segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Atenção para o mercado de trabalho

Com a concorrência entre as empresas acirrada, processos de seleção são feitos cada vez mais rapidamente

Publicada em 02/10/2010 às 21h07m
O Globo

RIO - Nem dá tempo de a cadeira esfriar. Mal o funcionário sai de uma empresa, outro candidato já se prepara para assumir o seu posto. É o que aponta a pesquisa da Robert Half sobre o processo de contratação no mundo: a seleção de profissionais para ocupar vagas em aberto é feita cada vez mais rapidamente. De acordo com o levantamento - feito em abril deste ano com 2.819 executivos, em 13 países - a média de tempo mundial é de cinco semanas. No Brasil, o período é menor: 72% das contratações acontecem entre uma e três semanas. Para se ter uma ideia, em 2009, as contratações chegavam a demorar dois meses. Um reflexo do aquecimento da economia e da acirrada concorrência entre empresas, como mostra reportagem de Fernanda Thurler, publicada neste domingo.


A pesquisa também aponta que, no Brasil, para cada vaga são entrevistados de quatro a seis candidatos, e o processo de seleção não vai além de três entrevistas.

- Para uma vaga, em média, eram pré-selecionadas dez pessoas. Agora, não passam de quatro. Mas, apesar de rápidas, as contratações não deixaram de ser muito criteriosas - garante o diretor de operações da Robert Half no Rio de Janeiro, William Monteath.

Consultores de recursos humanos destacam, no entanto, que nem sempre é fácil encontrar o profissional certo ou mesmo que atenda aos requisitos de qualificação num período de tempo tão curto.

- A tendência é que as empresas invistam mais na formação e na qualificação profissional de seus funcionários. Será necessário identificar talentos e apostar em valores diferenciados, pois viveremos um momento de escassez de mão de obra capacitada e com experiência comprovada - destaca o superintendente de Desenvolvimento de Pessoal da Personal Service, Marcos Gaspar.

Karla Carvalho, 38 anos, é um exemplo desse momento de aquecimento do mercado. Formada em informática, ela trabalhava no setor de exploração de petróleo da Petrobras até agosto de 2009, quando foi demitida, mas um mês depois já estava empregada novamente, em outro setor da empresa, que é terceirizado: o de tecnologia de informação.

- Espalhei currículos no mercado e, por coincidência, fui chamada por essa empresa que presta serviço para a Petrobras. Ocupei uma vaga que estava aberta há um mês. Acho que, no meu caso, a falta de profissionais qualificados na minha área facilitou a contratação. O setor de TI não para de crescer - conta Karla, que hoje trabalha com desenvolvimento de sistemas. *

Monteath lembra, no entanto, que, quando estão em jogo oportunidades para cargos estratégicos, de alta gerência e diretoria, o tempo médio de ocupação da vaga, no Brasil, aumenta para cinco semanas:

- Nesses processos, o candidato passa por etapas de seleção que, muitas vezes, são realizadas no exterior. Além disso, ele precisa se adequar à agenda do presidente da empresa, o que leva um pouco mais de tempo.

Especializada no recrutamento de executivos para empresas brasileiras, a 2GET confirma a necessidade de um tempo maior para a contratação de profissionais que ocupam posições mais altas.

- A ocupação de cargos mais elevados é delicada, gera um impacto na estrutura e nas tarefas da empresa, por isso é algo pensado com muito critério - afirma o sócio da 2GET, Adrian Tsallis.
* A FASE possui a ênfase de Sistemas da Informação no curso de Administração, essa ênfase fornece ao aluno condições de lidar com a informação e de atualizar a tecnologia da informática para assegurar a competitividade das organizações.

Amanhã é dia de cinema


Nesta terça-feira (05/10) o Centro Cultural FASE traz a primeira edição da Mostra de Cinema Brasileiro Regional, com o filme O Auto da Compadecida.

http://centroculturalfasefmp.blogspot.com/p/cine-clube-mostra-de-cinema-nacional.html

A exibição acontece às 13h30 e 17 h no Auditório do Centro Cultural.

FASE participa da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/ Faculdade de Medicina de Petrópolis participam da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2010. Em Petrópolis a programação é organizada pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia. Vários pontos da cidade viram referência da semana, com eventos, exposições, exibição de filmes para toda a população, inclusive estudantes do ensino fundamental e médio, da rede pública.

http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/3223.html

A FASE estará realizando visitas guiadas à exposição CORPO: Anatomia, Arte e Tecnologia, além da exibição de filmes do Circuito Tela Verde http://circuitotelaverde.blogspot.com/, nos seguintes dias:

18/10 – 09h às 12h e 13h às 17h00
20/10 – 09h às 12h
21/10 – 09h às 12h

Local: Auditório Centro Cultural FASE