quinta-feira, 16 de julho de 2009

http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=7520&Itemid=49

Incidência de meningite é maior no inverno

Evitar ambientes fechados e se vacinar são as melhores formas de prevenção contra a doençaFicar resfriado é comum nesta época do ano, mas o inverno pode causar danos bem maiores do que uma simples gripe. Entre os dias 23 de maio e 27 de junho/2009, 12 pessoas morreram vítimas de meningite na Bahia. Já são 62 mortes por meningite, com 535 casos confirmados, em 2009. Só a meningite menincogócica, a forma mais grave da doença, matou 22 pessoas em 30 municípios do estado. Os dados alertam para os perigos da doença, que pode infectar tanto crianças como adultos.A meningite é um processo inflamatório e infeccioso que atinge as meninges – membranas cerebrais que revestem o sistema nervoso central – e que pode levar a vítima ao estado de coma e até à morte. Ela pode ser causada principalmente por vírus ou por algumas espécies de bactérias, que entram no organismo por meio das vias respiratórias. Por este motivo, a doença é mais comum no inverno, época do ano em que as pessoas costumam ficar mais tempo em ambientes fechados, favoráveis à transmissão dos agentes biológicos. Existem vacinas específicas que preparam o sistema imunológico para combater esses agentes, mas as principais delas não são públicas. O pediatra e infectologista Paulo César Guimarães, professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e membro do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, alerta para a importância do investimento em vacinação: “Adultos também podem se prevenir, mas não há muitas opções de vacinas para eles. O ideal é que o governo estimule os pais a vacinar seus filhos contra a meningite desde cedo”. Crianças de até 2 anos de idade estão mais suscetíveis a contrair meningite porque não desenvolveram ainda imunidade aos agentes que provocam a doença. No entanto, adultos que não se vacinaram na infância e trabalham em lugares com pouca ventilação, por exemplo, ou que sofrem de doenças respiratórias, também estão vulneráveis. Rigidez da nuca, febre, dores de cabeça são alguns dos sintomas. Os recém-nascidos apresentam perda da capacidade de sucção e moleira abaulada, ou seja, um pouco levantada. O pediatra e infectologista ainda ressalta que a população não precisa ficar preocupada com o risco de uma epidemia no momento. “A meningite é uma doença sazonal que pode ser evitada principalmente através da vacinação. O calendário público de vacinas brasileiro é muito bom e o número de casos da doença é controlado no Brasil”, afirma
Continuidade de tratamento é essencial para combater o HPV


RIO DE JANEIRO - As chances de cura de mulheres atingidas por algum dos cerca de 200 tipos de HPV chegam a quase 100% quando o diagnóstico é realizado precocemente. Contudo, muitas ainda não seguem a recomendação médica de realizar o exame Papanicolaou anualmente e correm o risco de desenvolver o câncer do colo do útero. E mais, mesmo após o diagnóstico, é grande também o número de pacientes que abandonam o tratamento.
Para conscientizá-las sobre os riscos da doença e sobre a importância de dar continuidade ao tratamento, a professora de enfermagem da Faculdade Arthur de Sá Earp Neto (Fase), Aline Furtado, criou um grupo pioneiro com alunos do curso: os estudantes entram em contato com as pacientes que interromperam o tratamento no Centro de Saúde de Petrópolis e as estimulam a retornar.
- Percebemos que o abandono acontece, na maioria das vezes, por desconhecimento - explica a professora.
Segundo a professora, a iniciativa foi decorrente da observação do crescimento do número de casos da doença. Estudos mostram que 50% a 80% das mulheres sexualmente ativas são infectadas por um ou mais tipos de HPV em algum momento de suas vidas. A incidência entre as jovens é maior: pesquisadores da UFRJ identificaram recentemente, a partir de análises do Inca, que 8,9% das adolescentes apresentam lesões no colo uterino induzidas pelo HPV, enquanto a incidência sobre o total de mulheres sexualmente ativas é de 5,6%.
A transmissão é realizada por via sexual, mas, diferentemente de outras doenças sexualmente transmissíveis, em geral os homens infectados não desenvolvem sintomas. Por isso, há um alto risco de contração do HPV em mulheres que têm relações sexuais sem o uso de preservativos.
A doença provoca o aparecimento de feridas e verrugas na região genital, que são tratadas por meio do uso de remédios e por cauterizações com ácido nas regiões atingidas. A principal forma de prevenção é o uso da camisinha.
Pesquisas ainda estão sendo feitas sobre a eficácia da vacina contra HPV, que não é fornecida pela rede pública de saúde. De acordo com a professora Aline Furtado, essa vacina evita o aparecimento de alguns tipos de HPV, mas não protege contra todas as variações do vírus – até porque nem todas elas já foram identificadas pelos cientistas.
16:39 - 15/07/2009

VII Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente de Petrópolis

Com o objetivo de deliberar sobre a política nacional de defesa e garantia da criança e do adolescente, será realizada VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. A abertura acontecerá no dia 24 de julho, às 18h, no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (Fase), com a presença do prefeito Paulo Mustrangi e palestra sobre os aspectos da conferência com o desembargador, Siro Darlan.A conferência prosseguirá no dia 25 de julho, das 8h às 18h30 e estará aberta a profissionais e pessoas ligadas ao tema, mas também a toda a população.O tema a ser avaliado esse ano será Construindo Diretrizes da Política e do Plano Decenal para promover ampla mobilização dos operadores do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e formadores de opinião; promover a intersetorialidade, em especial, saúde, educação, assistência social, segurança e direitos humanos.Ao todo serão cinco eixos de discussão que vão servir de base para a composição de grupos de trabalho durante a conferência: Promoção e universalização dos direitos em um contexto de desigualdade; Proteção e defesa no enfrentamento das violações de direitos humanos de crianças e adolescentes; Fortalecimento do sistema de garantia de direitos: Participação de crianças e adolescentes nos espaços de construção da Cidadania; e Gestão da Política.