quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Uma nova educação para um novo aluno

Conectados, rápidos, impacientes. Essas são algumas das características dos alunos que chegam hoje ao ensino superior. O novo perfil dos universitários exige mudanças também na postura dos professores e das instituições. Atenta a essa nova dinâmica, a Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto investe na capacitação contínua de seus profissionais.

“A capacitação começou, em 2009, pois se fazia necessário tornar o processo de ensino e aprendizagem mais atrativo, por isso a ideia de implementação de métodos ativos, pois através deles você provoca o aluno a buscar o conhecimento que tem significado para ele”, comenta Maria Thereza de Sá Earp, coordenadora do Núcleo Pedagógico da FMP/Fase.

Este ano, 116 professores participaram do Programa de Capacitação Docente da FMP/Fase, que trouxe como tema “Desafios dos Docentes de Ensino Superior no Contexto Atual: Metodologias Ativas", promovendo a troca de experiências entre os professores e palestrantes, desenvolvendo técnicas mais atrativas para o processo de ensino e aprendizagem , além de melhores formas de avaliar o aprendizado do aluno.

“Nós não queremos mudar o que está dando certo, queremos fazer com que os professores pensem que o aluno passivo que senta na sala de aula e só ouve e recebe informação não condiz mais com um aluno do século XXI”, afirma a professora e Psicóloga, Ana Helena Tibiriça Ramos Goldenstein.

As metodologias ativas têm como proposta fazer com que o aluno seja responsável pela sua própria aprendizagem, buscando conhecimento através do estímulo do professor.
Além do programação de capacitação, a Faculdade... investe também na especialização de sua equipe através de Cursos de Pós-Graduação em metodologias ativas para a área da saúde.