segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Inscrições abertas para o I Colóquio de Defesa Civil


I Colóquio de Defesa Civil abre espaço para trabalhos científicos

Evento acontece nos dias 9, 10 e 11 de outubro na FMP/Fase

 
O I Colóquio de Defesa Civil vai abrir espaço para a exposição de trabalhos científicos sobre prevenção de desastres. Os alunos interessados podem encaminhar o resumo acadêmico para o email:1cdc.petropolis@gmail.com até 5 de outubro. O evento, que acontece na cidade nos dias 9, 10 e 11, vai discutir o tema “A Defesa Civil e os saberes: experiências e desafios” em três eixos: comunitário, profissional e cientifico. Serão oferecidas palestras e debates abertos com os participantes sobre diversos assuntos relacionados à Defesa Civil. O evento será realizado no auditório da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase).
 
Os interessados em participar do Colóquio devem fazer o cadastro no site: http://www.fmpfase.edu.br/curso/20173_Evento/6317DefesaCivil2017/. O ingresso será um pacote de fralda infantil, que pode ser nos tamanhos M, G ou XG, para a campanha de arrecadação organizada pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O material arrecadado será destinado à Creche Santo Antônio, da paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho, em Nogueira. Essa será uma oportunidade para os alunos acrescentarem ao currículo a oportunidade de participar de um evento científico, além da troca de experiências com outros profissionais.
 
“Estamos trabalhando, desde o início da gestão do prefeito Bernardo Rossi, pensando na prevenção dos desastres. Será um evento modelo para todo país. A participação da população, que tem o saber da comunidade, é tão importante quanto a dos professores, que realizam diversos estudos nessa área. Os trabalhos científicos são uma excelente oportunidade para a troca de ideias e experiências, além do aluno acrescentar no currículo a participação em um evento deste porte”, afirma o secretário de Defesa Civil, coronel Paulo Renato Vaz. 
 
O Colóquio vai discutir o tema com a comunidade científica, com os profissionais de Defesa Civil e com a população. As datas foram escolhidas por ocasião da semana em que se comemora o Dia Mundial de Redução do Risco de Desastres, em 13 de outubro.
 
“Organizamos o Plano Inverno 2017 de Petrópolis e a campanha Xô Mosquito, que recebeu reconhecimento internacional. Ganhamos também o prêmio Sasakawa - a maior distinção do mundo para ações de Defesa Civil concedida pela ONU - pelos resultados obtidos no projeto Gides/Jica com os japoneses. Com todo esse trabalho, queremos transformar Petrópolis em uma cidade mais resiliente e o Colóquio é parte fundamental desse objetivo”, disse o secretário.
 
O I Colóquio de Defesa Civil de Petrópolis segue o Marco de Sendai para a Redução do Risco de Desastres de 2015-2030, do qual o Brasil é signatário, e que prevê a aproximação dos órgãos de Defesa Civil com as universidades e centros de pesquisa, como forma de aprimorar as ações de prevenção de desastres tendo como foco principal a preservação da vida do ser humano.
 
“A FMP/Fase considera fundamental o diálogo entre os centros produtores de conhecimento (as universidades e os institutos de pesquisa), os agentes públicos de Defesa Civil e a sociedade. Este é o único caminho para a constituição de uma verdadeira rede de proteção à vida e prevenção de desastres. Entendemos que nosso papel como instituição de ensino superior é favorecer o debate e tornar visíveis as experiências exitosas nessa área tão sensível para Petrópolis, abrindo as portas do nosso campus a todos os participantes", destaca Maria Isabel de Sá Earp, supervisora geral da FMP/Fase.

 






Programação da Semana de 24 a 30 de setembro de 2017


Programa EM QUESTÃO

Tema: Slow Medicine

Uma medicina mais atenta às necessidades do paciente, que dá prioridade ao diálogo e ao diagnóstico clínico, reduzindo a utilização de exames e remédios. Esses são os princípios da Slow Medicine ou Medicina Sem Pressa. Um movimento que surgiu na Itália e que tem como foco a qualidade de vida. Para os defensores do movimento, não se trata de abrir mão dos avanços tecnológicos e nem da evolução da medicina nas últimas décadas, que permitiram tratar ou curar doenças que antes não tinham solução. A questão é o excesso. O uso desnecessário. A exposição a riscos. Nosso convidado é o médico Régis Vieira, professor da FMP/Fase e que atua na equipe de Saúde da Família da Unidade Machado Fagundes, em Petrópolis.

