terça-feira, 19 de janeiro de 2016

FMP/Fase oferece três pós-graduações ligadas à Odontologia



A Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), que abriu recentemente o curso de graduação em Odontologia, está oferecendo três pós-graduações de interesse dos dentistas. As aulas para especializações em Ortondontia, em Implantodontia e em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial começam neste semestre, em Petrópolis.

Novos, os cursos de Ortondontia e de Implantodontia serão ofertados com o apoio da representação da Associação Brasileira de Odontologia (ABO) em Petrópolis. As aulas práticas serão na ABO, onde o profissional terá a oportunidade de atender mais pacientes. As turmas terão, no máximo, 12 alunos.

A pós-graduação em Ortodontia, com 36 meses, tem como objetivo a capacitação de cirurgiões dentistas, com o diagnóstico das más oclusões, a identificação dos fatores etiológicos e o estabelecimento de protocolos terapêuticos, baseados em evidências científicas, para a prevenção, a interceptação e o tratamento das desarmonias. O coordenador da pós que começa em março, Aldir da Silva Cordeiro, explica que o curso objetiva habilitar os cirurgiões-dentistas clínicos para o atendimento especializado.

“O aprimoramento e o sucesso profissional são as metas do curso, que tem professores altamente qualificados”, diz Aldir, especialista em Ortodontia, em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial e mestre em Odontologia com Área de Concentração em Ortodontia.

Com 30 meses e previsão de início das aulas em abril, o curso de Implantodontia será o mais longo do Brasil, com seis meses a mais que o praticado. O tempo extra trará benefícios ao aluno, que terá mais aulas práticas, inclusive de cirurgia avançada, segundo o coordenador, José Jorge Silva, que é mestre em Implantodontia e especialista em Cirurgia Buco-maxilo-facial. 

"O aluno realizará um grande número de cirurgias e implantes. Fará também várias reabilitações sobre os implantes instalados. E, com tudo isso, em pouco tempo já estará habilitado para iniciar a prática de implantodontia dentro da sua clínica diária", explica José Jorge. 

Já a turma da pós-graduação dedicada à Disfunção Temporomandibular e à Dor Orofacial será a décima primeira montada pela FMP/Fase. Com o começo das aulas previsto para abril, o objetivo do curso de 24 meses é a formação especializada do profissional graduado em Odontologia, Medicina, Psicologia ou Fisioterapia, no diagnóstico e tratamento das condições dolorosas e não funcionais nas articulações temporomandibulares e na musculatura mastigatória.

“A alta prevalência destas condições, principalmente em adultas jovens, associada à incapacidade física e psicossocial vivida por pacientes, justifica a criação de cursos sobre o tema, pouco desenvolvido no país”, diz o coordenador do curso, Ricardo Tesch, mestre na área.

Os três cursos acontecerão no campus da FMP/Fase, em Petrópolis, na Av. Barão do Rio Branco, 1.003, no Centro. Mais informações pelo telefone (24) 2244-6471, e-mail posgraduacao@fmpfase.edu.br ou no site www.fmpfase.edu.br.

FMP/Fase oferece pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica



Estão abertas as inscrições para a pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Com início em março, o curso será realizado no Centro do Rio, na Policlínica Geral, com aulas práticas e teóricas. O objetivo é oferecer recursos necessários para a compreensão da especialidade, capacitando o médico a diagnosticar e tratar as patologias imunoalérgicas, atuando com crianças e adultos.

"Nos últimos anos, houve um aumento na proporção de indivíduos com alergia na população mundial. Novas formas de alergia têm se tornado mais frequentes e de solução mais complexa”, diz o imunologista José Luiz Rios, coordenador da pós-graduação.

Segundo o professor da FMP/Fase, o curso busca a formação por meio de atividades práticas e a abordagem de temas inovadores, aliando o exercício profissional aos avanços do conhecimento científico. O ingresso na turma será feito através de prova, entrevista e análise de currículo. O curso terá duração de 24 meses, com carga horária de 2.400 horas. A prova para ingresso será aplicada já no dia 18 de fevereiro.

Mais informações pelo telefone (24) 2244-6471, e-mail posgraduacao@fmpfase.edu.br ou no site www.fmpfase.edu.br.







Fase oferece curso de extensão em Anatomia Radiológica dos Membros Superiores



A área de Radiologia está em evidência no mercado de trabalho. A cada dia surgem novas atribuições para os profissionais que se dedicam a esse ramo de atuação. Pensando na qualificação deles, para que aumentem suas oportunidades de trabalho, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) lançou o curso de extensão em Anatomia Radiológica dos Membros Superiores. 

