sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Oficina de Finger food ensina cardápio prático para eventos

Na hora de receber visitas ou mesmo na realização de um evento, o ''finger food'' faz o maior sucesso. Nessas ocasiões mais íntimas, brunchs e até mesmo na madrugada, para aqueles que ainda estão se divertindo, é possível ter um cardápio variado, sem precisar ter muito trabalho ou mesmo usar talheres e pratos. 


A Chef Caroline Geoffroy, nutricionista formada pela Fase e especialista em Gastronomia (Unirio), com vasta experiência na área de catering e eventos, vai ensinar aos participantes da oficina em Finger Food como preparar Financier de framboesa e pistache, Bolinha de camarão em crosta de gergelim, Arancini (bolinho de risoto) e Vol au vent de maracujá com chocolate branco. 




Algumas técnicas de elaboração de finger food através de preparações contemporâneas nas versões doce e salgada serão ensinadas na oficina que será realizada na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), nos dias 21, 22, 28 e 29 de outubro, das 18h às 22h, no laboratório da Escola de Nutrição e Gastronomia da Fase. As inscrições para o curso devem ser feitas até o dia 16 de outubro, no site: www.fmpfase.edu.br. Os participantes receberão certificado.

Oficina ensina como harmonizar o vinho e a comida no jantar


Há séculos, o vinho é conhecido como a bebida ideal para acompanhar as refeições. Além de oferecer vários benefícios à saúde, o vinho dá um toque especial ao sabor dos alimentos, criando um conjunto sensorial de grande prazer.





O problema é que muitas pessoas não sabem como harmonizar a bebida com o alimento correto e, muitas vezes, a experiência não é tão agradável. Por isso, a oficina de Jantar Harmonizado, promovida pela Escola de Nutrição e Gastronomia da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), vai ensinar aos participantes como preparar uma refeição que torne suas experiências pessoais de combinação de vinhos e pratos, um grande sucesso.

A chef Ana Salles, master em Cozinha Italiana pelo Italian Culinary Institute for Foreigners, vai ensinar aos participantes como aproveitar o sabor do vinho, atrelado aos diferentes alimentos, durante um jantar.

Na oficina, os alunos vão preparar, com orientações da chef de cozinha, uma opção de entrada, de prato principal e de sobremesa para um jantar. Cada uma das preparações será harmonizada com um vinho e/ou espumante diferente. A harmonização será conduzida por um sommelier. 

A oficina será realizada no Laboratório de Nutrição e Gastronomia da FMP/Fase, no próximo dia 07 de outubro, das 18h às 22h. As inscrições devem ser feitas no site da faculdade: www.fmpfase.edu.br, até o dia 03/10/15. 

Pesquisa realizada na FMP busca tratamento para lesões raquimedulares


As fronteiras entre a tecnologia e a ciência estão cada vez mais estreitas. Os avanços nas pesquisas geram cada vez mais conhecimentos que proporcionam encontrar curas para muitas doenças e até mesmo para a reversão de casos de pessoas que ficaram paralisadas, devido a algum acidente, como no caso das lesões raquimedulares, ou seja, traumas na coluna vertebral.

A construção do Laboratório de Manipulação de Células Humanas para Fins Terapêuticos, na FMP/Fase, reforça essa e outras linhas de pesquisa, como o uso de células-tronco para o tratamento de lesões raquimedulares. O tema foi abordado recentemente em um dos Seminários de Pesquisa que a faculdade promove mensalmente para alunos e profissionais interessados na área.

“Essa pesquisa é importante para conseguirmos desenvolver uma nova abordagem terapêutica de pacientes com lesão de medula espinhal, uma vez que atualmente não existe nenhuma alternativa de tratamento que promova a cura das sequelas neurológicas decorrentes da injúria”, explica Karla Menezes, pesquisadora contratada e vinculada à equipe do Centro de Medicina Regenerativa e Centro de Tratamento em Dor Crônica da FMP/Fase.

Há tempos, Karla Menezes, professora da FMP/Fase, graduada em Enfermagem e Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia e Mestre pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Biologia Celular, investiga o efeito da laminina ácida no tratamento de lesões raquimedulares. A pesquisa está ligada à causa que pode devolver a mobilidade às pessoas com paralisia. 

“Os resultados positivos dessa pesquisa representam uma possibilidade de melhora de qualidade de vida dos pacientes com lesão medular. Já observamos que os tratamentos estudados (polilaminina ou transplante de células mesenquimais de tecido adiposo) conseguem promover uma recuperação significativa da locomoção após o tratamento”, frisa a pesquisadora.

Após pesquisas em laboratórios, foi autorizado o estudo clínico em humanos para avaliação da segurança, tolerabilidade e eficácia do tratamento de lesões da medula espinhal com injeção de polilaminina, durante cirurgias de estabilização em pacientes que apresentam paralisias, no estado do Rio de Janeiro. 

“Os tratamentos reduzem a inflamação aguda e diminuem a área da lesão no tecido nervoso. Quando iniciamos a pesquisa existiam poucos trabalhos sobre a aplicação dessas células em modelos de lesão medular. Hoje, existem várias publicações abordando essa terapia e as vantagens deste tratamento para a regeneração tecidual”, ressalta Karla Menezes. 

Os estudos foram desenvolvidos na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente, os novos projetos de pesquisa darão continuidade aos estudos na Faculdade de Medicina de Petrópolis, em parceria com a UFRJ. O estudo clínico, que avaliará o efeito da injeção de polilaminina em pacientes com lesão medular aguda, está aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa Nacional (CONEP). Esse estudo deverá ser iniciado em breve e será realizado no Hospital Estadual Azevedo Lima, localizado em Niterói, no Estado do Rio de Janeiro.

Cursos da FMP/Fase recebem selo de qualidade do Guia do Estudante


A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), mais uma vez, recebeu avaliações positivas de seus cursos de graduação, pelo Guia do Estudante, da editora Abril. O Guia divulgou que os cursos tradicionais de Administração e Nutrição e de Enfermagem e Medicina receberam quatro e três estrelas, respectivamente. Uma das maiores e principais publicações educacionais do país, o guia da Abril fez a certificação após avaliação da faculdade de Petrópolis na categoria de cursos superiores brasileiros. O resultado estará na edição GE Profissões Vestibular 2016, que passará a circular nas bancas a partir do dia 09 de outubro.

O Guia do Estudante existe desde 1984 e disponibiliza informações sobre profissões universitárias do Brasil, orientando o vestibulando sobre o que e onde estudar, fornecendo informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões, pós-graduação, e bolsas de estudo, reunindo uma larga lista com nome e endereço das faculdades e universidades públicas e particulares do país. Informações sobre processos seletivos e cursos da FMP/Fase podem ser obtidas no site www.fmpfase.edu.br.