sexta-feira, 21 de junho de 2013

Solidariedade reciclada em Petrópolis



Há um ano, quatro alunas da Faculdade de Medicina de Petrópolis/Fase criaram a campanha “Anel de Solidariedade”. O objetivo era arrecadar anéis de lata para serem reciclados na fabricação de cadeiras de rodas, repassadas a famílias carentes da cidade. No próximo dia 25 de junho, a ação chega à marca de uma tonelada coletada, e quatro cadeiras serão entregues no campus da faculdade, às 13h, totalizando 13 enviadas pelo fabricante. Dados da empresa mostram que a FMP/Fase é a número um no Estado do Rio em arrecadação de anéis. 

 Na fabricação de uma cadeira de rodas são necessários 80 quilos de alumínio, ou aproximadamente 120 garrafas PET de dois litros cheias de anéis. As cadeiras vão para as quatro unidades dos Postos de Saúde da Família de Petrópolis, geridas pela FMP/Fase. Elas ficam temporariamente com uma das famílias da comunidade, retornando aos postos quando não são mais necessárias.

 A aluna Patrícia Ferreira, uma das idealizadoras da campanha, comemora o sucesso do projeto. “Esperávamos conseguir uma cadeira em um ano e conseguimos 13. Crescemos como cidadãos, estudantes de Medicina e futuros médicos”, afirma. 

Além de Petrópolis, a campanha de recolhimento dos anéis sensibiliza outras cidades. “Outro dia um morador de Minas Gerais veio à faculdade fazer uma doação grande de anéis de alumínio. A parceria com a empresa Frato Ferramentas, que produz as cadeiras, ajuda também na reciclagem”, completa o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela.

Os interessados em contribuir com a causa podem entrar em contato através do e-mail anelsolidario@yahoo.com.br ou entregar o material no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro).

Serviço:
Data: 25 de junho, às 13h
Local: Hall campus FMP/Fase - Av. Barão do Rio Branco, 1003 - Centro, Petrópolis/RJ

Projeto de leitura da FMP/Fase recebe doações do Museu Imperial


O Museu Imperial, unidade do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC), através de seu diretor, Maurício Vicente Ferreira Júnior, doou 280 livros e CDs para o projeto Livro Solto da FMP/Fase, que visa incentivar a leitura com a difusão da literatura sem a necessidade de cadastro, somente com o compromisso de repassar o livro adiante.

As doações consistem em CDs com a fotobiografia da Princesa Isabel – proveniente dos arquivos do Museu Imperial e do Grão Pará –, duas edições de livros de contos premiados, o Anuário do Museu Imperial, e livros sobre a biografia do palácio e sobre os chefes do executivo fluminense. Tudo isso agora à disposição no Centro Cultural FASE – FMP. 

Confira a lista completa:
CD-Rom Princesa Isabel – 50 exemplares
Chefes do Executivo Fluminense – 50 exemplares
Anuário do Museu Imperial – 50 exemplares
Livro de Contos I – 45 exemplares
Livro de Contos II – 60 exemplares
Livro Biografia de um Palácio – 25 exemplares


Saúde do Idoso em foco na FMP/Fase


Projeto da faculdade estuda o impacto das atividades em grupo na terceira idade
 
No mês em que se discute a conscientização da violência contra a pessoa idosa, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) realizou oficinas voltadas para esse público, concluídas nessa quinta-feira (20). Na ocasião, um grupo de 40 pacientes a partir dos 60 anos de idade, atendidos pelos Postos de Saúde da Família da faculdade e da Secretaria de Saúde de Petrópolis, participaram de atividades de integração e coordenação motora.

O objetivo do projeto-piloto é fortalecer os grupos de idosos periodicamente, a intervalos de dois a três meses, no formato de intercâmbio, onde os participantes de determinados bairros visitarão outras comunidades. Dessa forma, além de promover o bem-estar do público, o projeto estará contribuindo para a socialização desses indivíduos. 

