segunda-feira, 7 de maio de 2012

FMP/Fase comemora Semana de Enfermagem com debates e atualização profissional


O evento contará com a presença de renomados profissionais da área de saúde. Os interessados já podem se inscrever pelo site da instituição

Entre os dias 14 e 16 de maio, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase promove a XI Semana de Enfermagem. O evento, que é voltado para profissionais da área de saúde, contará com a participação de importantes nomes no desenvolvimento da enfermagem brasileira.      Após o ciclo de palestras, os participantes poderão optar em realizar dois cursos na área, com duração de 20 horas. Os interessados podem se inscrever pelo site da instituição (www.fmpfase.edu.br).
Com o apoio da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), o evento terá como tema “73ª Semana de Enfermagem ABEn – 85 anos de compromisso social, participação e luta” com várias palestras e simpósios que destacarão o papel do enfermeiro e demais profissionais em diferentes vertentes, como pesquisa clínica, controle do câncer, atuação em equipe multidisciplinar,  além de abordar políticas de saúde no Brasil e em Petrópolis.
A programação terá como destaque a participação de grandes nomes, como é o caso da professora Maria Inês Ferreira, coordenadora do Departamento de Doenças Infecto - Parasitárias (DIP), das enfermeiras Simone Pereira Lemontov, que atua na pesquisa de células tronco no INCA/RJ, Beatriz Oliveira, pesquisadora do CNPq, e Maria de Fátima Menezes, doutora em Enfermagem/INCA.
Além de uma programação variada, os acadêmicos de Enfermagem participarão da tradicional Cerimônia de Imposição de Insígnias – em que os alunos do quinto e sexto período do curso são apresentados aos gerentes de Enfermagem da cidade.  “Essa cerimônia representa a passagem do aluno para o período de Internato, onde atuará diariamente em unidades de atenção básica e hospitalares” destaca Míriam Heidemann, coordenadora do curso na FMP/Fase.
Após o evento, os participantes poderão realizar dois cursos na área - “Farmacologia na Prática da Consulta de Enfermagem” e “Suporte Básico de Vida para Enfermagem”, ministrados, respectivamente, pelos professores Ricardo Patuléa e Hiliomauro de Lara.
(clique na imagem para ampliá-la)