sexta-feira, 30 de agosto de 2013

FMP/Fase ganha apoio à pesquisa

A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase foi uma das selecionadas por um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) para o financiamento de projetos para a realização de ensaios clínicos em seres humanos. Além da instituição, outros sete trabalhos foram contemplados, todos de instituições públicas.  O título do projeto da FMP/Fase é "Estudo clínico para avaliação da segurança e eficácia de condrócitos autólogos para o tratamento de lesões degenerativas da articulação temporomandibular”.
 
A ideia é utilizar células do próprio indivíduo no tratamento das alterações degenerativas da Articulação Tempomandibular (ATM). O problema atinge a região oral e facial, podendo comprometer a qualidade de vida do paciente, causar dores crônicas e dificuldades de mastigação, segundo o coordenador do curso de pós-graduação em Dor Temporomandibular e Dor Orofacial da FMP/Fase, professor Ricardo Tesch, que realizará os estudos com o professor convidado Radovan Borojevic.
 
“A proposta é que, pela primeira vez, possamos oferecer essa terapia, depois de provar sua eficácia e segurança em humanos. O benefício esperado é o fim da dor do paciente, que poderá voltar a falar e a mastigar normalmente. No processo de regeneração da cartilagem articular, utilizaremos células retiradas do adepto nasal. O acesso é fácil e elas têm as características adequadas. Conseguiremos isolar as células da cartilagem e multiplicar os condrócitos para depois injetá-las na articulação. Depois, com uma tomografia computadorizada, avaliaremos a capacidade de regeneração da cartilagem”, explica Ricardo Tesch.

Aluno de Nutrição da FMP/Fase recebe Moção Honrosa

Na última quarta-feira (28), o aluno de Nutrição da FMP/Fase, Clóvis Albuquerque, recebeu uma Moção Honrosa da Câmara Municipal de Vereadores de Petrópolis, pela conquista do 1º lugar no Campeonato Mundial de Jiu- Jitsu e por ser destaque petropolitano na área do esporte. A iniciativa foi do vereador Ronaldo Ramos.

Clóvis pratica esportes, há 10 anos como, judô, capoeira, box, muay thai e  defesa pessoal, e há 6 anos o Jiu- jitsu. Em seu currículo, constam campeonatos importantes, tais como: 1 º lugar no Pan- Americano, em 2011;  3º lugar na Copa do Mundo de Jiu-jitsu Olímpico, em 2011;  1º lugar no Ranking Estadual da Federação de Jiu-jitsu Brasileira/Rj, em 2011; e 1º lugar no Campeonato Estadual de Jiu-jitsu sem kimono, pela Federação de Jiu-jitsu, do Rio de Janeiro, em julho de 2013.

Da esquerda para a direita: O vereador Ronaldo Ramos, o aluno Clóvis Albuquerque e seus pais.

FMP/Fase abre Semana de Nutrição com bom público

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) deu início na última quarta-feira (28) à Semana de Nutrição, cujo tema é “Nutrição Contemporânea: estética, esportiva e funcional”. Além de promover atividades informativas, a cerimônia de abertura ficou marcada pelo Talk Show sobre Nutrição Contemporânea, transmitido ao vivo pela FASE TV, com a presença de cerca de 150 pessoas, na Sala Arthur de Sá Earp Neto. O evento será realizado até o dia 31 deste mês.
 
Direcionada para estudantes, profissionais e curiosos da área, a Semana de Nutrição busca apresentar aos participantes palestras e minicursos com temáticas atuais para o aperfeiçoamento acadêmico e profissional.

Nesta sexta-feira (30), em função do Dia do Nutricionista, comemorado em 31 de agosto, a FMP/Fase fará uma homenagem aos profissionais, que contará com a participação da diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves; da coordenadora do curso, Anete Esteves; membros do Centro Acadêmico de Nutrição; e demais envolvidos no evento.

O encerramento das atividades será no dia 31, quando a instituição irá desenvolver uma oficina de nutrição com o chefe Antonio Lo Presti, proprietário da Di Farina Pizzeria, e a professora Brigitte Olichon, que é nutricionista da FMP/Fase. A capacitação será desenvolvida no Shopping Vilarejo, em Itaipava. A entrada é franca.

Para obter outras informações, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (24) 2244-6471 ou comparecer à instituição, localizada na Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro.

 
Serviço:

 
Período: 30 e 31 de agosto de 2013.

Horário: Dia 30 - de 8h às 18h / Dia 31 - de 10h às 12h.

Local: Dia 30: Campus FMP/Fase.

No dia 31, o evento será no Shopping Vilarejo, em Itaipava.

Inscrições: www.fmpfase.edu.br

Programação:

 

Dia 30

8h às 8h30 – Credenciamento

8h30 às 10h30 – Palestra “Atendimento em Nutrição Esportiva: Entendendo suas Particularidades” – Livia Bustamante, nutricionista das academias Nadar e Konnen.
 
11h às 13h – Palestra “Probióticos: o que são, como e quando utilizá-los?” – Eliane Fialho, diretora do Instituto de Nutrição da UFRJ.

14h às 16h – Palestra “Spa – como aliar emagrecimento, reeducação alimentar e nutrição funcional” – Juliana Mayo, nutricionista da Nut Consultoria em Nutrição.
 
16h às 18h – Encerramento (comemoração Dia do Nutricionista) – Sala Arthur de Sá Earp Neto.

Dia 31  
10h às 12h – Oficina de Nutrição – chef Antonio Lo Presti, proprietário da Di Farina Pizzeria, e professora Brigitte Olichon, nutricionista da FMP/Fase – Shopping Vilarejo, Itaipava.



Abertura da Semana de Nutrição, na Sala Arthur de Sá Earp Neto.
 
Da esquerda para a direita: Professora e Coordenadora de pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética, Cíntia Azara, a apresentadora, Fátima Medeiros, o diretor da ATP Multiesportes, Prof. Bruno Christ e a nutricionista da categoria de base do Fluminense, Jamilce Moreira.
Da esquerda para a direita: o diretor da ATP Multiesportes, Prof. Bruno Christ e a nutricionista da categoria de base do Fluminense, Jamilce Moreira, e a professora e coordenadora de pós- graduação em Nutrição Esportiva e Estética, Cíntia Azara.
Da esquerda para a direita: Presidente da Nutrilev Congelados Ltda, Débora Medeiros e a nutricionista-chefe no Balanceado Restaurante, Monica Dalmacio.