Em Questão: Domingo, 21h

Segunda, 15h

Terça, 20h

Quarta, 18h

Quinta, 12h

Sexta, 9h e 21h

Sábado, 12h e 18h

 

Programa ARTE & CULTURA

Tema: Fotógrafos Solidários

Histórias que se cruzam em prol de algo maior. Assim foi o encontro de Noilton Pereira, Arlene Melo e Luiz Henrique Gomes. Através do projeto Fotógrafos Solidários, eles levaram para o Rio de Janeiro a realidade do lixão de Ruy Barbosa, no Sertão da Bahia. Autodidata, Noilton – o fotógrafo do sertão - utiliza seu ofício como forma de chamar a atenção para os problemas sociais da comunidade. A Expedição Ruy Barbosa retrata ao mesmo tempo a beleza crua da região e as dificuldades vividas pela população sertaneja. Um trabalho de formiguinha, de extrema sensibilidade, que aos poucos vai ganhando visibilidade e padrinhos para as famílias da comunidade.

Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h

Segunda, 18h

Terça, 9h e 21h

Quarta, 15h

Quinta, 20h

Sexta, 18h

Sábado, 9h e 21h

 

Programa COMO VAI VOCÊ?

Tema: Egressos de Medicina – Turma 1991 – Augustus Mattos

Neste episódio, o médico Augustus Mattos, atualmente professor da Faculdade de Medicina da USP/Ribeirão Preto, fala sobre como o aprendizado e as vivências durante o curso na FMP o levaram a escolher a área acadêmica.

 
 Programa MINUTO FASE

Tema: Acessibilidade Para Todos – Estudo das Deficiências e Libras

Alunos da disciplina Estudos das Deficiências da FMP/Fase criaram uma série de materiais para facilitar a inclusão e a interação com pessoas que tem algum tipo de limitação física. Durante as aulas, eles vivenciaram as dificuldades desses pacientes e testaram as próprias invenções. Os kits têm materiais educativos e também passatempos populares, como o jogo da memória e o jogo da velha. Entre as criações dos alunos, outra ferramenta que pode facilitar a consulta para pacientes surdos: A escala de Borg, utilizada para medir a intensidade da dor, totalmente visual. Além dos futuros profissionais da área da saúde, funcionários e professores da FMP/Fase também são incentivados a participar da formação em libras, a língua brasileira de sinais. O projeto de acessibilidade para todos já capacitou 256 alunos e 35 funcionários.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 

Programa AO REDOR

Tema: Tartarugas Marinhas

O programa mostra projetos comunitários de preservação da maior tartaruga marinha, a de couro, no segundo principal berçário da espécie no planeta: as ilhas de Trinidad e Tobago, no Caribe.

Ao Redor: Terça, 14h30

Sexta, 10h

Domingo, 13h

FAIXA INTERATIVA

EFEMÉRIDES:

29- Dia Mundial do Coração - Em Questão - Doenças Coronarianas

 DOMINGO – Em Questão – Ansiedade

SEGUNDA – Em Questão - A Luta de Cada Um - Um Projeto de Inclusão

TERÇA – Em Questão - Saúde do Idoso

QUARTA – Em Questão - Refluxo

QUINTA - Em Questão - Doenças Neurovasculares

SEXTA - Em Questão - Doenças Coronarianas

SÁBADO - Em Questão – Hipertensão

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA

Tema: Peixes na Amazônia

Os peixes fazem parte das lendas e mistérios da Amazônia. Inclusive o boto, que nem peixe é, mas na crendice popular se transforma em jovem sedutor que engravida donzelas. No mundo, esta espécie de golfinho mobiliza campanhas de proteção, pois enfrenta a triste realidade de ser morto só para servir de isca na pesca da piracatinga, que tem bom valor comercial. E nada mais misterioso que os peixes elétricos, capazes de dar choques de 500 volts quando ameaçados. Uma verdadeira bateria biológica natural, que ainda não somos capazes de reproduzir. Em busca do aumento do conhecimento, os centros de pesquisa na Amazônia se dedicam ao estudo de pelo menos 3 mil espécies da região. Os convidados são especialistas em peixes – o principal alimento das comunidades ribeirinhas e do interior, ao lado da farinha de mandioca.