“O Brasil está envelhecendo rápido. Na proporção de atendimentos nos Postos de Saúde da Família, cerca de 70% correspondem à terceira idade. Quando nossos alunos se formarem, essa realidade será ainda maior, porque as pessoas estão vivendo mais e tendo menos filhos. Precisamos estudar os idosos, pois eles têm sua especificidade”, explica a professora responsável pelo projeto, a especialista em Gerontologia Claudia Respeita. 

As atividades aplicadas nas oficinas envolviam dança sênior (própria para a terceira idade), memorização e mini-palestras sobre sexualidade, direito do idoso e sociabilidade, aplicadas por 14 alunos da disciplina opcional de Enfermagem em Saúde da Pessoa Idosa, implantada recentemente ao curso da FMP/Fase. “Os idosos têm muitas patologias específicas e a velhice é um processo saudável, por isso a gente tem que saber lidar com essas diferenças”, analisa Bianca da Silva Nunes, aluna do 4º período.  

Clezio Dias Pereira, de 73 anos, esbanjava saúde em meio aos integrantes do grupo. “Eu sempre pratiquei exercícios. Na mocidade, eu gostava de levantar peso pra fortalecer os músculos e hoje também procuro me alimentar bem”, comenta o aposentado. Hábitos saudáveis também foram apresentados por Cecília Raimundo Maximiano, de 61 anos. “Eu trabalhava de costureira e não tinha tempo pra fazer exercício, porque também achava que já fazia muita coisa cuidando do meu neto, mas o que vale é o que eu faço agora. Faço ginástica no posto do bairro Castelo São Manoel e caminhada, mas essas oficinas são muito diferentes do que eu estou acostumada a fazer. Quando tiver de novo eu venho outra vez”, anunciou.

A aluna de Enfermagem, freira Keyla Oliveira dos Santos, aplicou a dança sênior, que só pode ser ministrada por pessoas capacitadas. “Existem poucas pessoas aptas a lidar com a terceira idade. O idoso tem que viver de lazer e não de medicação e a dança é um meio de tirá-los de dentro de casa. Dessa forma, tiramos o idoso da penumbra e o colocamos em um espaço feliz”, afirma a estudante.

Com base nas atividades aplicadas ao grupo, alunos e professores da FMP/Fase farão uma análise do impacto que os dois encontros causaram nos idosos, através de entrevistas, observação, entre outros métodos. “A gente trabalha também os profissionais e os alunos envolvidos pra que eles aprendam a lidar com o idoso, estudem e pesquisem a respeito, e apliquem os conhecimentos adquiridos. Essa é a função da universidade. Formar e capacitar”, conclui Claudia Respeita.












COMUNICADO: FUNCIONAMENTO DOS SERVIÇOS ADMINISTRATIVOS E ATIVIDADES ACADÊMICAS DA FMP/FASE EM 21/06/2013




A Faculdade de Medicina de Petrópolis/Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) informa que, em virtude da manifestação agendada para esta sexta-feira (21), suspenderá seus serviços administrativos a partir das 15h.
 
Com relação às aulas e atividades agendadas em suas unidades externas será estabelecido o seguinte cronograma:

Curso de Medicina
- A prova da disciplina de DIP, 4º Ano fica mantida às 14h, no pavilhão do serviço de DIP;
- A prova de Ortopedia agendada para às 18h está suspensa.
- As aulas práticas de Semiologia e Semiotécnica estão suspensas a partir das 15h;
- Para o Internato nas unidades hospitalares, a partir das 13h as atividades ficam mantidas sob regime de plantão;
- As atividades nos PSFs ficam suspensas a partir de 13h.
- O funcionamento do Pavilhão de Ensino do Hospital Alcides Carneiro está suspenso a partir das 15h;
- O funcionamento e as atividades assistenciais Ambulatório Escola estão suspensos a partir das 15h;
- As aulas no campus Barão estão suspensas a partir das 15h.

Nutrição - Enfermagem - Administração - Gestão Pública e Gestão de Recursos Humanos
- Aulas noturnas suspensas;
- Estágios de Licenciatura em Enfermagem - aulas suspensas no turno da tarde.

Abilio Aranha
Coordenador Geral de Ensino