“Nós temos um mercado amplo para atuação dos profissionais em radiologia médica, industrial, na área de segurança, ensaios não destrutivos e também na área veterinária”, ressalta Alexandre Kuster, coordenador do curso de extensão e professor do curso de graduação tecnológica em Radiologia da FMP/Fase.

O curso de extensão em Anatomia Radiológica dos Membros Superiores é mais uma opção para o profissional que deseja expandir sua área de atuação. Quem não possui superior completo na área também pode participar do curso. Além disso, há ofertas para cursar o tecnológico em Radiologia da Fase, que está com inscrições abertas para o vestibular até a próxima quinta-feira (14). 

“O mercado de trabalho está aberto e precisa de profissionais qualificados para atuar em várias áreas. A Radiologia se expandiu e precisamos de pessoas aptas a trabalhar em segmentos novos que abrangem os técnicos e tecnólogos, como medicina nuclear, ressonância magnética e também a área odontológica”, explica Alexandre Kuster. Outras informações sobre o curso de extensão e o vestibular da Fase estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.



Nutrição Esportiva e Estética tem pós-graduação na FMP/Fase


Seguem abertas as inscrições para o curso de pós-graduação em Nutrição Esportiva e Estética da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). O curso será realizado em Petrópolis e contará com aulas práticas e teóricas, voltadas para nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeutas e profissionais de estética, com previsão de início para março.

“Houve uma significativa ampliação desse mercado de trabalho em virtude do reconhecimento do profissional nutricionista na prática esportiva. Eventos esportivos como as Olimpíadas contribuem para a visibilidade”, diz a nutricionista Cíntia Azara, professora da FMP/Fase e coordenadora do curso.

Segundo ela, para que o profissional se destaque no mercado é necessário que haja atualização e aquisição de conhecimentos sobre nutrição esportiva. O objetivo da pós é orientar o aluno a planejar a trajetória do atleta, através da alimentação adequada nas fases de treinamento, de forma a adaptá-la às competições, e colaborar com o rendimento nas diferentes modalidades.

Sem provas para o ingresso, o curso terá duração de 18 meses, com carga horária de 380 horas, na própria faculdade. Profissionais liberais, que atendem pelos planos de saúde ou de empresas conveniadas, que se inscreverem até o dia 10 de março, têm 25% de desconto nas mensalidades. Mais informações através do telefone (24) 2244-6471, do e-mail posgraduacao@fmpfase.edu.br ou no site www.fmpfase.edu.br

Programação da Semana de 17 a 23 de janeiro de 2016


Programa EM QUESTÃO
Tema: Desindustrialização

  • De acordo com o último levantamento disponível da Firjan, Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, Petrópolis conta com setecentas confecções e mil e duzentas lojas de vestuário. O setor de moda local emprega diretamente cinco mil pessoas e é responsável por 14% do PIB do município. Um segmento que enfrenta uma séria crise. Muitas dessas confecções estão sendo desativadas. Um dos fatores é a concorrência dos produtos importados da China. Muitos lojistas estão preferindo comprar as roupas chinesas, que chegam com baixo custo, a investir na fabricação própria. A tradição da cidade na indústria de vestuário remonta ao século XIX. A primeira fábrica de tecidos foi implantada em Petrópolis em 1873. Era o início do processo de industrialização, que teve sua década de ouro nos anos 1950. A cidade registrava nesse período 95 fábricas, de diferentes ramos, em pleno funcionamento. Boa parte, do segmento têxtil. A decadência começou em 1960, como parte de um contexto nacional, desfavorável, e se agravou na década seguinte. Das grandes indústrias da época, pouquíssimas sobreviventes. O tema Em Questão hoje é a desindustrialização. O programa tem as participações do professor dos cursos de Administração e Gestão da FMP/Fase, Rodrigo Lopes, e dos administradores Lucas Cabral e Daniela Neves, que realizaram pesquisas sobre o tema.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h - Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Som e Luz – Museu Imperial

  • O Arte & Cultura mostra o espetáculo promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis que leva os visitantes a uma viagem no tempo através de efeitos especiais de iluminação e sonorização. No bosque da casa de veraneio de D. Pedro II, no escuro, os espectadores ouvem o cocheiro chamar para o embarque. Um convite para testemunhar uma parte da história brasileira. A volta ao passado é em grande estilo: em companhia da família imperial e da corte. Sombras na janela do palácio simulam os movimentos de um baile. Para ajudar a narrar fatos marcantes do final do século XIX, cenas de um filme gravado especialmente para o espetáculo, são projetadas em uma cortina d'água de seis metros de altura. A chefe do Setor de Promoção do museu, Isabela Verleun, conta detalhes dos bastidores do show que utiliza três toneladas de equipamentos.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Série: "SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO"
Tema: O Supercomputador e a Infraestrutura