Tome Ciência: Quarta, 21h

Domingo, 15h

 

Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Sopro Cardíaco

O sopro cardíaco é um ruído que pode ser ouvido entre um batimento e outro do coração. Não se trata de uma doença, mas de um achado ao se examinar o coração com o estetoscópio, que pode ter ou não significado clínico, ou seja, indicar ou não doença do coração. Pode ocorrer em crianças, adultos e idosos. Cerca de 40% a 50% das crianças saudáveis apresentam o sopro denominado inocente ou fisiológico, decorrente de fenômenos naturais. É um tipo de sopro com características próprias, que após investigação clínica não se encontra doença. Entretanto, o sopro também pode ser representação de doenças cardíacas congênitas ou adquiridas. Por haver essa possibilidade, é preciso esclarecer sua origem. Como muitas vezes o sopro é detectado em consultas de rotina em crianças, a notícia costuma causar uma grande preocupação para os pais. A apresentadora Marcela Morato conversa com a coordenadora da Divisão Clínica INC, Viviane Belidio sobre as causas, sintomas e os tratamentos para o sopro cardíaco.

Ligado em Saúde: Terça, 8h

Quarta, 14h

Domingo, 19h30

 

Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Feira de São Cristóvão

Um lugar para se viver e experimentar as delícias da cultura nordestina no Rio de Janeiro, a Feira de São Cristóvão, hoje Centro Municipal Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas, também é tema de livros como "Etsedron - Contos e Cantos da Feira de São Cristóvão", "As Mulheres da Feira" e "Arte da Feira. O apresentador Renato Farias conversa sobre esse lugar fascinante com o autor dessas publicações, o músico, jornalista e compositor Gilberto Teixeira.

Ciência & Letras: Domingo, 14h

Segunda, 13h

Quinta, 19h30

 

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA

Tema: MG – Juiz de Fora

Em Juiz de Fora, a Unidade Básica de Saúde do Bairro Santa Cecília realiza oficinas de Culinária para diabéticos e seus cuidadores.E ainda, o programa Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, onde os usuários buscam a melhoria das condições emocionais, físicas e sociais de jovens e adultos através da prática de esportes e atividades físicas, respeitando a pluralidade cultural.

Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h

Sábado, 14h30

 

Programa EM FAMÍLIA

Tema: Trabalho Inclusivo

No dia 21 de setembro é comemorado o dia nacional da pessoa com deficiência. De acordo com dados do IBGE, cerca de 6% da população brasileira possui alguma limitação. Ainda com muitas dificuldades diárias, como preconceito e falta de acessibilidade, essas pessoas já conquistaram algumas vitórias para melhorar a condição de vida. Criada há 25 anos, a lei de cotas é uma delas. Feita para garantir o direito de inclusão no mercado de trabalho, por meio dela as empresas devem contratar funcionários com algum tipo de deficiência para compor o seu quadro. A apresentadora Yasmine Saboya conversa com a pedagoga IBDD, Ana Catarina Pereira; com o empresário, Carlos Alberto da Silva; e com o analista de sistemas, Leonardo Knittel sobre suas histórias.

Em Família: Quarta, 16h

Domingo, 22h

 

Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional tem por objetivo a gestão do patrimônio documental do país, garantindo ao cidadão o pleno acesso à informação. O Sistema de Informações do Arquivo Nacional – SIAN é a principal base de dados da instituição e está dividida em dois módulos com naturezas distintas: Multinível - Descrição Multinível e MAPA - Memória da Administração Pública. No módulo Multinível, o consulente pode ter um panorama de todo o acervo custodiado pela instituição, além de se informar sobre bases específicas e outros instrumentos de pesquisa fora do sistema que podem auxiliá-lo em sua busca. Nesse módulo é possível observar desde a lista de instituições e pessoas (quase 900) cujos acervos estão no Arquivo Nacional, passando pela organização da documentação até o documento em si. Nele é possível ainda localizar documentos por meio da "Pesquisa Livre", que possibilita a busca de uma palavra em todos os campos da descrição, ou pela "Pesquisa Avançada", quando o consulente pode restringir a sua busca por assunto, datas, local de produção, entre outros. Já o módulo MAPA informa sobre atos legais (entre leis, decretos e portarias) que criaram, extinguiram, transformaram, organizaram e reorganizaram a estrutura e o funcionamento de órgãos da administração central e da administração pública federal. Cobrindo o período entre os séculos XIX e XXI, o módulo MAPA pode servir, inclusive, na identificação de acervo mais pertinente a uma determinada pesquisa. Cabe ressaltar que ambos os módulos estão em constante alimentação e revisão.

Unidiversidade: Quinta, 16h

Domingo, 14h30

 

Programa HISTÓRIAS DE MÃE

Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental

O "Histórias de Mãe" foi um curtir um piquenique com as crianças, no Parque Cremerie. A tarde foi super gostosa, teve brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. E, que tal aprender a fazer uma hortinha em casa/ apartamento? Visitamos uma escola que ensina desde cedo a criançada a cuidar do meio ambiente.

