segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Inscrições abertas para o concurso de Residência da FMP/Fase 2016



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o Concurso de Seleção para Programas de Residência Médica, Residência Multiprofissional em Atenção Básica, e Residência em Enfermagem em Terapia Intensiva. Os interessados já devem começar a se preparar, pois as provas serão aplicadas no dia 23 de janeiro de 2016.

Os Programas de Residência da FMP/Fase possuem convênio com diversas instituições. São elas: Hospital de Ensino Alcides Carneiro (HAC), Hospital Naval Marcílio Dias (Marinha), Hospital Geral de Bonsucesso, Instituto Nacional de Câncer (Inca), Universidade de Zaragoza (Espanha), Unidades de Saúde da Família, Centros de Atenção Psicossocial, Clínica Multi-imagem, entre outros cenários de prática
 
Neste processo seletivo estão sendo oferecidas 34 vagas para Residência Médica, nas seguintes especialidades: Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Família e Comunidade, Anestesiologia, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, Neonatologia e Medicina Intensiva, estas duas últimas com pré-requisitos.  
 
O Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica oferece nove vagas para enfermeiros, nutricionistas e psicólogos. Já o Programa de Residência em Área Profissional da Saúde, de Enfermagem em Terapia Intensiva, dispõe de quatro vagas.  
 
Todos os Programas de Residência da FMP/Fase estão integrados ao Pró-Residência do Ministério da Educação e do Ministério da Saúde e contam com 10% a 20% de aulas teóricas e 80% de carga de trabalho. A seleção consiste na prova objetiva e análise de currículo. Para a seleção de Residência Multiprofissional será analisada somente a prova objetiva.  
 
A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase faz parte do grupo representado por 2% das instituições de ensino superior do Brasil que receberam nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC), conceito 5, segundo o Conaes/MEC.  
 
As inscrições estão abertas no site www.fmpfase.edu.br e podem ser realizadas até o dia 11 de janeiro. Outras informações (24) 2244-6482 ou envie um e-mail para serac.fernanda@fmpfase.edu.br.



Programação da Semana de 13 a 19 de dezembro


Programa EM QUESTÃO
Tema: Radiologia Industrial
  • A radiologia tem aplicações que vão além da área da saúde. Ela também é usada na indústria para esterilizar materiais, padronizar o peso e o tamanho de produtos, checar a condição de equipamentos e até mesmo para apressar o ciclo natural de purificação de pedras preciosas. Para falar sobre a radiologia industrial o Em Questão recebe o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Proteção Radiológica e perito da Agência Internacional de Energia Atômica, Josilto de Aquino. O engenheiro nuclear também atua na Divisão de Aplicação Industrial da Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Em Questão: Segunda, 20h - Terça, 21h30 - Quarta, 22h30 - Quinta, 21h30 - Sexta, 22h
- Sábado, 14h30 - Domingo, 13h e 22h30

Programa ARTE & CULTURA
Tema: Oscar Garcia
  • O programa mostra a produção artística do uruguaio Oscar Garcia. Seus desenhos permitem duas leituras. Dois universos fundidos. O macro e o micro. O todo e o detalhe. Neles, flores, plantas e animais se misturam a imagens orgânicas, figurativas e surreais. Uma estética particular, segundo o próprio artista, feita de muitas influências: dos inovadores da arte moderna: Miró, Kandinsky e Paul Klee ao construtivismo do uruguaio Joaquim Torres Garcia e o surrealismo do brasileiro Darcilio Lima. Na arte de Oscar Garcia cabe o mundo todo, especialmente a América Latina e os matizes das terras uruguaias, onde o artista nasceu.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30 - Terça, 20h - Quarta, 20h30 - Quinta, 22h30 - Sábado, 17h - Domingo, 20h30

Série: "SDUMONT: UMA PORTA PARA O FUTURO"
Tema: O Supercomputador e a Infraestrutura
  • O programa mostra como funciona o computador mais potente a desembarcar no país, com a maior capacidade de processamento, armazenamento e transferência de dados da nossa história. O potencial da máquina batizada de SDumont é astronômico: pode realizar um QUATRILHÃO de operações de ponto flutuante por segundo. O equivalente a 1,1 PETAFLOPS, na linguagem da computação. O processamento de alto desempenho abre novas possibilidades e garante mais agilidade para pesquisas complexas, como é o caso dos projetos de genômica. A série mostra o que muda com a chegada do equipamento ao Laboratório Nacional de Computação Cientifica, em Petrópolis, e o salto que ele proporcionará nas pesquisas desenvolvidas pelo LNCC e seus parceiros em todo o país.
"SDumont: Uma porta para o futuro": Terça, 11h - Quinta, 20h30 - Domingo, 22h

