sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

Programação da Semana de 10 a 16 de fevereiro de 2019


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 

Programa EM QUESTÃO
Tema: Alergias Alimentares
A alergia alimentar é uma reação do nosso sistema de defesa a uma substância ingerida, e identificada erroneamente como agressora. A resposta é imediata: uma grande produção de anticorpos e um processo inflamatório. Um problema sério, que exige providências imediatas já que nos casos mais graves, pode ocorrer um choque anafilático, com riscos à vida. Em todo o mundo, aumentaram os casos de alergia a alimentos nos últimos 10 anos. Só na Europa são 17 milhões de pessoas com algum tipo de reação imunológica relacionada à comida. Nos Estados Unidos, 15 milhões. No Brasil, 6% das crianças e 3% dos adultos também têm o problema. O programa sobre alergias alimentares conta com as participações do médico Daniel Falcone, especializado em Nutrologia e diretor do Hospital de Ensino Alcides Carneiro, e da nutricionista Nathalia Ferreira de Almeida, professora da FMP/Fase.
Em Questão: Domingo, 21h
Segunda, 15h
Terça, 20h
Quarta, 18h
Quinta, 12h
Sexta, 9h e 21h
Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Jorge Furtado: Histórias de Música e Luz
Jorge Furtado é diretor e roteirista e sócio-fundador da Casa de Cinema de Porto Alegre. Com mais de 30 anos de carreira, já produziu grandes clássicos do cinema nacional, como Ilha das Flores, Meu Tio Matou um Cara, O Homem que Copiava e Saneamento Básico. Na Tv, produziu séries como Mister Brau e Doce de Mãe, que levou o Emmy Internacional na categoria de diretor. Jorge também é conhecido por adaptar histórias dos livros, como Temporal, Barbosa e O Dia em que Dorival encarou a guarda. São mais de 34 adaptações. O diretor acredita na renovação do cinema e no poder que a arte tem de unir as pessoas.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
Segunda, 18h
Terça, 9h e 21h
Quarta, 15h
Quinta, 20h
Sexta, 18h
Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE

Tema: Reabilitação de Prótese Dental
Um trabalho minucioso para devolver o sorriso a quem teve a perda dos dentes. Assim foi a prática clínica de prótese dos alunos de Odontologia da FMP/Fase. Um serviço que vai muito além da estética. Melhora a mastigação e a saúde dos pacientes e também o convívio social.

Tema: Lançamento da Campanha de Enfrentamento à violência contra a Mulher – FMP/Fase
A FMP/Fase, os diretórios acadêmicos e o Cofem, Coletivo Feminista, lançaram uma campanha de enfrentamento contra a violência a mulher. A campanha foi desenhada pela ilustradora Helena Morani. A ideia é dar voz às mulheres e construir espaços de discussão, como o bate-papo realizado com a filósofa Julia Casamasso.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa AO REDOR
Tema: Papo Reto
O episódio apresenta um exemplo do programa conjunto da ONU “Segurança com Cidadania”: o projeto Papo Reto, desenvolvido na Grande São Pedro, próxima a Vitória, no Espírito Santo. A iniciativa tem como meta reduzir em 25% a taxa de homicídios de jovens entre 15 e 24 anos até 2016. Um dos focos principais do trabalho é acabar com a rejeição da comunidade em relação às forças policiais, mostrando um outro lado dos profissionais de segurança.
Ao Redor: Terça, 14h30
Sexta, 10h
Domingo, 13h

Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1982 - Marcia Mulinari – Médica Nuclear
Marcia Mulinari manteve a turma de Medicina de 1982 da FMP unida durante os últimos 36 anos. Ela é uma das organizadoras dos 3 encontros anuais que o grupo faz regulamente. Depois de formada, Marcia fez especialização em Medicina Nuclear, segmento onde atua até hoje, em São Paulo. Na visita ao campus da faculdade, em Petrópolis, a médica se emocionou em vários momentos ao relembrar a jornada de estudante e a importância desse aprendizado para sua vida profissional.
“Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Em Questão - Depressão

