terça-feira, 28 de junho de 2016

Programação da Semana de 26 de junho a 02 de julho de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:



·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: Transexualidade
o    No dia 28 de junho é comemorado o Dia Mundial do Orgulho LGBT. O mês é dedicado em todo o mundo a ações que valorizem o respeito à diversidade sexual e de gênero e ao combate à homofobia e à transfobia.  Justamente neste mês, aconteceu em Orlando, nos Estados Unidos, o ataque a uma boate gay, que deixou 49 mortos e 53 feridos. Mas o preconceito e a violência não são registrados só lá fora. Segundo pesquisa de uma rede europeia que apoia os direitos da população trans, nosso país é o lugar do mundo onde mais se matam travestis e transexuais. Entre janeiro de 2008 e março de 2014, foram registrados 604 assassinatos de homens e mulheres trans. O Em Questão aborda o tema Transexualidade tendo como convidada a ex-presidente da Astra-Rio, Associação de Travestis e Transexuais do estado do Rio de Janeiro, Bárbara Aires.
Em Questão: Segunda, 20h
                                Terça, 21h30
                                Quarta, 22h30
                                Quinta, 21h30
                                Sexta, 22h
                                Sábado, 14h30
                                Domingo, 13h e 22h30

·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Sam Alves: Vivendo um sonho

o    O que você faria se recebesse uma série de “nãos” de pessoas reconhecidas na área na sua profissão? Desistira do seu sonho ou faria uma nova investida? Sam Alves escolheu a segunda opção. Em 2013, nas “audições às cegas”, nenhum dos jurados da edição norte-americana do The Voice apertou o botão, aprovando sua participação no programa. O cantor, que até então estava morando nos Estados Unidos, não fez por menos: se inscreveu na versão brasileira do reality show. E não só foi habilitado para participar do programa, como foi o vencedor da quarta edição do The Voice Brasil. Na trajetória desse cearense, abandonado recém-nascido em uma caixa de papelão, não faltam histórias de superação. Com a agenda repleta de shows, sempre lotados de fãs, o artista recebeu o Arte & Cultura para compartilhar sua história de fé, carisma e talento.
            Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                            Terça, 20h
                            Quarta, 20h30
                            Quinta, 22h30
                            Sábado, 17h
                            Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tema: Togo/Moringa – Quirguistão/Nogueiras – Chile/Segurança alimentar
o    O Ao Redor vai ao Togo, na África Ocidental, para mostrar a moringa: árvore que serve de fonte de alimento e também ajuda a recuperar solos degradados pelo desmatamento. O episódio faz uma escala no Quirguistão, na Ásia Central, e revela como um programa de gestão de recursos naturais e uma lei de arrendamento de florestas estão ajudando a proteger as maiores e mais antigas florestas de nogueiras do mundo. O programa termina a viagem no Chile, na América do Sul, falando de um tema que preocupa as Nações Unidas: o uso de produtos químicos na produção de alimentos. Você vai saber o que está sendo feito para incentivar técnicas alternativas que reduzam os riscos à saúde humana e ao meio ambiente.
Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                     Quinta, 20h30
                   Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema: Seminário de Pesquisa – Vacina BCG
o    Entre 1850 e 1950, a tuberculose matou um  bilhão de pessoas no mundo. Entre as vítimas, o poeta Castro Alves e o compositor Noel Rosa. Mas ao contrário do que possa parecer, a doença não é coisa do passado. Anualmente são notificados 6 milhões de novos casos no mundo, levando mais de um milhão de pessoas à morte. O problema é que, mesmo sendo 100% curável, graças aos avanços da ciência, a doença não é diagnosticada e tratada como deveria. Quando o tratamento é abandonado antes do tempo, surge a resistência aos medicamentos. O tema foi debatido no Seminário de Pesquisa da FMP/Fase.
            Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

·         Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de administração 2016 – Revista Intervozes
o    A FMP/Fase lançou a revista Intervozes, voltada para a reflexão e o debate sobre trabalho, saúde e cultura na Semana de Administração e Gestão de Recursos Humanos. A publicação eletrônica será semestral. A revista é o resultado de uma parceria da FMP/Fase com a Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz e o Instituto de Saúde Coletiva da UFF.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções  que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Fibromialgia
o    Dor constante, dificuldade em movimentar regiões específicas do 
corpo, distúrbios do sono, cansaço crônico. Esses são alguns dos 
sintomas da Fibromialgia. Uma síndrome crônica que afeta 5% da 
população mundial. A fibromialgia não tem cura, mas o diagnóstico 
correto e o tratamento adequado podem melhorar os sintomas e 
garantir mais qualidade de vida para essas pessoas. O episódio conta 
com a participação da reumatologista Wanda Heloisa Ferreira.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: Ciência na mesa de negociações  
o    A publicação de uma descoberta em revista científica, durante muitos anos foi o único processo de reconhecimento e de intercâmbio entre os pesquisadores. A velocidade das comunicações no mundo globalizado alterou o processo de produção de conhecimento, que se tornou também mais claramente vinculado aos conceitos de soberania nacionais. Recentemente os cientistas da Associação Americana para o Avanço da Ciência defenderam o uso do desenvolvimento tecnológico como ferramenta diplomática para o governo dos Estados Unidos. Mais que nunca a ciência faz parte agora da mesa de negociações. Neste programa, especialistas esclarecem quais seriam as novidades, as demandas e os obstáculos para um desempenho mais amplo, profundo e efetivo da colaboração científica em busca do desenvolvimento sustentável para todos os países, sem prejuízos e perdas para as condições de vida no planeta.
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Câncer de pele

o    Mesmo com toda a informação que temos hoje sobre os malefícios causados pelo sol, o câncer de pele continua sendo o tipo de câncer mais frequente no Brasil e para evitar a doença, não tem jeito: é preciso se proteger do sol. Por isso, algumas orientações serão dadas no programa, por exemplo, como escolher o protetor solar certo e o que deve ser observado nas embalagens. O episódio também aborda outros tipos de proteção, além de como uma observação simples no dia a dia ajuda na identificação de manchas e sinais suspeitos.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h                                                                             Sábado, 11h


·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A depressão no ambiente de trabalho         

o   O livro dessa semana no Ciência & Letras irá falar sobre a depressão no ambiente de trabalho: prevenção e gestão de pessoas.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
                             Segunda, 22h30
                   Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Juiz de Fora – MG

o    O Canal Saúde na Estrada vai até Juiz de Fora e o assunto é diabetes. Uma doença que pode fazer a gente pensar logo no início em restrições de alimentos e em comida sem graça. Mas, na verdade, quem tem diabetes pode se alimentar de forma muito saborosa e ao mesmo tempo saudável.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h


·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Bolsa família  

o    O programa aborda o programa Bolsa Família, que, junto com uma série de programas sociais, se tornou o maior programa de transferência de renda do mundo.
           Em Família: Quarta, 20h
               Domingo, 16h
               Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Xadrez

o    A palavra xeque-mate vem de origem Árabe e significa rei morto. O xadrez é o tema do unidiversidade dessa semana.
          Unidiversidade: Quinta, 18h
                           Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35