segunda-feira, 26 de junho de 2017

Receitas mais leves nas festas juninas


As festas juninas, que são sinônimos de boa comida, também podem ter opções saudáveis no cardápio. Como as três receitas light para iguarias tradicionais como canjica, curau e quentão, selecionadas pela nutricionista Brigitte Olichon, professora de Nutrição da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase-RJ):

 

Canjica com metade de calorias

Ingredientes: 500g de canjica; 6 xícaras de chá de leite desnatado; 2 colheres de sopa de amido de milho; 2 pedaços de canela em pau; 6 colheres de sopa de adoçante culinário; 5 cravos da Índia; casca de 1/2 laranja ou limão.

 Modo de preparo: Deixe o milho para canjica de molho em água por 24 horas. Escorra, coloque na panela de pressão e acrescente 2 litros de água, a canela, o cravo e a casca de laranja. Deixe cozinhar na pressão por 40 minutos. Deixe sair toda a pressão da panela. Abra e escorra a água, retire os cravos, a canela e a casca da laranja. Reserve. Em uma panela adicione o leite, o amido de milho e o adoçante culinário. Misture bem até dissolver todo o amido de milho. Em seguida, adicione o milho para canjica reservado e cozinhe por 10 minutos mexendo sempre. Antes de desligar o fogo, teste o doce. Se precisar adicione mais um pouco de adoçante e cozinhe por mais 5 minutos. Despeje em uma tigela funda e sirva polvilhada com canela.

 
• Rende 20 porções. Cada porção tem 100 calorias, metade das 200 da receita tradicional, segundo Brigitte Olichon.

 

Curau 

Ingredientes: 2 latas de milho cozidas no vapor; 1 litro de leite desnatado; 3/4  xícara (chá) de adoçante culinário; 1 pitada de sal; e canela em pó a gosto.

Modo de preparo: Escorra o milho. No liquidificador, junte o milho escorrido e o leite. Bata por 4 minutos. Coe esse caldo. Leve o caldo a uma panela, adicione o adoçante e o sal. Misture bem e cozinhe por 45 minutos, sem parar de mexer, até que o curau esteja cozido ou com um aroma de milho bem acentuado. Coloque em 10 tigelinhas, polvilhe com canela em pó e sirva quente ou frio.

• Cada porção tem apenas 70 calorias, enquanto o prato original possui 170, de acordo com a nutricionista.

 

Quentão 

Ingredientes: 3 colheres de sopa de adoçante culinário; sumo de 1 limão; casca de 1 laranja (sem a parte branca para não ficar amargo); 4 rodelas de gengibre; 4 unidades de cravos da Índia; 2 paus de canela; 1/2 copo de suco de maçã (100ml); 2 copos de água (500ml).

Modo de preparo: Junte o adoçante, o limão, casca da laranja, o gengibre, a canela e o cravo, em uma panela. Leve ao fogo brando e misture até dissolver o adoçante. Adicione o suco de maçã e a água. Ferva por 10 minutos. Sirva bem quente.

 
• A receita rende 4 porções. Cada porção tem apenas 25 calorias, já o quentão tradicional tem 120, como explica a professora da FMP/Fase.

Fase oferece Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves


Com o objetivo de mostrar a importância e a abrangência da Psicoterapia Breve para a restituição da saúde psíquica e capacitar os profissionais da área de saúde mental, psicólogos ou psiquiatras para o exercício de atendimentos breves na clínica psicoterápica, seja em instituições públicas ou privadas e em consultórios particulares, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) oferece o novo curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves, com previsão de início em setembro deste ano.
A Psicoterapia Breve é caracterizada dessa forma em relação às demais modalidades de atendimento que são realizadas porque, geralmente, são necessários apenas quatro meses para o tratamento completo. Ao iniciar os atendimentos, o terapeuta determina, junto com o paciente, o tempo que o tratamento levará. Por ter um período estabelecido, o paciente tende a colaborar mais e consegue resultados em menos tempo.

“As pessoas geralmente têm muitos compromissos e a falta de tempo para arcar com tantas responsabilidades é um problema. Por isso, muitos preferem essa modalidade de atendimento, pois sabem quando o tratamento terá início e término. Geralmente, o quadro clínico envolve fobia, pânico, uso abusivo de drogas ilícitas e de álcool, depressão, dentre outros fatores”, explica Virgínia Ferreira, psicanalista, mestre em Psicologia Social e coordenadora do Curso de Especialização em Psicologia Clínica com ênfase nas Perspectivas Breves da Fase.

Um diferencial da especialização da Fase é oferecer atendimento psicoterápico breve às populações carentes, através da “Clínica Social” do curso, no Ambulatório-Escola, no Hospital de Ensino Alcides Carneiro e em instituições públicas conveniadas.  A carga horária do curso é de 600h. Outras informações e as inscrições estão disponíveis no site:
www.fmpfase.edu.br.
“As populações carentes sofrem e procuram atendimentos em instituições que oferecem tratamentos gratuitos. Essas pessoas, em geral, dependem diretamente e tão somente do produto de seu trabalho para custear a sua própria sobrevivência, como também da família. Quando adoecem, elas param de trabalhar. A partir da psicoterapia breve, o profissional consegue devolver a essas pessoas a capacidade de trabalhar, em pouco tempo, por isso é necessário que os profissionais saibam aplicar essa modalidade de tratamento”, ressalta.