SEGUNDA: Em Questão - Medicina Regenerativa

TERÇA: Em Questão - Esquizofrenia

QUARTA: Em Questão - Interações Medicamentosas

QUINTA: Em Questão – Dores na Coluna

SEXTA: Em Questão - Distúrbios do Sono

SÁBADO: Em Questão - A Relação Médico-Paciente

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: A economia enquanto ciência
Taxa de juros, superávit primário, inflação – todos estes termos, nem sempre muito claros para a maioria da população, mesmo assim fazem parte do imaginário de que a economia é que decide os caminhos do país, se confundindo com a política. Tanto que quando se fala sobre a profissão de economista no Brasil lembra-se logo de profissionais em altos escalões governamentais, tentando solucionar crises ou comandar planos de estabilidade para acertar os rumos do país. Mas a ciência econômica é muito mais que isso. Tem metodologias próprias e aplicações muito mais abrangentes do que a atuação no mercado de capitais ou na administração de recursos em empresas. É útil na análise e na gestão dos mais variados tipos de organizações humanas. Para definir até que ponto a ciência econômica pode ser vista como atividade científica ou considerada mecanismo de uso político, foram convidados especialistas para debater o papel dos economistas e da economia na sociedade atual.
Tome Ciência: Quarta, 21h
Domingo, 15h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Verão
No verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados, porque o sol e a desidratação podem trazer muitos problemas como queimaduras, envelhecimento precoce, aumentando até mesmo o risco de câncer. Assim, para evitar as doenças de pele comuns no verão a apresentadora Mônica Bittencourt conversa com o Secretário Geral da Somerj, Rômulo Capello Teixeira; e com a dermatologista, Márcia de Matos Silva.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Teatro dos 4
O programa vai falar sobre o livro "Teatro dos 4 - A Cerimônia do Adeus do Teatro Moderno", resultado da tese de doutorado em Artes Cênicas do jornalista e professor Daniel Schenker. A publicação aborda o período de 1978 a 1993, quando o teatro, que permanece funcionando no Rio de Janeiro, foi administrado por Sérgio Britto, Paulo Mamede e Mimina Roved, que além de serem gestores participavam de espetáculos na casa. Para conhecer um pouco mais da história do Teatro dos 4, o apresentador Renato Farias recebe o próprio autor do livro, Daniel Schenker.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: SP - São Paulo/São Miguel Paulista
Em São Miguel Paulista, bairro da zona leste de São Paulo, mostramos como o Sistema Único de Saúde promove o cuidado às pessoas com transtorno de acumulação compulsiva. O projeto terapêutico intersetorial é executado pelo Grupo de Apoio aos Munícipes Acumuladores, o Gama, com profissionais da Supervisão de Vigilância em Saúde e equipes das Unidades Básicas de Saúde, CRAS, CREAS, CAPS, Sub-prefeitura e Defesa Civil. Cada paciente é monitorado e assistido na rede de saúde por enfermeiros, veterinários, psicólogos, médicos, assistentes sociais, agentes de endemias e agentes comunitários de saúde, visando atenção integral, resgate da cidadania e dos vínculos familiares.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Babás
Na classe média brasileira e nas classes mais altas são bastante comuns histórias de pessoas que tiveram grande participação de babás nas suas criações. Pessoas que além de cuidar, também dão carinho e atenção às crianças na ausência dos pais. A apresentadora Monica Bittencourt conversa com a babá Raphaelly Dias; com a assistente de direção do filme “Babás”, Julia Mariano; e com o consultor comercial Raphael Albuquerque sobre como se desenvolve essa relação entre as crianças e suas babás.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Encontro de Saúde e Agroecologia
A equipe do Unidiversidade esteve me Paraty (RJ) para acompanhar o 1º Encontro Diálogos e Convergências: Saúde e Agroecologia. O evento realizado em parceria com a Fiocruz, OTSS, Articulação Nacional de Agroecologia (ANA) e Associação Brasileira de Agroecologia (ABA), teve como objetivo ampliar o alcance das ações da Fiocruz e promover a saúde por meio da agroecologia.
Unidiversidade: Quinta, 16h
Domingo, 14h30

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Banco de Leite
Você sabe como funciona o Banco de leite? Você conhece? Quer mais informações? Você sabia que o banco também faz um serviço de auxílio à amamentação? Essas e outras informações, você encontra no Histórias de Mãe.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Linhas - Episódio 1 - A luz que vem das águas
A minissérie “Linhas”, da ONG Greenpeace, pretende ligar os pontos entre as diferentes energias do Brasil e trazer informações, dados, reflexões e histórias de vidas para fortalecer o debate sobre o futuro da Energia e o setor elétrico nacional. Em nosso primeiro episódio, vamos levá-lo até Ilha Solteira, no interior de São Paulo. A história começa em 1968 junto com o nascimento do município que surgiu para abrigar os trabalhadores das construções das barragens de duas das três usinas hidrelétricas existentes na região. Também é o ano em que Dirso Souza, nosso primeiro narrador, chega em Ilha Solteira para ser não apenas “barrageiro”, mas também o primeiro morador.

