sexta-feira, 3 de agosto de 2018

FMP/Fase debate mediação de conflitos na área médica


Disseminar conceitos referentes a técnicas e estratégias de negociação de conflitos, assim como estimular habilidades de planejamento, relacionamento interpessoal, comunicação e autoconhecimento, são objetivos de um novo curso na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). O curso de extensão em técnicas de negociação, prevenção e resolução de conflitos na atividade médica terá aulas nos dias 25 de agosto e 1 de setembro (sábados), das 9h às 18h.

“O alto nível de exigência na prestação dos serviços médicos e o engajamento emocional exigem que os médicos estejam preparados para compreender os aspectos emocionais dos pacientes, da equipe de enfermagem e dos colegas de trabalho, e agir e se comunicar de forma não-violenta e eficiente” diz o responsável pelo curso, Philipe Lantos, que é formado em Direito e em Coaching.

Pós-Graduado e Mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial, Lantos também tem formação em Mediação de Conflitos pelo Mediare. Hoje, ele é mediador da Câmara Mediare, do Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem, da Câmara FGV-Rio, do Tribunal de Ética e Disciplina e da Câmara Privada da OAB e do Cejusc da Comarca da Capital – Varas Empresariais e Cíveis.

O programa do curso da FMP/Fase inclui pontos como “Levantamento de incidentes críticos e competências necessárias à área médica”, “Teoria e manejo de conflitos”, “Habilidades para o diálogo”, “Técnicas de negociação” e “Ferramentas para prevenção de conflitos de acordo com as informações levantadas”. Serão 14 horas de aulas, com certificado. As inscrições podem ser feitas até dia 22 de agosto, através do site da faculdade, em www.fmpfase.edu.br.

FASE TV comemora 5 anos


O canal educativo da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está comemorando mais um ano de atividades voltadas para fortalecer cada vez mais os laços da instituição com a comunidade. No ar desde 29 de julho de 2013, a FASE TV aposta no slogan “Com você na educação”, que tem a proposta de levar informação de qualidade a alunos e petropolitanos em geral, mas sempre de forma leve e com linguagem acessível.

Com programação de 24 horas por dia, através do canal 24 da Techcable, a FASE TV leva ao público conteúdos diversificados, que abordam temáticas como saúde, educação, meio ambiente, cidadania, responsabilidade social, direitos humanos, cultura, entre outros. Mais do que discutir assuntos relevantes para a sociedade, o canal investe na multiplicidade de pensamentos, unindo a base científica à cultura popular.

Entre os destaques da programação estão as produções próprias “Arte & Cultura” - que trata da diversidade cultural brasileira, com um olhar especial para os artistas locais e regionais - e o “Em questão”, com entrevistas sobre temas do Brasil e do mundo.  Os programas “Ao Redor”, em parceria com a ONU, “Minuto Ambiental”, “Minuto Fase” e “Como Vai Você?”, com mais de 900 episódios inéditos exibidos desde a estreia, também são produzidos pelo canal.

A qualidade cada vez maior dos programas da FASE TV é fruto de investimento em infraestrutura, que hoje conta com equipamentos audiovisuais de ponta e com excelente espaço físico composto por estúdio de gravação, redação, sala de controle de exibição e ilha de edição. Isso sem falar na equipe formada por profissionais de jornalismo, marketing, TI, design e cinegrafistas. A direção de conteúdo fica por conta de Fátima Medeiros, jornalista há 30 anos, com passagem por emissoras como Globo, Canal Futura, Record e Manchete.

Além de estar presente na rede a cabo de Petrópolis, o conteúdo também pode ser assistido pelo canal do Youtube da FMP/Fase, que já alcançou mais de 230 mil visualizações, ou através da página “fasetvoficial”, no Facebook.  Uma parceria com o Canal Saúde ainda tem possibilitado a retransmissão de dois programas na grade permanente da emissora da Fiocruz, em horário nobre, com exibição no Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

A FASE TV chega aos 5 anos com a certeza de contribuir para o fortalecimento da FMP/Fase, sendo uma das pontes que ligam a instituição ao público interno – alunos, professores e funcionários – e também com a sociedade, sempre proporcionando a discussão de ideias e ajudando a construir um espaço onde a educação é prioridade.



Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura de 2015, na categoria cultura com o programa Arte & Cultura.

Professores participam de oficinas voltadas para a qualidade de vida


Ao longo desta semana, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou as atividades de Capacitação de Professores, como parte do Programa de Desenvolvimento Docente, promovido pelo Núcleo Pedagógico. Para iniciar o segundo semestre com a qualidade de vida restabelecida, os docentes passaram por oficinas de “Formação em Mediação Pedagógica na Modalidade a Distância”, “Avaliação a partir das competências”, “Circuito Neurocognitivo”, “Atenção Plena e Concentração Mental”, “Qualidade de Vida do Professor: uma reflexão”, e “Papel do Docente frente à Violência e Fatores Desencadeantes”.
Oficina de Atenção Plena e Concentração Mental

Circuito Neurocognitivo

Oficina de Formação em Mediação Pedagógica na Modalidade a Distância

Oficina de Papel do Docente frente à Violência e Fatores Desencadeantes