quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Medicina no século XXI: desafios no milênio

No século XX, o progresso da medicina acompanhou de perto o desenvolvimento das demais ciências. Pode-se afirmar, sem medo, que a medicina evoluiu mais no século XX do que em toda a história da humanidade. Além do progresso científico, houve, igualmente, uma evolução de conceitos a respeito de saúde e doença; saúde já não é apenas ausência de doença, mas um estado de completo bem-estar físico, mental e social, conforme definição da Organização Mundial de Saúde.


É também do século XX a compreensão de que a saúde depende de múltiplos fatores, cabendo à medicina parcela importante, porém muito menos decisiva do que se acreditava. Chegamos, assim, ao século XXI empolgados pelo enorme progresso alcançado pela medicina e ao mesmo tempo aturdidos pelas consequências advindas desse mesmo progresso e pelos novos desafios que se nos apresentam; neste instante, a pergunta que não quer calar ecoa em nossos pensamentos: Qual será o grande desafio da Medicina no século XXI?

A palestra “Medicina no século XXI:desafios no milênio” será ministrada pelo Professor  Carlos Gazanego e acontecerá no dia 26 de agosto às 10:Horas no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC/MCTI).
               
Dr. Carlos Gazanego é Graduado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (2004). Especialista em Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), onde atua como médico de família e comunidade e preceptor médico na Unidade de Saúde da Família Boa Vista, pertencente à Faculdade Arthur Sá Earp / Faculdade de Medicina de Petrópolis (FASE/FMP) desde 2006. Possui pós-graduação em geriatria e gerontologia pela Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI/UERJ) e Universidade Estácio de Sá. Mestrando em Ensino em Ciências da saúde pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP-EPM).

Participe desta palestra e não perca a oportunidade de adquirir novos conhecimentos. O evento acontecerá no auditório do LNCC – Laboratório Nacional de Computação Científica - e é aberto ao público em geral. As inscrições são gratuitas para todas as palestras e devem ser feitas pelo e-mail: eventos@lncc.br ou pelos telefones (24) 2233-6039 - (24) 2233-6101.

Fonte: Assessoria de Comunicação do LNCC