terça-feira, 21 de novembro de 2017

Mercado de trabalho e novas tecnologias em Radiologia são abordados em simpósio na FMP/Fase


Com o objetivo de ampliar a visão dos estudantes de Radiologia em relação ao mercado de trabalho e às novas tecnologias, a FMP/Fase realizouno último sábado (18), o II Simpósio de Radiologia. O evento contou com a participação do Conselho Regional de Radiologia.  Entre os temas, foram abordados a qualidade da imagem em ressonância magnética, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia, as aplicações da radiologia forense antes e após a morte e a importância da atuação em equipes multiprofissionais. Os alunos do curso da instituição ainda apresentaram seus trabalhos na sexta-feira, dia 17, como parte da programação do simpósio. 

André Kinder - Coordenador do curso de Radiologia da FMP/Fase


Compondo a mesa, da esquerda para à direita: André Kinder - Coordenador do curso de Radiologia da FMP/Fase; Carlos Justino – Vereador e tecnólogo em radiologia; Catia de Fátima Benevides – Conselheira efetiva no Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro; Marcello Carlos de Souza Costa – Presidente do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro; Carlos Eduardo Miranda Batista – Secretário do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro; e Alexandre Kuster – Professor do curso de radiologia da FMP/Fase

Programação da Semana de 19 a 25 de novembro de 2017


PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


Programa EM QUESTÃO
Tema: Dividir para Multiplicar
Dividir responsabilidades, somar esforços e multiplicar soluções para diminuir as desigualdades no mundo. Essa foi a tônica dos debates da 23ª Semana Científica da FMP/Fase, com o tema "Dividir para Multiplicar". O Em Questão aborda o assunto, tendo como convidado o filósofo Nilton dos Anjos, professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio).
Em Questão: Domingo, 21h


Segunda, 15h

Terça, 20h

Quarta, 18h

Quinta, 12h

Sexta, 9h e 21h

Sábado, 12h e 18h

Programa ARTE&CULTURA
Tema: Almir Chiaratti: Um Artista Sem Rótulos
Um artista multifacetado. Assim é Almir Chiaratti, um cantor, compositor e multi-instrumentista, que produz discos, shows, clipes, e cuida da produção musical de espetáculos, como "Cheiro de Manga", da bailarina Laura de Castro. Em seu álbum de estreia, "Bastidores do Sorriso", Almir apresenta canções próprias, em tom confessional, mas com influências diversificadas, da MPB ao rock psicodélico dos Mutantes. No palco, no audiovisual ou no teatro, em qualquer uma das muitas facetas de Almir há sempre a presença da música e o prazer em descobrir e contar histórias.
Arte&Cultura – Domingo, 12h e 18h


 Segunda, 18h

Terça, 9h e 21h

Quarta, 15h

Quinta, 20h

Sexta, 18h

Sábado, 9h e 21h

Programa MINUTO FASE
Tema: Avaliação Nutricional – 2ª etapa
Mais da metade dos colaboradores da FMP/Fase estão acima do peso e apenas 3 por cento realizam as refeições de forma desejável. Esse é o resultado da análise das informações coletadas na primeira etapa do projeto Avaliação Nutricional e
Promoção da Saúde dos Funcionários da FMP/Fase, iniciado em abril. Num primeiro momento, os funcionários foram entrevistados por alunos do curso de Nutrição, com a supervisão de professores. Eles responderam perguntas sobre estilo de vida e consumo alimentar. Os participantes foram pesados e tiveram a altura e o perímetro da cintura medidos. A partir da análise dos dados, alunos e professores responsáveis pela pesquisa iniciaram uma nova etapa do trabalho: a de orientação. Os funcionários receberam orientações de como preparar marmitas e lanches saudáveis. E também aprenderam a importância de dar preferência aos alimentos naturais, reduzindo o consumo de comida processada ou ultraprocessada.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


Programa AO REDOR
Tema: Arquipélago Fiji/Ilha orgânica – Tecnologia/Mudanças Climáticas –
Palestina/Moda

O programa fala sobre as mais de 300 Ilhas do Arquipélago Fiji,que são mundialmente conhecidas pela beleza. Atualmente, uma delas ganhou um novo destaque: O titulo oficial de ilha orgânica. O episódio também fala sobre o software criado pela ONU para monitorar as mudanças climáticas, onde a tecnologia se tornou uma aliada na definição de medidas de combate aos efeitos dessas mudanças. O programa mostra ainda o palestino que lançou um desfile diferente, onde a linguagem da moda fala sobre questões sociais e mostra a outra face da Palestina.
Ao Redor: Terça, 14h30

Sexta, 10h
Domingo, 13h

 

Programa
COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma 1996 – Flávia Mothé
Neste episódio, a cardiologista Flávia Mothé, de Campinas, no interior de São Paulo, que atua como professora da PUC-Campinas, fala da importância da formação humanística que teve na FMP para sua carreira.