Histórias de Mãe: Quarta, 20h30 Domingo, 13h30

 

Programa FASE.DOC– ONU

 

Tema: Centro comunitário de reciclagem em NY: o desenvolvimento sustentável na prática

Reciclagem de plásticos e latas é agora comum em todo o mundo. Em Nova Iorque, o grupo ‘Sure We Can’ levou a prática a um novo nível.

 

Tema: Heróis do Clima: Histórias de Mudança

O ator e embaixador da Boa Vontade do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Ian Somerhalder, narra um documentário inspirador que leva o espectador a uma viagem por todo o mundo para conhecer as pessoas que estão agindo para frear a mudança climática.

 

Tema: Somália: 6,7 milhões de pessoas precisam de ajuda em meio a crise da seca

Cerca de 6,7 milhões de pessoas – mais da metade da população da Somália – precisam desesperadamente de ajuda humanitária devido a uma seca severa. Centenas de milhares de pessoas estão internamente deslocadas, enquanto ONGs e agências da ONU ampliam a resposta em uma tentativa de combater a crise.

 

 Programa SALA DE CONVIDADOS

Tema: Saúde nas Prisões

Em tese, o direito à saúde dos presos no país é garantido pela Lei de Execução Penal, pela Política Nacional de Proteção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional e várias normativas. Mas, conforme demonstrado por diversos estudos nacionais e internacionais, a efetividade das ações de saúde nas prisões é precária por questões que vão da superlotação dos presídios à falta de preocupação de instituições e de parcelas da sociedade com as pessoas que estão presas. Os problemas envolvem desde a falta de motivação dos profissionais que trabalham com a população carcerária até o preconceito com quem é privado de liberdade. E tudo isso interfere no cuidado à saúde dessas pessoas. Em 2016, a revista Ciência & Saúde Coletiva publicou uma edição exclusivamente dedicada ao tema, intitulada "Saúde nas prisões: avaliações, políticas e práticas". Este ano, um estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) descreveu pela primeira vez, em nível nacional, o perfil das mulheres encarceradas que vivem com seus filhos em unidades prisionais femininas. Com base nas mais recentes pesquisas, o programa vai discutir como anda a questão da saúde nas prisões e o que é necessário para vencer os desafios nessa área. Os convidados são a advogada, integrante do Grupo de Pesquisa Abordagens Interdisciplinares e Críticas dos Direitos Humanos na Saúde, da UFRJ, e vinculada ao PPGBIOS – Programa de Pós-graduação em Bioética e Saúde Coletiva – UFRJ, Luciana Simas; o professor do instituto de medicina social da UERJ, Martinho Braga Batista e Silva; e o coordenador de Saúde, da Coordenação-Geral de Promoção de Cidadania, da Diretoria de Políticas Penitenciárias do Departamento Penitenciário Nacional, Breno Vago Amorim.

Sala de Convidados: Segunda, 21h

Sábado, 15h

 

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE

Tema: Amianto

O asbesto ou amianto é uma designação comercial genérica para a variedade fibrosa de sais minerais metamórficos de ocorrência natural e utilizados em vários produtos comerciais. O material é constituído por feixes de fibras. Estes feixes, por seu lado, são constituídos por fibras extremamente finas e longas facilmente separáveis umas das outras com tendência a produzir um pó de partículas muito pequenas que flutuam no ar e aderem às roupas. As fibras podem ser facilmente inaladas ou engolidas podendo causar graves problemas de saúde. A inalação prolongada de fibras de asbesto pode provocar doenças graves incluindo câncer de pulmão, mesotelioma e asbestose (um tipo de pneumoconiose). O apresentador Paulo Bellardi conversa com a fundadora da ABREA, Associação Brasileira dos Expostos ao Amianto, Fernanda Giannasi; e com o diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro sobre os danos causados a saúde e ao meio ambiente.

Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30

Sábado, 19h

 

Programa: CURTA AGROECOLOGIA

Tema: Cuidar das Borboletas

Na época da universidade, um grupo de amigos resolveu pesquisar mais sobre métodos naturais de cultivo, agricultura alternativa. Esse mesmo grupo em 1988 criou um projeto cuja proposta era uma construção de um modelo de produção sem nível de agrotóxico, com harmonia entre a natureza e as ações humanas. Esse projeto acontece na Vila Yamaguishi (Jaguaruína,SP) e produz em torno de 800 caixas de verduras por semana e entregando a domicílio e com as feiras. Com esse dinheiro das vendas os moradores e funcionários se sustentam. Assim nasceu a ANC, Associação Nacional de Campinas e Região.

Curta Agroecologia: Segunda, 16h

Sábado, 22h

Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30