terça-feira, 27 de maio de 2014

FMP/Fase recebe 1º Feira Agroecológica



No Ano Internacional da Agricultura Familiar, celebrado em 2014, a FMP/Fase tem promovido ações que visam o bem-estar e o conceito de Economia Solidária nas comunidades atendidas pelos Postos de Saúde da Família, geridos pela instituição. Neste mês, a novidade foi a realização da 1ª Feira Agroecológica no campus da faculdade, que contou com diversos produtores locais de hortaliças, legumes e frutas.

“Não há como falarmos sobre qualidade de vida sem entrarmos na questão dos alimentos. Não apenas do ponto de vista sobre o que comemos, mas fundamentalmente, como são produzidos os alimentos que compõem nossa mesa, em toda a sua cadeia. Trazer esses produtores para perto de nossa comunidade interna é promover um encontro com essa reflexão”, explica Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

Oneias Oliveira foi um dos produtores de alimentos orgânicos que participou da feira. “Estar aqui, na FMP/Fase, é muito bom. Ficamos mais próximos dos alunos, dos funcionários e da instituição, assim as pessoas compram e acabam conhecendo o produto orgânico de qualidade, que produzimos”, comentou.

Dentre os produtos oferecidos estavam limão galego, ovos caipira, erva cidreira, tomilho, agrião d'agua, alho poró, coentro e chicória. Na ocasião, os integrantes do projeto Mãos que Criam também tiveram a oportunidade de expor seus produtos, que consistem em doces, salgados e artesanato.

O produtor rural, Oneias Oliveira, ensina como fazer uma mini-horta em casa. “Primeiramente, compramos uma terra de boa qualidade, que a gente chama de composto orgânico ou terra preta, aí colocamos a terra em um vaso com furos. Depois é só escolher a verdura, o tempero ou a hortaliça, como o manjericão, o alecrim, a hortelã, a alface romana, a cenoura, a cebolinha, etc. Assim, conseguimos ter em casa um produto de boa qualidade e ainda ajudamos o meio ambiente”, explica Oneias.

Alimentação Sustentável
Desde o mês de março, a FMP/Fase promove, mensalmente, a Invasão Ecogastronomica, que consiste em atividades de interação e vivência em slowfood, com um grande almoço coletivo, entre alunos e colaboradores.

Ainda nessa temática, a instituição lançou o curso de extensão inédito em Ecogastronomia, que tem como foco a história da alimentação, a formação da cozinha brasileira, a cultura regional e tradições, e as técnicas gastronômicas. As inscrições para o curso estão disponíveis no site: http://www.fmpfase.edu.br/extensao/?link=../curso/nutricao/3414ecogastro2014/&titulo=Extens%C3%A3o%20em%20Ecogastronomia