  • O programa mostra como funciona o computador mais potente a desembarcar no país, com a maior capacidade de processamento, armazenamento e transferência de dados da nossa história. O potencial da máquina batizada de SDumont é astronômico: pode realizar um QUATRILHÃO de operações de ponto flutuante por segundo. O equivalente a 1,1 PETAFLOPS, na linguagem da computação. O processamento de alto desempenho abre novas possibilidades e garante mais agilidade para pesquisas complexas, como é o caso dos projetos de genômica. A série mostra o que muda com a chegada do equipamento ao Laboratório Nacional de Computação Cientifica, em Petrópolis, e o salto que ele proporcionará nas pesquisas desenvolvidas pelo LNCC e seus parceiros em todo o país.
"SDumont: Uma porta para o futuro": Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: COBEM 1

  • Refletir e planejar os novos rumos para a educação médica no Brasil. Esse foi o objetivo do Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado no Rio de Janeiro. A edição de número 53 do evento teve participação expressiva de professores e estudantes de Instituições de Ensino Superior de todo o país. A Faculdade de Medicina de Petrópolis levou 32 representantes para o Cobem, incluindo dirigentes, professores e alunos.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia

  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Terapia celular.

  • O corpo humano possui 216 tipos diferentes de tecidos. As células-tronco têm a capacidade de se transformar em qualquer um deles. Um potencial terapêutico ainda incalculável. A esperança de cura para milhares de pessoas com doenças crônicas ou degenerativas. É o caso do Mal de Parkinson. Um grupo de cientistas brasileiros conseguiu reverter os sintomas da doença em camundongos, usando células-tronco embrionárias. O Em Questão entrevista uma integrante dessa equipe, a pesquisadora Mariana Acquarone, doutora em Morfologia, mestre em Biologia Celular e Molecular e também professora da FMP/Fase.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da Fase TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Vacinas, o melhor remédio

  • Nos primeiros anos de 1900, quando o cientista Oswaldo Cruz tratou de vacinar a população do Rio de Janeiro contra a varíola, uma revolta popular que durou uma semana causou 23 mortes, dezenas de feridos e mais de mil presos. Muitos achavam que Iam ficar doentes por causa da vacina. Hoje a varíola é considerada doença erradicada no Brasil, exatamente por conta da vacina. O mesmo aconteceu com a poliomielite. E não há pais que reajam mais contra a vacinação dos bebês. Uma vacina contra a AIDS ou uma vacina que impeça a dengue é uma realidade próxima para os cientistas brasileiros. Uma solução capaz de economizar vidas, recursos financeiros e muito sofrimento. Afinal, desde que o médico inglês Edward Jenner criou, em 1796, a primeira vacina contra a varíola, se tornou consenso entre a comunidade científica que não há método melhor para se erradicar uma doença.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Primeira dentição da criança

  • Poucas coisas são tão irresistíveis quanto o sorriso de um bebê com os seus primeiros dentinhos. Quando eles começam a nascer, uma nova fase se inicia. Geralmente acompanhada de algum incômodo. Você sabia que mesmo antes dos dentinhos nascerem é preciso fazer a limpeza das gengivas? Com que idade nasce cada dentinho? Em que momento eles começam a cair? E quando alguns deles não caem? Como evitar as cáries?
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Paulo Freire

  • O pedagogo e ativista Paulo Freire é o autor em destaque neste Ciência & Letras.
Ciência & Letras: Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Rio de Janeiro - RJ

  • O programa apresenta o projeto "Território e Cidadania" que é aplicado em comunidades do Rio de Janeiro. No bloco 01, a reportagem mostra a "Fábrica Verde", uma escola de computação que utiliza computadores quebrados para montar novas máquinas. No bloco 02, o foco é o Eco Buffet e o Eco Moda, duas iniciativas que aliam reciclagem, criatividade, inclusão e geração de renda para os moradores das comunidades.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Homossexualidade na Maturidade

  • Como é envelhecer sendo gay? Como é se descobrir e ou se assumir gay depois de mais velho?
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Brincadeira de Criança

  • Especialistas e educadores conversam sobre as brincadeiras de crianças tradicionais e contemporâneas, sobre a função educativa da brincadeira e a importância da ludicidade na formação infantil.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35