Solidariedade, compromisso com o desenvolvimento
comunitário e com o bem-estar de todos, inclusive dos animais. Esses são os
focos dos projetos criados por alunos da disciplina de Marketing Social,
do 5º período do curso de Administração da FMP/Fase. O trabalho
realizado pelos estudantes foi apresentado este mês durante o 3º Workshop
Social, que ocupou o hall de entrada da faculdade. Quem passou por lá teve a
oportunidade de conhecer projetos como o “União Pet” e o “Costura do Bem”.
Na ocasião, o projeto “União Pet”, que tem por
finalidade apoiar instituições que acolhem animais, como a Dogs Heaven,
arrecadou doações de ração e levou diversos cães atendidos pela entidade para
adoção. Já o projeto “Costura do Bem”, que capacita mães de baixo poder
aquisitivo para a produção de artesanato, apresentou as peças
confeccionadas por elas ao longo da capacitação. “A gente começou primeiro como
uma matéria de faculdade e hoje em dia virou algo para realmente ajudar as
pessoas e mudar um pouco a vida de quem não tem muita condição”, conta o aluno
Guilherme Flutt.
O desenvolvimento
dos projetos amplia a visão dos alunos sobre o papel da administração, como
algo maior que somente a gestão de empresas. “O planejamento, a organização de
recursos e a locação de pessoas também devem ser feitos em organizações que não
têm somente o objetivo de produzir um produto ou um serviço para gerar lucros,
e sim para uma melhora da qualidade de vida de uma sociedade como um todo. É
importante eles exercitarem as suas habilidades, aplicarem as suas técnicas,
pois isso desenvolve também o lado da administração que não é só voltado para
fins econômicos”, explica o coordenador dos cursos de Gestão da FMP/Fase, Levi
de Souza.
Os projetos ajudam a transformar vidas, como a de
Juliana de Souza de Jesus, que está entusiasmada com o que vem aprendendo no projeto
'Costura do Bem'. “Está sendo uma experiência muito legal e estou gostando
muito. Eu pretendo aprender mais coisas, mais técnicas para eu poder ter uma
renda no futuro. Os alunos estão sendo maravilhosos e agora eles são a minha
família”, conta.
Segundo a
professora Mônica Fontes, responsável pela disciplina de Marketing Social, o
compromisso de aliar teoria e prática criando um projeto social não é fácil,
mas essas iniciativas transformam os alunos. “Quando você vê os alunos
interagindo e engajados para ensinar uma profissão para alguém, para doar o seu
tempo para alguém, eles começam a ter uma visão do projeto completamente
diferenciada. Os nomes ‘Costura do Bem’ e ‘União Pet’ são de fato o que
refletem: A necessidade de olharmos para o próximo.”, ressalta.