Tema: Linhas - Episódio 2 - Belo Monte, formigueiro de desilusões
O segundo episódio da série Linhas apresenta o jornalista paraense Felype Adms de Oliveira, 29 anos. Há alguns anos, Felype era um dos defensores da construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu. Hoje, pensa diferente. Ele se diz enganado por quem propagandeava que a construção da barragem traria progresso e desenvolvimento à região. O que Belo Monte trouxe, garante o jornalista, é o aumento da violência, principalmente contra mulheres e adolescentes, do tráfico de drogas, de acidentes de trânsito, da poluição e do colapso de serviços públicos de saúde e educação.

Tema: Linhas - episódio 4 - Iluminando sonhos
O 4º episódio da minissérie Linhas, sobre meio ambiente e energia, do Greenpeace, mostra as mudanças na vida dos moradores de Sobrado, uma comunidade isolada no Amazonas, depois da instalação de uma miniusina de energia solar.

Tema: Linhas - episódio 5 - Solar: a energia que transforma vidas
A instalação de painéis fotovoltaicos em dois condomínios do programa Minha Casa Minha Vida está mudando a realidade de mil famílias de Juazeiro, Bahia. Além de gerar energia limpa, o projeto - fruto da parceria entre a Caixa Econômica Federal e a empresa Brasil Solair - ainda garante renda extra aos moradores. Sabia mais no 5º episodio da minissérie Linhas, sobre meio ambiente e energia, produzida pela ONG Greenpeace.
FASE.DOC: Terça, 18h
Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: 40 Anos de ALMA-ATA
O programa fala sobre os 40 anos da Conferência de Alma-Ata, que em 1978 inovou ao associar uma abordagem baseada no direito à saúde a uma estratégia viável para a realização desse direito e semeou as bases para a 8ª Conferência Nacional de Saúde e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil. A Conferência Internacional sobre Cuidados Primários de Saúde realizada na cidade de Alma-Ata, no Cazaquistão, foi celebrada e teve um balanço feito na Conferência de Astana, realizada este ano no mesmo país. A apresentadora Juliana Espíndola conversa com o coordenador do Centro de Relações Internacionais em Saúde/Fiocruz, Paulo Buss; com o coordenador do mestrado profissional em Atenção Primária a Saúde – UFRJ, Carlos Eduardo Aguilera; e com a bolsista de iniciação científica de Observ. História e Saúde – COC/Fiocruz, Fabiana Pinto que vão avaliar os avanços e desafios do direito à saúde nas quatro décadas que se passaram desde a realização da conferência.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Pesquisadora Euzenir Sarno
O apresentador Paulo Bellardi conversa com a médica e pesquisadora do Laboratório de Hanseníase do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) Euzenir Sarno sobre a produtiva carreira dela e o relevante trabalho realizado em prol da saúde pública, especialmente no campo dos estudos sobre hanseníase, pelo qual a doutora chegou a ser homenageada pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS/OMS).
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Taco da Terra (ANA)
No Zona da Mata Sul de Pernambuco, agricultores familiares estão propondo alternativas ao destrutivo cultivo de cana de açúcar e já fornecem alimentos saudáveis para as populações da região.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
Sábado, 22h

 Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Desenvolvimento Docente


A FMP/Fase realizou, durante toda a semana, atividades de capacitação do seu corpo docente com foco na prática do feedback aos alunos sobre o desempenho acadêmico. O objetivo é que esse retorno seja passado periodicamente e de forma clara. A programação contou com oficinas sobre ensino a distância e presencial e uma palestra acerca do papel do professor frente aos principais transtornos apresentados pelos estudantes. O Programa de Desenvolvimento Docente é promovido há 10 anos pelo Núcleo Pedagógico da faculdade.