sexta-feira, 1 de agosto de 2014

FASE TV comemora um ano no ar

Tem aniversário na telinha. No dia 29 de julho de 2013 entrava no ar a FASE TV, canal independente e sem fins comerciais da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase. Um ano depois, a emissora está concluindo as instalações de um moderno estúdio, na própria faculdade, e preparando novidades na programação.

Usando o slogan "Com você na educação" na estreia, o objetivo da emissora continua sendo o de aproximar ainda mais a instituição da comunidade, levando o conhecimento acadêmico à população, através do Canal 24 da rede Tech Cable. Os primeiros programas foram "Arte & Cultura", sobre artistas ligados a Petrópolis; "Minuto Fase", com notícias; "Minuto ambiental", enfocando a preservação; e "Ao Redor", parceria da emissora com a ONU para exibir documentários. Também fizeram sucesso as séries com os artistas Luiz Áquila, Cocco Barçante e "Mulheres na arte".

Ao todo, foram realizadas 839 horas de gravações para a realização de 35 episódios do Minuto Fase, 24 episódios do Minuto Ambiental, 16 edições do Em Questão e 44 edições do Arte & Cultura, além de 19 programas Ao Redor, o novo Minuto Fase Profissões, com 04 edições, e o lançamento futuro do Momento da Criança.

A FASE TV conta com a jornalista Fátima Medeiros, para a produção de conteúdo e apresentação dos programas. Fátima foi, durante seis anos, diretora, repórter e roteirista no "Globo Ecologia", além de ter trabalhado no Canal Futura. Nesse primeiro ano de transmissões, já foram colocados no ar debates e entrevistas de interesse, a partir da FMP/Fase, além de entrevistas nas ruas de Petrópolis. 


A diretora da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, conta que os investimentos no canal educativo são para reforçar a integração com a comunidade. "Estamos ao lado da população, identificando talentos, iniciativas empreendedoras e anseios de Petrópolis", diz.



Bastidores da gravação do programa Arte & Cultura com a juíza e escritora petropolitana, Andrea Pachá, uma das homenageadas no mês da mulher pela FASE TV.
A equipe da FASE TV durante a cobertura do Ato Público para a Desapropriação da Casa da Morte, em Petrópolis, para o especial de 50 anos do Golpe Militar, que será exibido em março. Na foto: Ana Miranda, ex-presa política durante a ditadura e integrante do Coletivo Memória, Verdade e Justiça do RJ.
Gravação do programa Em Questão sobre Alergia e Imunologia, com o Dr. José Luiz Rios, professor de pós-graduação da FMP/Fase, Nélson Cordeiro e Fátima Emerson, ambos da Policlínica Geral do Rio de Janeiro.

O cinegrafista Antônio Gurgel da FASE TV com o fotógrafo Sebastião Barbosa.

A FASE TV foi indicada ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Cultura 2014, na categoria Comunicação.
Na foto: Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, diretora da FMP/Fase, Claudio Partes, artista plástico e Fátima Medeiros, diretora de conteúdo da FASE TV. 

As crianças assistidas pela LBV ficaram encantadas com a presença da FASE TV e cercaram nosso cinegrafista, Antônio Gurgel. Muito fofos!

Amamentação: pediatra ressalta a importância do aleitamento materno


Amamentar é muito mais do que simplesmente deixar o bebê satisfeito. Além de ser uma fonte de alimentos, a amamentação oferece vários benefícios ao pequeno e à mãe. Por isso, no dia primeiro de agosto é comemorado o Dia Mundial da Amamentação. A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontece entre os dias 1 e 7 de agosto, quando 175 países, incluindo o Brasil, realizam eventos para lembrar que a amamentação deve ser apoiada por todos. 

A amamentação adequada reforça o vínculo de amor e confiança entre mãe e filho. Além disso, o leite materno contém células anti-infecciosas capazes de proteger o organismo do bebê contra infecções, como as intestinais e otites. O pediatra e diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase), Paulo Cesar Guimarães, reforça a tese de que, até os seis meses de vida, o leite materno é fundamental para o bom desenvolvimento do bebê.

"A criança que nasce hoje tem previsão de chegar aos 100 anos. Para que isso ocorra são necessários cuidados no pré e no pós-natal, na prevenção de doenças, com boas​ condições de habitação e alimentação, que até os seis meses só deve ser o leite materno", explica.

Mãe de primeira viagem, Jurema Todorov está grávida e já pensa nas alterações de sua rotina com a chegada do bebê, mas de uma coisa ela não abre mão: amamentar o neném enquanto puder.

“Eu sei que o bebê precisa do leite materno para se manter saudável e ter um bom desenvolvimento. Por isso, pretendo amamentar meu bebê até os​ dois anos ou mais, ​o máximo que eu conseguir”, afirma.


Além do leite materno, o médico ressalta que é extremamente importante os pais providenciarem para que o bebê tome todas as vacinas em dia. "O calendário vacinal brasileiro é um dos melhores do mundo, prevenindo as crianças de muitas doenças", completa Paulo Cesar Guimarães.