sexta-feira, 15 de maio de 2015

Simpósio da Fase atualiza nas áreas de neurologia e neurocirurgia

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto realiza, nos dias 18 e 19 de maio, o 1º Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia. O evento, que é voltado para estudantes e profissionais da área de saúde, ocorrerá das 18 às 22h, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, e pretende auxiliar os participantes na prática clínica envolvendo o manejo dos pacientes e atualizá-los sobre os avanços nessas especialidades.

“Tivemos o cuidado de selecionar temas de grande incidência na prática médica. Um deles, o Acidente Vascular Cerebral, está entre as três principais causas de morte no Brasil. Já na neurocirurgia uma das condutas médicas mais solicitadas em nossa prática é o manejo de aneurismas. E, no nosso segunda dia de simpósio, traremos ao público o tema mais incidente no manejo de paciente em cuidados neurointensivos, o edema cerebral e a hipertensão intracraniana. Por fim, falaremos do diagnóstico por imagem, de fundamental importância no fechamento do diagnóstico das patologias e na orientação das condutas intervencionistas cirúrgicas”, explica Beatriz Medeiros Correa, presidente da Liga de Neurologia e Neurocirurgia da FMP/Fase, responsável pelo evento.

Para o dia 18 estão previstas palestras sobre AVE (acidente vascular encefálico) isquêmico e hemorrágico, com o Dr. Marco Oliveira Py, presidente da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (Anerj), e Aneurismas e MAVs (malformações arteriovenosas), ministrada pelo médico Orlando Maia, chefe de Neurocirurgia do Hospital Santa Teresa.

No dia 19, as temáticas abordadas serão Hipertensão Intracraniana e Edema Cerebral, com os médicos Leonardo Garcia Martins e Diego Campolina Vidal, professores da Residência Médica em Neurocirurgia do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, e Noções de Neurorradiologia, com a professora da disciplina de Radiologia da FMP/Fase, Renata do Amaral Nogueira, médica radiologista na Clínica de Diagnóstico por Imagem e no Hospital de Ensino Alcides Carneiro.


O Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia conta com o apoio da Academia Brasileira de Neurologia. As inscrições custam R$ 25,00 e garantem o certificado de participação, podendo ser feitas até o dia 18, com os membros da diretoria da Liga organizadora do evento. Outras informações podem ser obtidas no site:  http://fmpfase.edu.br/extensao/

RH de Petrópolis

A ex-aluna da FMP/Fase, Thaiza Catarina, e o professor Julio Freitas estarão, quarta-feira, no Congresso RH Rio 2015, para o lançamento do livro "As melhores práticas em gestão com pessoas", que reúne os vencedores da 34ª edição do Prêmio Ser Humano, no Centro de Convenções Sul América. O estudo de Thaiza sobre universidades corporativas como ferramentas de gestão do conhecimento venceu a categoria Trabalhos Acadêmicos, com orientação do professor da FMP/Fase, e disputará a etapa nacional da premiação da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

Da esquerda para a direita: professor Levi de Souza, coordenador dos cursos de Gestão da Fase, Thaisa Catarina, ex-aluna de RH, e Julio Freitas, professor da FMP/Fase

Escola de Nutrição e Gastronomia da Fase oferece oficina de Cozinha Vegetariana

Estamos sempre em busca de novos sabores para expandir nossas possibilidades no momento de criar uma nova receita. A descoberta de um novo sabor é um trunfo que deve ser comemorado, principalmente quando o objetivo é surpreender uma visita ou mesmo aos familiares.

No entanto, muitas pessoas estão se tornando adeptas da filosofia de vida dos vegetarianos e, cada vez mais, se torna necessário investir em um prato diferenciado dos convencionais. Por isso, não basta saber cozinhar, é preciso aprender como fazer novas receitas vegetarianas criativas, que ofereçam variedade de ingredientes.

Pensando nisso, a Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a oficina de Cozinha Vegetariana, que será realizada nos dias 16 e 17 de junho, das 18h às 22h.


A Chef Ana Salles vai ensinar aos participantes como preparar deliciosos pratos e oferecer sabores diferenciados durante as refeições. No cardápio estão: quibe de abóbora com coalhada seca, salpicão vegetariano, cocada de quinoa, ramequim de tofu, couscous de couve flor crocante com cogumelos e iogurte caseiro com frutas secas. As inscrições devem ser feitas clicando aqui, onde é possível obter outras informações, até o dia 12/06.