quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Diretor da FMP, Paulo Cesar Guimaraes, participa do 19º Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica



O pediatra e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, professor Paulo Cesar Guimarães, participou do 19° Congresso Brasileiro de Infectologia Pediátrica, realizado no início do mês, em Fortaleza/CE. Na ocasião, o médico ministrou palestra sobre dengue, zika e chikungunya, para mais de mil congressistas.

professor Paulo Cesar Guimarães

Aluna da FMP/Fase lança Romance Policial

A aluna de Medicina da FMP/Fase, Rafaela Soares, esteve hoje pela manhã no campus da faculdade, para apresentar o seu livro ‘Sob a Roseira’, da série "As Irmãs". Na ocasião, ela leu um trecho do romance policial, respondeu às perguntas do público e autografou alguns exemplares. Rafaela lançou oficialmente o seu livro na Bienal que aconteceu na cidade de São Paulo, em agosto deste ano. O livro conta a história de duas irmãs gêmeas, Ana e Maria Solário, que descobrem do jeito mais difícil que todas as escolhas vêm com consequências, sendo muitas delas não tão agradáveis. Ao mesmo tempo em que o tráfico de drogas mostra-se a solução de seus problemas, ele esconde uma lista de vítimas no jardim, sob a roseira. A acadêmica de Medicina divide seu tempo entre os estudos e a escrita e já está no processo de criação de mais um volume da série.

Aluna Rafaela lendo um trecho do seu livro.

Aluna Rafaela lendo um trecho do seu livro.

Momento em que a aluna estava respondendo às perguntas.

Autografando alguns livros. 

FASE TV com problemas técnicos

A FASE TV, canal educativo da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), que é transmitido no canal 24 da Tech Cable, encontra-se fora do ar desde a tarde de ontem (16), devido à queda de uma árvore que danificou os cabos de transmissão. O problema está sendo solucionado e, em breve, você poderá voltar a assistir aos nossos programas.

Escritora se divide entre romances e Medicina na FMP/Fase

Aluna de Medicina Rafaela Soares em frente a faculdade.
]
Rafaela Soares está no primeiro ano da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) e já prepara o lançamento de seu segundo romance. Catarinense de Joinville, ela escreveu a maior parte do policial “Sob a Roseira”, da série “As Irmãs”, no celular, enquanto se preparava para o vestibular. Hoje, morando em Petrópolis, revisa o novo texto que criou, mais romântico, em um notebook. Depois, R. Soares, como assina as publicações, vai fazer o segundo título da série, em 2017. Ela tem ainda ideia para um quarto livro.

“Acredito que organizar o tempo para conciliar as atividades é questão de saber identificar prioridades. A escrita se tornou parte de minha vida e é algo que me faz feliz, não consigo abrir mão. É como uma válvula de escape para os momentos de estresse. Não encaro como tempo perdido, porque melhora minha qualidade de vida. E acho que se muitos estudantes fizessem atividades como essa, ou qualquer coisa que os deixasse mais felizes e não estivesse relacionada à faculdade, os níveis de depressão e estresse seriam menores”, receita a futura médica.

Rafaela conta que começou a escrever o primeiro livro ano passado, depois de sonhar com uma cena que está no capítulo 5. A história parte de uma indagação: ''Até que ponto você iria para salvar quem ama?''. Quando chegou à página 60, decidiu apagar tudo e recomeçar, organizando o texto em capítulos. 

“No capítulo 14, decidi contar para os meus pais sobre o livro. Até então somente a minha irmã gêmea sabia, pois eu não queria mostrar a obra sem ter certeza de que iria continuar até o fim. E, nesse ponto, consegui ter certeza de que amara escrever e não iria desistir. Por coincidência, estava no Rio para prestar o vestibular da FMP, quando contei a eles, recebendo todo o apoio possível”, conta ela, que é filha de pais médicos.

Depois das negociações com uma editora, Rafaela lançou o livro na Bienal Internacional do Livro em São Paulo, em agosto, e em Joinville, em outubro. “Sob a Roseira” tem como cenário a Espanha, mostrando duas irmãs, Ana e Maria Solário, que entram para o tráfico de drogas para poder bancar o tratamento da mãe, que tem Alzheimer. São 256 páginas de suspense, divididas em 20 capítulos. 


“Enquanto que no volume 1, a voz de Maria Solário prepondera na narrativa, o outro livro vai ser narrado principalmente por Ana”, adianta a autora.

Primeiro livro da aluna Rafaela.