segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Semana Científica na FMP/Fase chega à 21ª edição de olho no futuro



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) promoverá a 21ª edição da Semana Científica da instituição, de 20 a 23 de outubro, com apresentações de trabalhos, cursos e debates. O tema que inspira a programação este ano é "Luz, ciência e vida", o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que vai de 19 a 25.

"Queremos provocar a reflexão sobre os mais variados problemas com que nos deparamos nos estudos e práticas profissionais. E discutir como a ciência pode por luz nesses problemas. A boa ciência! Aquela construída com ética", diz a professora Regina Bortolini, da Comissão Organizadora da 21ª Semana Científica da FMP/Fase. 

A agenda começará, dia 20, às 18h, na Sala Arthur Sá Earp Neto, com a palestra de abertura "A luz e a dialética realidade - Natureza", com o físico José Abdalla Helayël-Neto. O pesquisador ministra cursos e orienta estudantes de mestrado e doutorado, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. Ele se dedica também à educação em periferias urbanas, em projetos que focalizam a divulgação científica, a orientação vocacional e os cursos de Pré-Vestibular Comunitários. No núcleo de Petrópolis, do qual é fundador, e em alguns núcleos do Rio, ensina Física, Matemática, Química e Ciência-Cultura-Cidadania para os vestibulandos.

Às 20h30, na mesma sala, o tema "É possível ser feliz no trabalho?" será abordado por Maria Esther de Freitas, da FGV/SP, e Carlos Jardel, do Dieese. Na sequência, ocorrerá o lançamento do livro “Rotinas de diagnóstico e tratamento das doenças infecciosas e parasitárias”, de Walter Tavares.

Também no dia 20, das 14h às 16h e das 16h às 18h, acontecerá o curso de Busca de Artigos em Bases Eletrônicas de Dados, a cargo do professor Luís Eduardo Santos Fontes, no Laboratório de Informática da faculdade. 

No dia 21 de outubro, das 13h30 às 15h30, acontecerão apresentações sobre temas como “Efeito quimio preventivo dos alimentos no câncer”, “Terapias regenerativas em Medicina do Esporte”, “Práticas integrativas e complementares na saúde”, “Saúde no divã: como anda esse tal direito?”, e a oficina “Testando sua memória”. Das 15h45 às 17h45, os debates avançarão nos painéis “Discutindo a memória em seus diferentes aspectos”, “Comunicação em saúde: o desafio de se fazer entender”, “Síndrome de Burnout” e “Relação entre distúrbios do desenvolvimento cerebral e doenças neurológicas e psiquiátricas”. 

Para os estudantes de Administração, das 17h30 às 19h30 acontecerá o Curso Fragmentos de Peter Drucker, em dois dias. A Mostra de Trabalhos Científicos do Curso de Administração será a atração da Sala Arthur de Sá Earp Neto. Às 20h15, a discussão girará em torno do tema “O que será das organizações nos próximos 50 anos”. 

Antes, das 18h às 20h, tendas temáticas com os títulos “Clandestinas”, “Redução de danos – uma abordagem de acolhimento” e “Estatuto da Criança e do Adolescente, 25 anos”, terão como convidados a feminista Sonia Corrêa, a psicóloga Taísa Chehab e o delegado Orlando Zacone, respectivamente. Ainda na área da saúde, no mesmo horário, acontecerá o painel “O que é Medicina baseada em evidências” e a oficina “Saúde Trans”. 

No dia 22, das 13h30 às 15h30, os “Cuidados paliativos” estarão em pauta na mesa que reunirá o professor Alexandre Vilela Barbosa (FMP/Fase), Ana Claudia de Lima Quintana Arantes (USP) e Nathália Menezes Raposo Mathias (Unimed). Das 15h45 às 17h45, os debates serão sobre “Uso e abuso de esteroides sexuais”, “Terapias de reposição celular: quais são as possibilidades e até onde podemos chegar?”, “Políticas públicas para o controle da sífilis”, “Felicidade e câncer: qual é a relação?”, ”Doenças do refluxo gastroesofágico”, “Estágios e intercâmbios”, “Aplicação dos alimentos funcionais nas práticas profissionais”, “É possível uma publicidade ética?” e “Atuação multiprofissional na prevenção de infecção de pacientes internados na UTI”. No último dia do encontro (23), também serão apresentados trabalhos científicos e programas culturais. 

