quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Coordenador do Núcleo de Pós-graduação da FMP/Fase concede entrevista ao canal 16

Na terça-feira (11), o coordenador do Núcleo de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da FMP/Fase, professor João Miranda, concedeu uma entrevista ao vivo para o programa Visão Geral, da emissora TV Cidade Imperial (canal 16), sobre os cursos de pós-graduação e MBA ogerecidos pela instituição.




Durante a entrevista, o prof. João Miranda destacou a importância do investimento das empresas na formação de seus profissionais e as atuais exigências do mercado, atualmente muito competitivo.




O apresentador do programa, Eduardo Moreira, comentou que ficou impressionado com a estrutura física e o conforto oferecidos no campus universitário da FMP/Fase, e com as excelentes avaliações conquistadas sucessivamente pela instituição.

A entrevista pode ser assistida no site www.visaogeral.tv.br

Veja as fotos!



FMP garante extensão do Programa de Residência Médica em Neonatologia

A Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) decidiu a favor da extensão do Programa de Neonatologia, oferecido pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP), prolongando sua duração de um para dois anos, segundo o processo nº 1509/2011.

O Hospital de Ensino Alcides Carneiro, cujo Pavilhão de Ensino pertence à FMP, recebeu, em agosto, uma visita técnica da Comissão Estadual de Residência Médica do Rio de Janeiro (CEREMERJ), vinculada ao Ministério da Educação, que avaliou o Programa de Residência em Neonatologia de todas as instituições que possuem residência médica nessa área.


Uma resolução da CNRM aumentou o tempo de duração da residência em neonatologia de um para dois anos, sendo necessário, portanto, o recredenciamento dos programas que atendem aos requisitos mínimos exigidos, como condições de trabalho, infraestrutura, suporte acadêmico, qualificação dos professores, entre outros.


Segundo o coordenador geral de residências médicas da Faculdade de Medicina de Petrópolis, “este recredenciamento será fundamental para que possamos contribuir para a formação de novos especialistas, pois a neonatologia é uma área de atuação do pediatra, que tem um maior contato com crianças recém-nascidas e prematuras, com necessidade de tratamento médico”, disse o Dr. Miguel Koury.


A Faculdade de Medicina de Petrópolis incluiu, em 2009, o Programa de Residência Médica (PRM) em Neonatologia para atender a uma demanda da região, que carece de profissionais especialistas na área, sendo a única instituição serrana a possuir esse programa. A FMP também possui PRMs nas seguintes áreas: Pediatria, Cirurgia Clínica, Saúde da Família, Terapia Intensiva de Adultos, Anestesiologia e Ginecologia Obstetrícia.

PSF Estrada da Saudade na prevenção do câncer de mama

O Posto de Saúde da Família do bairro Estrada da Saudade ganhou um colorido diferente no dia 06 de outubro (quinta-feira). Uma parceria entre a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) e a Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos (APPO) proporcionou aos moradores da localidade um dia de prevenção ao câncer de mama.


Durante o “Estrada Rosa”, houve exibição de vídeo, com depoimentos de mulheres que tiveram a doença, e foram realizadas palestras. Os alunos do curso de Medicina também interagiram, tirando dúvidas dos participantes. “Eles ficam muito empolgados em sair do ambiente acadêmico e participar de algo concreto. O médico, principalmente o que trata de saúde da família, precisa ter esse contato com as pessoas e estabelecer o vínculo com a comunidade”, disse o professor Paulo Sá, coordenador do Núcleo de Atenção Básica da FMP.


Para a aluna do 1º ano de Medicina, Edicelli Loureiro Silva, “aprendemos coisas que não aprenderíamos se não fossem campanhas como essa”. Segundo Natalie Leal, aluna do 6º ano, “esse tipo de atividade ajuda a lidar corretamente com cada paciente e a ter uma postura médica”.


A palestra foi ministrada pelas próprias pacientes, as “vitoriosas”, que receberam capacitação, pela empresa norte-americana Susan Komen, para abordar o assunto em público. A presidente da APPO, Ana Cristina Coelho Mattos, explicou que “antes as mulheres se sentiam vítimas da doença, mas agora elas têm uma mentalidade diferente e conhecem seus direitos”. Segundo Ana Cristina, que também trabalha para o Centro de Terapia Oncológica, em Petrópolis, o índice de mulheres com câncer de mama aumentou no ano passado, se comparado a 2009.


Os demais PSFs, cujas equipes pertencem à FMP vêm realizando diversas atividades de conscientização para os moradores, como educação ambiental, controle da dengue, saúde da terceira idade, doenças transmitidas pela água, localização de moradia e campanhas antitabagismo, de prevenção de acidentes, e do câncer ginecológico.