Programa MINUTO FASE
Tema: Inauguração do Novo Tomógrafo - HAC
  • O hospital Alcides Carneiro recebeu mais um investimento da FMP/Fase. O novo tomógrafo, totalmente digital, garante mais qualidade de imagem e maior rapidez nos exames. Ao todo, a faculdade investiu mais de um milhão de reais, incluindo a compra do equipamento, os softwares e a preparação da rede de computadores para que os exames possam ser vistos pelos médicos nos consultórios. O Hospital de Ensino Alcides Carneiro é o maior da rede pública em Petrópolis. Atende quase cinco mil pacientes por mês em seu ambulatório. São setecentas internações mensais, incluindo casos clínicos e cirúrgicos. O Centro de Imagem realiza dois mil e quinhentos exames. Só tomografias são mil por mês. O novo tomógrafo também possibilita a realização de exames mais complexos e detalhados, que antes não eram possíveis. E traz uma vantagem adicional para o usuário: emite baixa radiação.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema: Odontologia
  • Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO
  • O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA
  • O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO
  • A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR
  • O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS
  • Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.
Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA
  • Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia.
Minuto Fase Profissões: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema: Radiologia Forense
  • A radiologia é um importante instrumento para o diagnóstico de doenças. Mas a tecnologia também pode ser utilizada em outras áreas, além da saúde. É o caso da Radiologia Forense, aplicada na identificação de crimes e vítimas de acidentes. O Em Questão conversa com o professor de radiologia José Milton de Castro Brito sobre a utilização das imagens radiológicas para o esclarecimento de fatos de interesse da justiça.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h

Programas produzidos por parceiros da FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA
Tema: Nova Infância
  • As crianças de hoje pouco têm a ver com as do passado. É raro vermos os pequenos envolvidos em brincadeiras de rua ou protegidos em sua ingenuidade. Recebem sim, um grande volume de informações e produtos inimagináveis há 50 anos. Novas alternativas — videogame, televisão, internet — transformam a infância e criam uma nova realidade a ser estudada. Este debate de especialistas aborda ainda a onda de bullying (intimidação e provocação entre crianças nas escolas), o estímulo antecipado ao sexo, limites e critérios educacionais, relações familiares e a exposição à violência.
Tome Ciência: Quarta, 16h - Domingo, 14h

Programa LIGADO EM SAÚDE
Tema: Caxumba
  • Recentemente ouvimos falar de novo sobre uma doença que estava meio esquecida, a caxumba. Um surto em áreas do Rio de Janeiro e o aumento do número de casos no resto do Brasil fez com que muita gente voltasse a se preocupar com a doença. O programa fala sobre essa infecção que atinge principalmente as crianças e os adolescentes e que pode ser prevenida com a vacina. Você vai saber como identificar e tratar a caxumba.
Ligado em Saúde: Terça, 21h - Quarta, 10h - Sábado, 11h

Programa CIÊNCIA & LETRAS
Tema: Cruz e Sousa
  • Esta edição do Ciência & Letra fala sobre o poeta João da Cruz e Sousa. Pobre, negro, filho de escravos. Estas seriam as mais sinceras e corriqueiras descrições de um dos maiores poetas da Literatura Brasileira.
Ciência & Letras: Segunda, 22h30 - Quinta, 20h

Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA
Tema: Arraial do Cabo/ Resende - RJ
  • O episódio mostra dois bons exemplos de atendimento em saúde pública. Em Arraial do Cabo, litoral do Rio de Janeiro, o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Parceria entre estado, município e governo federal, através do Programa Brasil Sorridente, oferece serviços de média complexidade principalmente para pessoas de baixa renda e pacientes especiais, pelo SUS. A cidade de Resende, RJ, comemora bons resultados de prevenção da obesidade infantil. Através do Programa Saúde na Escola, com parcerias entre diversas secretarias e a comunidade, o município implantou o “Conta na Balança”. São ações conjuntas de avaliação, orientação nutricional e incentivo aos esportes nas escolas e nas unidades básicas de saúde.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30 - Terça, 23h

Programa EM FAMÍLIA
Tema: Prostituição
  • Uma garota de programa não vende ou aluga o próprio corpo. Mas o tempo que disponibiliza ao prazer do outro. Essa frase, de uma prostituta, em entrevista para um blog, ataca um antigo clichê sobre a profissão reconhecida como a mais antiga da história da humanidade. E as reflexões sobre as profissionais do sexo não param aí. O Em Família propõe um debate sobre a prostituição sem preconceitos: adequado aos tempos atuais, com as mudanças decorrentes da internet e das políticas afirmativas no mundo todo.
Em Família: Quarta, 20h - Domingo, 16h - Sábado, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE
Tema: Mobilidade Urbana: Soluções
  • Ir ao trabalho, sair com a família, ter acesso à cultura e ao lazer. Poder se locomover na cidade com segurança, conforto e um preço justo, é sinônimo de cidadania. Mas essa ainda não é uma realidade para todos.
Unidiversidade: Quinta, 18h - Domingo, 10h e 16h30

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35