso tem o objetivo de formar especialistas que possam atuar de forma humanizada e interdisciplinar na prevenção, promoção da saúde, tratamento e reabilitação. É uma pós-graduação voltada para todos os profissionais graduados que trabalham com dependência química ou que desejam atuar direta ou indiretamente na área.

“Apesar do estreitamento entre a dependência química e a violência, vale destacar que nem todos os dependentes químicos promovem violência na sociedade. Muitas vezes, isso se torna um estigma que leva a sociedade a ter uma visão preconceituosa do dependente químico, esquecendo que a dependência química é uma doença que necessita de tratamento”, explica Sônia Paiva, coordenadora do curso de pós-graduação em Dependência Química da FMP/Fase.

Com o constante aumento no índice de dependentes químicos, o profissional especializado em dependência química atua na assistência, tanto no âmbito público como no privado, além do terceiro setor. O número de profissionais especializados não é suficiente para atender às demandas dos serviços e usuários. Os especialistas poderão atuar na educação com ações de prevenção, na assistência social com ações de redução de danos e na área de saúde, com múltiplas ações desenvolvidas em serviços como CAPS, Consultório na Rua, nas comunidades, unidades de PSF, unidades de atendimento intermediário, emergências, clínicas especializadas, ONGs, Comunidades Terapêuticas, em empresas e consultórios.    

“O enfrentamento às drogas somente é possível de forma integrada e coordenada entre serviços púbicos e privados. Considerando que esse enfrentamento requer o desenvolvimento de competências específicas para tal, o curso proposto vem oferecer conhecimento especializado para atuação e manejo da dependência química, preenchendo uma lacuna existente em relação à formação específica”, destaca.


A pós-graduação em Dependência Química da FMP/Fase está prevista para ter início em setembro deste ano. Outras informações sobre o curso e as inscrições estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br

Médico ressalta a importância de alguns hábitos para quem quer parar de fumar


31 de maio é o Dia Mundial de Luta Contra o Tabaco. Segundo pesquisas da OMS (Organização Mundial da Saúde), no Brasil existem 27,9 milhões de fumantes, consumindo 110 bilhões de cigarros por ano, acrescidos de 48 bilhões procedentes de contrabando. Além disso, no país são registrados cerca de 200 mil óbitos por ano, por conta desse vício.

“O tabagismo deve ser entendido como uma doença crônica, devido à dependência da droga nicotina, e, portanto, todos os fumantes devem ser orientados a deixar de fumar por profissionais de saúde. Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem a cada ano”, explica Carlos Gazanego, médico de Família e Comunidade, que atua no posto Boa Vista, unidade gerida pela FMP/Fase.

O médico ressalta que, ao tomar a decisão de parar de fumar, a pessoa precisa entender o comportamento do organismo, pois ao não receber a droga, ele irá ter reações muito fortes, especialmente nos primeiros dias, o que leva muitas pessoas a desistir de largar o vício.

“As toxinas do cigarro permanecem por alguns dias ainda no organismo, por isso é essencial que o ex-fumante beba muita água, para desintoxicar. Na dieta, também é importante acrescentar frutas e sucos desintoxicantes, como a maçã, o abacaxi, a laranja, o limão etc. Várias plantas medicinais podem ajudar a aliviar a tensão, o estresse e a depressão em pessoas que querem parar de fumar”, destaca o médico.

A vontade de fumar ("fissura") não dura mais que cinco minutos. Nesses momentos, para ajudar a aliviar o desejo, é aconselhável chupar gelo, comer gengibre, cravo, goma, balas de mentol ou hortelã, escovar os dentes, beber água gelada ou comer uma fruta. Importante, ainda, praticar técnicas de relaxamento e exercícios respiratórios. Além disso, manter as mãos ocupadas com um elástico, pedaço de papel, manusear objetos pequenos e não ficar parado são dicas importantes para vencer essa etapa de largar o vício.


“O cigarro é um fator de risco para doenças coronarianas. Desta forma, quem fuma há muito tempo e resolve praticar atividades físicas pode ficar exposto ao risco de um infarto. Para começar a fazer atividade física, o fumante deve primeiro fazer um check-up cardiovascular e pulmonar. Nesse sentido, para a prática de atividade física trazer benefícios significativos à saúde é necessário que ela não esteja associada ao hábito de fumar. O ideal é praticar exercícios pelo menos durante 30 minutos, todos os dias, ou 1 hora e meia, três vezes por semana”, alerta o médico.