Até o dia 15 de outubro, podem ser feitas as inscrições para os minicursos sobre Busca de Artigos em Bases Eletrônicas de Dados e Fragmentos de Peter Drucker. Também ocorrerão cursos sobre Sutura e Nós, Manejo Inicial e Intra-Hospitalar da Parada Cardiorrespiratória Não Traumática, Ventilação Mecânica, Técnicas Avançadas para Cirurgia de Reconstrução Craniofacial e Ferramentas Digitais de Formatação de Monografias.
Já as inscrições para participar da Semana Científica vão até o dia 20 de outubro, no valor de R$ 15, com direito a certificado. A programação completa está em www.fmpfase.edu.br. O endereço da FMP/Fase é Av. Barão do Rio Branco, 1003, no Centro de Petrópolis.

Programação FASE TV - De 27 de setembro a 03 de outubro

Programa EM QUESTÃO   

Tema: Série Nutrição nos Ciclos da Vida – Alimentação na Fase Adulta e na Terceira Idade
  •  Segundo a Organização Mundial da Saúde, a alimentação inadequada está diretamente relacionada a doenças crônicas, como diabetes e hipertensão. Há ainda uma relação importante entre o que comemos e o risco de infartos e derrames. O padrão alimentar, também está na lista de fatores que levam a determinados tipos de câncer, principalmente os ligados ao sistema digestivo e ao intestino. O episódio que encerra a série Alimentação nos Diferentes Ciclos de Vida aborda a fase adulta e a terceira idade, com a participação da nutricionista Júlia Ramos.
Em Questão: Segunda, 20h
                    Terça, 21h30
                    Quarta, 22h30
                    Quinta, 21h30
                    Sexta, 22h
                    Sábado, 14h30
                    Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA 

Tema: Quarteto Kawabanga
  • O programa apresenta o Quarteto Kawabanga. Criado em 2011 por músicos experientes, vindos de outros grupos reconhecidos de Petrópolis, como o Taruíra e o Chutando o Balde, o quarteto é formado por João Felippe Ramos (cavaquinho e cavaco de 5 cordas), Guto Menezes (violão, cavaquinho e viola caipira), Leandro Mattos (pandeiro e percussão) e Yuri Garrido (bateria e percussão). Com repertório eclético que revisita clássicos da MPB, do baião à bossa nova, o grupo também garante nova roupagem a músicas internacionais e aposta em canções autorais. No episódio, os músicos falam da parceria dentro e fora do palco.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                           Terça, 20h
                           Quarta, 20h30 
                           Quinta, 22h30
                           Sábado, 17h
                           Domingo, 20h30

Programa MINUTO FASE 

Tema: Semana de Nutrição 2015
  • O episódio mostra como foi a edição 2015 da Semana de Nutrição da FMP/Fase, que abordou a importância da alimentação adequada nos diferentes ciclos da vida, da infância à terceira idade. Nas palestras e mesas redondas, foram debatidas as necessidades nutricionais de cada fase, com ênfase na prevenção. O evento contou com a participação de profissionais de destaque de todo o país.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – Em Questão 

