terça-feira, 18 de outubro de 2011

Dia do Médico

No Dia do Médico, quero parabenizar todos os professores-médicos e profissionais médicos, que colaboram com a nossa FMP/Fase, contribuindo decisivamente para a formação de nossos alunos. Sabemos que todas as profissões são igualmente dignas e relevantes para o desenvolvimento humano, mas há que se ressaltar a importância dos médicos na perspectiva mais profunda da valorização do outro, através do olhar que conforta, da mão que afaga e do conhecimento que ameniza o sofrimento e resgata vidas. Por sua especial condição, capaz de interferir profundamente sobre a vida do próximo, vale ressaltar a importância de certos valores como a ética, a verdade, a humildade, a dedicação e o compromisso, a compaixão e a esperança, que devem ser acompanhados do trabalho, da investigação e da curiosidade, da constante atualização de conhecimentos, da consciência das limitações humanas. Essas são as premissas sobre as quais se tenta edificar o currículo do curso de medicina. E como é difícil fazê-lo se não contarmos com a compreensão de cada professor e profissional médico acerca da sua própria vocação. Ser médico e ser professor de medicina requer ainda ser modelo de profissional para os estudantes! Portanto, nesse importante dia, agradecemos a todos os que, com seu honesto e sincero trabalho, abraçam esses compromissos de exercer a medicina e motivar seus alunos a desenvolverem essa tão especial e sublime profissão. Que Deus os abençoe em sua caminhada, e obrigada por pertencerem à nossa Instituição!


Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves
Supervisora Geral FMP/FASE

FMP/Fase leva peças do corpo humano para a SNCT

A instituição também ofereceu mini-cursos sobre drogas lícitas e ilícitas

Teve início na segunda-feira (17), a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), promovida pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), em parceria com diversas instituições do país. A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) mais uma vez foi convidada a participar do evento, que ocorre no espaço do MCT até o dia 20 de outubro, das 10h às 19h, no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC).

A FMP/Fase realiza anualmente a Semana Científica, que está em sua 17ª edição, onde são oferecidos cursos, concursos e palestras. Parte de sua programação consta no cronograma de atividades da SNCT 2011, para a qual a instituição reservou uma versão reduzida da mostra Corpo – Anatomia, Arte e Tecnologia – exposição que obteve sucesso de público durante sua realização, entre agosto de 2010 e abril de 2011. Nesta edição da SNCT não foi diferente. Os alunos que ali chegavam faziam fila para ver as peças do corpo humano com câncer e receber as explicações dos estudantes de Medicina.

“Eles explicaram por que o câncer fica na mama. Eu nunca tinha visto isso antes, mas pelo microscópio é muito interessante”, disse Wendel Valentim Chagas, aluno do 8º ano da Escola Municipal Clemente Fernandes. A professora de Ciências, Bete Alt, cujos pais faleceram de câncer no estômago, ficou impressionada com o que viu. “Eu gostei bastante do visual, porque a criança se interessa mais com a peça em si do que com uma figura no livro”.

Segundo o coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase, “com a SNCT, nós damos a oportunidade aos alunos de perceberem que a ciência tem que sair dos espaços específicos e ganhar outros horizontes, para que o público leigo tenha conhecimento de questões que visam à promoção da saúde”, explicou Ricardo Tammela.

A FMP/Fase também ofereceu mini-cursos sobre Toxicomania, orientando os participantes a respeito das consequências das drogas lícitas e ilícitas no organismo, além de fornecer dicas e conselhos sobre o tema. O curso, com duração de uma hora, foi aplicado pelos alunos de licenciatura em Enfermagem da Fase, com supervisão de seus professores.

A expectativa é que o espaço do MCT no LNCC receba 20 mil pessoas durante os quatro dias de evento, sendo uma parte desse público, proveniente de 198 escolas da rede municipal de ensino.