quinta-feira, 16 de maio de 2013

Encerramento da Semana de Enfermagem 2013

A 12ª Semana de Enfermagem da Fase chegou ao fim, após diversas palestras e workshops que abordaram a consciência profissional do enfermeiro, tema este também debatido na 74ª Semana Nacional de Enfermagem. O último dia do evento (14) contou com a participação das professoras Vivina Lanzarini, da Fase, e Carolina Siqueira, do Instituto Jesus Monteiro, que falaram sobre o papel do coordenador na formação do profissional de Enfermagem.

Também foi realizada uma palestra sobre a espiritualidade aliada à profissão, com importantes observações feitas pelo Frei Vitório Mazzuco, do Instituto Teológico Franciscano. Em seguida, Ricardo Tammela, coordenador de Projetos Especiais da FMP/Fase, abordou um tema ainda considerado delicado, sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. No ano passado, a instituição declarou o apoio à campanha e, desde então, vem realizando ações de combate a essa prática, como a utilização do selo "FAÇA BONITO", em todas as suas peças de divulgação, e a realização de palestras nas comunidades de Petrópolis e cidades vizinhas.

A palestra foi aberta a debate e contou com a participação de pessoas da platéia, que tiraram dúvidas e compartilharam informações sobre o tema. Ricardo Tammela salientou a importância em se denunciar o abuso sexual através do Disque 100, número do Governo Federal que garante sigilo do denunciante e encaminha os casos para as entidades competentes. Durante sua palestra, todos foram surpreendidos por uma intervenção do grupo de teatro circence "Andança", que "invadiu" o auditório e apresentou uma performance cômico-musical, o que provocou muitos risos da plateia.

O encerramento da Semana de Enfermagem 2013 também promoveu diversas premiações, como os 16 melhores alunos do Simulado Acadêmico Integrado de Enfermagem (SAIENF), aplicado em 2012, o resultado da gincana de arrecadação de alimentos, realizada pelas oito turmas do curso, onde o sétimo período saiu vitorioso - foram arrecadados mais de 200 kg ao todo, que serão doados aos postos de saúde da cidade -, e também foram premiados os responsáveis pelos melhores trabalhos científicos: 

1º lugar: As dificuldades das Puérperas no Aleitamento Materno - Uma Visão da Comunicação pela Enfermagem
Ana Claudia Beer Ferreira Leite
Letícia Teixeira Ataide Silva
Esther de Almeida Oliveira Silva
Priscila Ferreira Mathias
Simone Fabiana Aguiar da Silva
Izabel dos Santos Romero (professora orientadora) 

2º lugar: Perfil da Demanda Assistida por Unidades de Saúde da Família - Análise Quantitativa da Realização de Preventivos em Mulheres em Idade Produtiva
Ana Claudia Beer Ferreira Leite
Rayane Rozaline Nascimento
Tais de Souza Lopes (professora orientadora) 

3º lugar (empate): A Visão da Enfermagem Frente à Saúde da Gestante no Pré-Natal
Mariana Leal Marcolino
Natasha Pereira da Silva
Patricia Paula Neves
Jefferson Martins de Castro
Izabel dos Santos Romero (professora orientadora) 
E Tendência da Incidência de Câncer de Colo de Útero no Período de 2008-2011, em São Paulo, Brasil
Bianca da Silva Nunes
Keila de Oliveira dos Santos
Taís Lopes (professora orientadora) 

O encerramento da Semana de Enfermagem da Fase contou com a posse oficial do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem (GEPENF), criado em 2005 com o objetivo de fomentar discussões relacionadas ao contexto de saúde, sociedade e família, estimular a iniciação científica junto aos discentes, fortalecer a construção do conhecimento produzido nos cenários de pratica, bem como divulgá-los entre a sociedade acadêmica, em eventos científicos, nacionais, regionais e locais. O GEPENF é formado por:

Cristina Hansel 
Claudia Respeita
Isabelle Geoffroy
Luzimar Borba Paim
Maria Cecília Marcolino
Margarete Perez
Mariana Leal Marcolino (aluna) 

Na ocasião, foram apresentados os novos membros do Centro Acadêmico de Enfermagem, que ficarão encarregados das atividades relacionadas ao curso durante a gestão 2013/2014. São eles:

Mariana Leal Marcolino - presidente
Ana Carolina Kopke Rocha - vice-presidente
Bruno Rodrigues Silveira - tesoureiro
Natasha Pereira da Silva - secretária
Desirrê Mathias Pinheiro - diretora de eventos
Suellen Vidal Pereira - diretora de esportes
Carolina de Moraes Gomes Tavares e Rayan Rezende - diretores científicos e culturais



Da esquerda para a direita: Frei Antônio Everaldo Palubiak Marinho,
do Instituto Teológico Franciscano, Míriam Heidemann,
coordenadora do curso de Enfermagem da Fase, e o palestrante
Frei Vitório Mazzuco, também do ITF.








Membros do Centro Acadêmico de Enfermagem - gestão 2012/13

Novos membros do Centro Acadêmico de Enfermagem - gestão 2013/14



Membros do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem (GEPENF)

Alunos que obtiveram as melhores colocações no
Simulado Integrado de Enfermagem (SAIENF), aplicado no ano passado.