Tema: As Grandes Epidemias
  • A devastação de regiões inteiras da África Ocidental pelo Ebola acionou novamente o alerta das autoridades sanitárias internacionais. A Organização Mundial de Saúde está trabalhando com outras agências de ajuda das Nações Unidas para tentar conter o avanço do vírus, além de tratar os doentes, dar suporte às famílias e evitar o caos econômico dos países atingidos. A história da humanidade é marcada por tragédias humanitárias causadas por grandes epidemias: a peste negra, a gripe espanhola, o sarampo, a malária, a febre amarela, o tifo, a poliomielite, a aids e a gripe H1N1. O Em Questão debate o assunto com o infectologista Luis Arnaldo Magdalena Pereira, médico do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP).
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programa AO REDOR

Tema: Lâmpadas solares de garrafa
  • O programa acompanha a história de um empreendedor social das Filipinas que conseguiu, de forma simples e barata, diminuir o sofrimento das famílias que não tem acesso à energia: As lâmpadas solares de garrafa. Uma tecnologia desenvolvida com a ajuda de jovens universitários dos Estados Unidos.
Ao Redor: Terça, 11h
                 Quinta, 20h30
                 Domingo, 22h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

 Programa TOME CIÊNCIA 

Tema: Inclusão no nosso mundo digital
  • Ir ao caixa eletrônico e passar o cartão na máquina é algo aparentemente simples para quem assimilou o raciocínio de quem criou aquela máquina. Para quem se candidata a um emprego, o uso do computador pode ser decisivo na conquista da vaga. Atualmente, quem não tem acesso à internet ou ao uso de computadores é, de certa forma, um analfabeto; um analfabeto digital. Também chamada por alguns de apartheid digital, a exclusão digital ainda é uma realidade em nosso país: 100 milhões de pessoas ainda não acessam internet no Brasil, pelo menos até 2008, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Um desequilíbrio que levou o então presidente Lula, no final de 2009, a afirmar que a inclusão digital, da mesma forma como a inclusão social, deve ser encarada como uma prioridade nacional, o que levou o governo a acelerar providências para implantar a banda larga em todo o país. Mas existem sinais de melhoras e o Brasil já tem a maior média mundial de tempo de acesso. O que não representa dizer bom uso das ferramentas, pois até a existência de computadores não garante necessariamente a qualidade do ensino. Os especialistas convidados debatem as formas de utilizar esse novo mundo das comunicações: inclusão digital, computador em sala de aula, programas livres ou nacionais, educação a distância e interatividade da TV digital. Afinal, como a tecnologia pode mudar nossas vidas? O conteúdo deste programa foi sugerido pela Sociedade Brasileira de Computação, que é vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – a SBPC e, nesta condição, integra o conselho científico do Tome Ciência.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                      Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Novas regras para o parto normal na saúde suplementar
  • O Brasil é campeão de cesarianas no mundo. Na rede pública, cerca de 40% dos partos realizados são cesáreos. Na rede privada, esse índice sobe para 80%. Por isso, o Ministério da Saúde e a Agência Nacional Suplementar divulgaram uma solução para estimular o parto normal na rede privada. No programa de hoje, você vai saber sobre essas novas recomendações e a importância da informação para que a gestante possa assumir o protagonismo desse momento tão importante que é o nascimento.
Programa Ligado em Saúde: Terça, 21h
                                            Quarta, 10h
                                            Sábado, 11h 

Programa CIÊNCIA & LETRAS 

Tema: Castro Alves
  • "Era um sonho dantesco... O tombadilho que das luzernas avermelha o brilho, em sangue a se banhar. Tinir de ferros... estalar do açoite... legiões de homens negros como a noite, Horrendos a dançar”. O trecho do livro Tragédia no Mar (O Navio Negreiro) abre o programa dedicado a Castro Alves, o “poeta dos escravos”. O poema escrito em 1868 denuncia a miséria a que eram submetidos os africanos na travessia oceânica.
Ciência & Letras: Domingo, 15h 
                           Segunda, 22h30
                           Quinta, 20h

Programa NA ESTRADA
 
Tema: João Pessoa - PB
  • O episódio mostra as práticas alternativas e complementares que são oferecidas à população da capital paraibana através do Sistema Único de Saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                      Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA 

