quarta-feira, 24 de outubro de 2018

Fase Internacional


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está firmando uma parceria para intercâmbio estudantil com a Universidade Nacional de Quilmes, na Argentina. Na última semana, a direção e as coordenações de Ensino, Extensão, Pesquisa e Educação a Distância se reuniram com a Drª Maria Cristina Chardon, professora titular e pesquisadora da universidade argentina, para iniciar a formalização do convênio entre as duas instituições, com intenção de que os alunos possam iniciar os intercâmbios no país vizinho já em 2019.  A iniciativa faz parte da estratégia da FMP/Fase de criar uma maior mobilidade estudantil, permitindo que os estudantes adquiram novas experiências acadêmicas e profissionais.  
Ao centro, a Drª Maria Cristina Chardon ao lado da supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, acompanhadas da coordenadora de EAD e pesquisa da FMP/Fase, Ana Maria Rodrigues, e do coordenador geral de ensino, Abílio Aranha, à direita; e à esquerda, do coordenador de projetos e extensão, Ricardo Tammela, e da professora do núcleo de pesquisa, Maria Regina Bortolini.

Estudantes da FMP/Fase são premiados em congresso sobre saúde de família e comunidade


Os alunos de Residência em Saúde de Família e Comunidade da FMP/Fase, Arthur Rabahi, Bruna Vargas, Luiza Moraes e Naiane Ferreira, e a aluna de graduação em Medicina, Emily Laube, participaram do 1º Congresso Sudeste de Medicina de Família e Comunidade, realizado entre os dias 11 e 14 deste mês, em São Paulo. Os trabalhos apresentados foram elaborados na Unidade de Saúde da Família Machado Fagundes, gerida pela instituição, e dois deles foram premiados, nas categorias de relato de experiência e pesquisa qualitativa: “Diagnóstico Situacional na Atenção Primária”, com orientação dos professores Claudia Vilardo e Regis Vieira; e “Educação Permanente em Saúde”, também sob supervisão do professor Regis.

 

Fase promove um dia inteiro de ações voltadas para a saúde das mulheres do Vale do Carangola


 
Durante o Dia “D” de Prevenção ao Câncer da Mulher, no último sábado (20), a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveu diversas atividades voltadas para a saúde no bairro Vale do Carangola. A iniciativa, que fez parte das celebrações do Outubro Rosa, contou com a parceria da Associação Petropolitana de Pacientes Oncológicos (APPO).

Após a caminhada das mulheres pelas ruas da comunidade, iniciando o evento, as ações
foram concentradas na Escola Municipal Lúcia de Almeida Braga, com rodas de conversa, atividades recreativas e esportivas para alunos e crianças e jovens da região, e também na Academia da Saúde, com conteúdo voltado para as mulheres adultas e idosas.

Alunos da FMP/Fase participaram da organização de muitas dessas atividades do “Dia D” e também tiveram a oportunidade de conhecer mais de perto a realidade da comunidade. “Um dos princípios do SUS é a humanização. Aqui, a gente tem um contato direto com as pessoas, entra na casa delas, vê a realidade de quem vamos atender. Então, além de ver o paciente, a gente vê o ser humano”, destacou Karine Peixoto, estudante do curso de Radiologia.

Ao mesmo tempo em que essas atividades de conscientização eram desenvolvidas, médicos e enfermeiros realizavam consultas de avaliação da saúde mamária e exames preventivos de câncer de colo uterino, na Unidade de Saúde da Família do bairro, que fica ao lado da Escola. A dona de casa, Maria de Lourdes Sousa, aproveitou para colocar os exames em dia. “Ano passado eu não fiz. Saio satisfeita, pois vai chegando a idade e aparece tanta coisa. Essa campanha é muito importante”.

Para Carlos Vinícius Leite, médico e professor da FMP/Fase, que participou dos atendimentos, a ação também permitiu avaliar o andamento de projetos que a faculdade já realiza no posto de saúde da localidade. “A finalidade é melhorar o acesso dessas pacientes ao tratamento, tornando o diagnóstico mais rápido, para que consigamos diminuir esse espaço de tempo entre as detecções das alterações nos exames e as resoluções dos casos”, afirmou.

O evento ainda contou com o apoio de membros do Centro de Referência de Assistência Social do Vale do Carangola e do Núcleo Ampliado de Saúde da Família da região, todos em prol do importante movimento pela saúde feminina.

“Essa articulação que a gente conseguiu construir para essa ação é fundamental para um trabalho mais efetivo aqui na comunidade, para termos outras conquistas e, principalmente, mostrar aos moradores que eles têm condições de se organizar, se mobilizar e lutar por melhorias para o bairro. E que as mulheres e meninas se sintam empoderadas, fortalecidas e com potencial de modificar suas realidades”, destacou Ricardo Tammela, coordenador de Extensão da FMP/Fase, responsável pela atividade.

A alegria das equipes da FMP/Fase encontrou eco no depoimento de Jésus Silva Vicente, secretário da associação de moradores do Vale do Carangola. “Queremos agradecer a todo o grupo da faculdade, que nos possibilitou essa coisa bonita que aconteceu aqui. Essa aproximação com a faculdade é muito gratificante para a nossa comunidade, que tem aproximadamente cinco mil moradores. Todos nós só temos a agradecer, pois a FMP/Fase faz a saúde crescer em nosso bairro”, finalizou.