"Como vai você?": Nos intervalos, ao longo da programação.

 

FAIXA INTERATIVA
20 de Novembro - Dia da Consciência Negra

Domingo: Em Questão - Racismo e Saúde Mental

Segunda: Em Questão - Cultura Afro-brasileira

Terça: Sala de Convidados - Racismo e Mercado de Trabalho

Quarta: Unidiversidade - O Corpo Negro e a Moda + Bate Papo na Saúde - Mulher Negra e os Desafios da Década

Quinta: Unidiversidade - Projeto Identidade + Ciência e Letras - Enciclopédia Brasileira da Diáspora Africana

Sexta: Unidiversidade - Escritoras Negras - Parte 1 + Unidiversidade - Escritoras Negras - Parte 2

Sábado: Em Questão - A Saúde da População Negra



Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Startups, incubadoras, aceleradoras: os novos caminhos da inovação
O fato de terem nascido como startups é um ponto em comum entre as concorrentes Google e Yahoo. Elas, e muitas outras empresas do novo mundo digital, tiveram um suporte, uma inicialização – que seria a tradução literal de startup. No Estado do Rio a Secretaria de Ciência e Tecnologia resolveu apoiar 50 ideias inovadoras, dando 100 mil reais por ano para cada uma, todas instaladas em um mesmo lugar, com facilidades comuns. Quase todas as ideias inovadoras precisam de uma startup, de incubadoras ou aceleradoras para se tornarem lucrativas. A diferença entre estes termos e as vantagens dessas ajudas, são debatidas pelos convidados. Afinal a efetivação do processo de inovação – que é a transformação do conhecimento científico em produtos – sempre foi apontada como a solução para o desenvolvimento do país.
Tome Ciência: Quarta, 21h

Domingo, 15h
 

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Bruxismo
Bruxismo também é conhecido como o rangido e/ou cerramento dos dentes. É uma condição muito comum que afeta aproximadamente de 30 a 40 milhões de crianças e adultos nos Estados Unidos. Os médicos ainda não entendem completamente as causas que levam ao bruxismo. As possíveis razões físicas ou psicológicas para esse distúrbio podem incluir: sensações de ansiedade, estresse, raiva, frustração ou tensão; alinhamento anormal dos dentes superiores e/ou inferiores (má oclusão); outros problemas do sono, como a apneia do sono; resposta à dor de ouvido ou dor de dente (principalmente em crianças); refluxo do ácido estomacal para o esôfago e para a boca; efeito colateral incomum de alguns medicamentos psiquiátricos, tais como certos antidepressivos; e complicação de uma doença, tal como a doença de Huntington ou doença de Parkinson. A apresentadora Marcela Morato conversa sobre esse tema com a professora da clínica de disfunção mastigatória UFRJ, Rhianna Barreto.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
Quarta, 14h
Domingo, 19h30
 

Programa CIÊNCIA&LETRAS
Tema: Saúde Global: olhares no presente
O livro "Saúde Global: olhares no presente" aborda a importância do trabalho em conjunto dos profissionais de saúde com as comunidades e com profissionais de outras áreas. O apresentador, Renato Farias conversa sobre a obra com a geógrafa e autora, Helena Ribeiro.
Ciência&Letras: Domingo, 14h
Segunda, 13h
Quinta, 19h30
 

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: AL – Junqueiro e Arapiraca
Em Junqueiro encontramos um projeto inovador: o "Bocha Adaptada". Modalidade em que o Brasil é destaque nas paralimpíadas, o esporte é utilizado pela rede de saúde do município para atender usuários com deficiência física ou paralisia cerebral com comprometimento motor. Com apoio do NASF, além de inclusão, o projeto desenvolve diversas habilidades, ampliando as capacidades físicas e intelectuais dos participantes. E no agreste alagoano conhecemos o programa "Arapiraca Garante a Primeira Infância" (AGAPI), um amplo processo de educação permanente e ações em rede, envolvendo saúde e assistência social para o fortalecimento de laços familiares e desenvolvimento de potencialidades infantis desde a gestação.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
Sábado, 14h30
 

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Perdão
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome conhecimento (por exemplo, uma pessoa pode perdoar outra pessoa que está morta ou que não se vê há muito tempo). Em outros casos, o perdão pode vir através da oferta de alguma forma de desculpa ou restituição, ou mesmo um justo pedido de perdão, dirigido ao ofendido, por acreditar que ele é capaz de perdoar. O perdão é o ato de se desprender do ressentimento. Vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. Existem religiões que incluem disciplinas sobre a natureza do perdão, e muitas destas disciplinas fornecem uma base subjacente para as várias teorias modernas e práticas de perdão. A apresentadora Yasmine Saboya conversa sobre o tema com a estudante, Andreia Pereira da Silva; com a psicóloga e pesquisadora, Adriana Santiago; e com o mediador de conflitos, Tomaz Solberg.

Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h


Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: O corpo negro e a Moda
A semana foi marcada pela polêmica causada pela apropriação de um slogan do movimento negro dos anos 60, Black is Beautiful (Negro é lindo, em tradução livre), por uma marca de papel higiênico. Mas o uso de lemas, da estética e dos corpos negros com objetivos comerciais por diversos setores da indústria não foi algo que surgiu agora. O Unidiversidade discute o corpo negro e a moda para tentar entender como vem se dando essa relação. Gravado no Centro BR, no Rio de Janeiro (RJ).
Unidiversidade: Quinta, 16h

Domingo, 14h30
 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
O "Histórias de Mãe", mostra como Petrópolis pode ser tranquilo para as crianças. A apresentadora Daniele Moreira foi curtir com a família um piquenique no parque Cremerie, da iniciativa" Petrópolis para as crianças", que divulga eventos para a criançada. Uma tarde super gostosa, com brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. O programa também aborda o cuidado com o meio ambiente e o quão importante é aprender a preservar o mundo desde cedo. As crianças de uma escola realizaram o plantio de uma hortinha, que você pode fazer com o seu filho, mesmo morando em apartamento.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30

 Domingo, 13h30
 

Programa FASE.DOC– ONU

Tema: A Rota do Escravo - A Alma da Resistência
No filme "A Rota do Escravo - A Alma da Resistência", a história do comércio de seres humanos é contada através das vozes de escravos, mas também dos mestres e comerciantes de escravos. Cada um conta sua experiência: da deportação de homens e mulheres para as plantações até o cotidiano do trabalho e os movimentos de abolição.



Tema: Afronte Negra!
"Afronte Negra!" – de Carina Aparecida dos Santos – é um dos filmes vencedores do I Concurso de Vídeos da ONU Nelson Mandela.
A iniciativa da premiação é do Centro de Informação das Nações Unidas para o Brasil (UNIC Rio) no CCBB Rio de Janeiro no último dia 21 de setembro – o Dia Internacional da Paz.
A partir de uma linguagem poética, o vídeo traz reflexões sobre o histórico de injustiças e o horizonte de resistência que demarcam as vidas das mulheres negras.

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: O Testamento Vital e Suas Implicações
Testamento vital é um documento que a pessoa tem o direito de deixar expressando a quais intervenções médicas aceita se submeter no final da vida. Qualquer cidadão tem o direito de, por exemplo, registrar que não quer passar por determinado procedimento doloroso ou invasivo que vá apenas prolongar seu sofrimento em uma situação terminal. O testamento vital foi regulamentado há cinco anos pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), mas até hoje não foi incorporado à rotina nos hospitais e serviços de saúde. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o tema com o Conselho Federal de Medicina, José Fernando Maia Vinagre; a advogada, membro da Comissão de Direito Constitucional da OAB/RJ, Marcelle Mourelle; e a diretora do Instituto Nacional de Câncer (Inca) e representante da Academia Nacional de Cuidados Paliativos, Germana Hunes.
Sala de Convidados: Segunda, 21h

Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Planos de Saúde acessíveis
O programa vai falar sobre planos de saúde acessíveis. A ideia é alterar as exigências mínimas de cobertura para estimular as operadoras a oferecerem produtos mais baratos para a população. Para o Ministério da Saúde, a medida vai desafogar os serviços de saúde e gerar economia de recursos para o SUS. Mas para as entidades que defendem o acesso integral e universal a saúde, os planos acessíveis representam um desmonte do SUS. O apresentador Paulo Bellardi conversa sobre o tema com o Membro da Comissão de Política da ABRASCO, Lígia Bahia; e com o Presidente do Conselho Estadual de Saúde da Paraíba, Antônio Eduardo Cunha.

Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
Sábado, 19h

Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Conviver
Em 1982/1983 foi a pior seca que Campo Alegre de Lourdes, na Bahia, tinha visto. Em consequência dessa seca, houve muitas mortes de crianças. A sobrevivência dos agricultores dessa região se deu em função das plantações de aroeiro e pau darco, pois saíam várias carretas com esses pés para venda em outras regiões.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30