Tema: Conselheiros de Saúde
  • O que querem dizer milhões de brasileiros quando saem às ruas para questionar a forma como a democracia representativa está sendo conduzida por nossa classe política? Mas, além das manifestações, existem outras formas de influenciar decisões. Um exemplo disso são os conselhos de saúde espalhados por todo o país.
Em Família: Quarta, 20h
                   Domingo, 16h
                  Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Casa do cachorro preto
  • Você já ouviu falar sobre A Casa do Cachorro Preto? O Unidiversidade mostra esse interessante espaço cultural destinado a diferentes experimentações artísticas que vão das artes plásticas à música, passando pelo design, o teatro e o cinema, em Olinda, Pernambuco.
Unidiversidade: Terça, 10h 
                        Quinta, 18h
                        Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35.

FMP/Fase investe em novo tomógrafo para o Hospital de Ensino Alcides Carneiro


O Hospital de Ensino Alcides Carneiro recebeu um novo tomógrafo, que será utilizado para atender à demanda de exames de pacientes internados ou em avaliação na rede municipal de saúde. O investimento de compra do equipamento, realizado pela Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai garantir mais qualidade ao serviço prestado, uma vez que há a possibilidade de realizar uma diversidade maior de exames complexos e mais detalhados.

Novo tomógrafo do Hospital Alcides Carneiro
“Angiotomografia, por exemplo, é um exame que não era feito no HAC, pois o equipamento antigo não tinha capacidade para realizá-lo. Esse novo tomógrafo oferece a possibilidade de ter um diagnóstico mais completo, com detalhamento maior e recursos que utilizam baixa radiação, uma grande vantagem, pois o paciente não estará tão exposto aos efeitos da radiação”, explica o médico Eduardo Primo, coordenador de estágios do curso de Tecnologia em Radiologia da FMP/Fase.

Segundo o diretor técnico do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, a demanda de exames também poderá ser suprida, pois o novo equipamento possui capacidade para realizar o dobro de exames mensais, quando comparado com o tomógrafo que estava em uso na unidade.

“O antigo tomógrafo realizava cerca de mil exames por mês no Hospital Alcides Carneiro. Nós acreditamos que, com a agilidade nos resultados dos exames que esse novo equipamento vai nos proporcionar, será possível duplicar a média de exames realizados no HAC. Além disso, como o sistema será todo digital, irá ajudar muito no acesso dos médicos ao exame com mais rapidez e um pronto diagnóstico. Dessa forma, o tratamento será mais rápido e o tempo de permanência dos pacientes no hospital reduzido”, ressalta o médico Lécio Carneiro Júnior, diretor técnico do HAC.

O equipamento de ponta, totalmente digital, vai permitir agilizar os diagnósticos e garantir mais eficiência no atendimento dos pacientes. Em breve, o tomógrafo estará funcionando na unidade para garantir mais qualidade de atendimento aos pacientes e também aos alunos que realizam estágio no hospital.

“O aparelho vai proporcionar qualidade de estágio para os alunos do curso de Tecnologia em Radiologia, oferecido pela FMP/Fase, que poderão utilizar o novo equipamento, garantindo uma formação completa, com treinamento objetivo com os equipamentos para realização dos exames”, conclui Eduardo Primo.

Para a supervisora geral da Faculdade de Medicina de Petrópolis, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, a parceria entre a instituição e o Município de Petrópolis, através do HAC, é de extrema importância para a formação médica de qualidade, tanto em nível de graduação como de residência médica. O tomógrafo com sistema de digitalização de imagem vai beneficiar a formação dos médicos radiologistas, no novo programa de residência médica promovido pela FMP e pelo HAC.

“Os investimentos que a instituição está realizando no Hospital de Ensino buscam qualificar ainda mais o Hospital Alcides Carneiro para o atendimento às necessidades de saúde da população, como é missão e responsabilidade de um hospital escola”, frisa.