quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Programação da Semana de 16 a 22 de dezembro de 2018


 
PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

 
Programa EM QUESTÃO
Tema: Malária
O número de casos de malária no mundo voltou a subir, depois de um período de declínio. A doença é causada por parasitas, transmitidos pelo mosquito Anopheles. Se não for tratada de forma adequada, a infecção aguda pode gerar complicações graves, até a morte. 219 milhões de pessoas contraíram a doença em 2017. 435 mil morreram. Mais de 90 por cento, na África. Esse é o segundo ano consecutivo em que o Relatório Mundial de Malária revela um aumento. Os dados são da Organização Mundial da Saúde. Segundo a OMS, o crescimento no Brasil, em relação a 2016, foi de 84%. O Em Questão aborda o tema Malária, tendo como convidado o médico Claudio Tadeu Daniel-Ribeiro, ele que é o coordenador do Centro de Pesquisa, Diagnóstico e Treinamento em Malária da Fiocruz.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h


        

Programa ARTE&CULTURA                
Tema: Xana Gallo: uma história de música e empoderamento
Xana Gallo é uma cantora, compositora e socióloga de Pelotas, que veio para o Rio de Janeiro realizar seu sonho dourado de se sustentar da música. Deixou para trás a família, a sua loja de doce e os relacionamentos abusivos, que serviram de inspiração para o seu CD “Rota de Fuga”. Xana Gallo uniu a cantora e a socióloga para falar de assuntos importantes, como o feminismo e abraçar causas sociais.
Arte&Cultura – Domingo, 12h e 18h

                            Segunda, 18h

                            Terça, 9h e 21h

                            Quarta, 15h

                            Quinta, 20h

                            Sexta, 18h

                            Sábado, 9h e 21h                    

 Programa MINUTO FASE
Tema: Projeto Juntos Somos Um – Campanha de Natal
O natal chegou mais cedo para 200 crianças de Petrópolis.  O projeto de extensão universitária da FMP/Fase, Juntos Somos Um, realizou a entrega dos presentes de natal no Lar Nossa Senhora das Graças e na Creche São Charbel. A realização dos desejos desses pequenos só foi possível graças a uma mobilização anterior. No início de novembro, as cartinhas com os pedidos das crianças foram colocadas no hall da faculdade. Quem passava por ali, era convidado a contribuir com a iniciativa dos estudantes de Medicina. Patrícia Cunha atendeu ao chamado e se transformou numa espécie de madrinha dos sonhos desses meninos e meninas. A dona de casa fez questão de acompanhar a entrega dos presentes.

Tema: Entrega das cadeiras de rodas – Anel de Solidariedade – Dezembro 2018
Uma grande rede de solidariedade e de transformação de vidas. Assim é o projeto de extensão universitária da FMP/Fase, Anel de Solidariedade, que desde 2012 já retirou do meio ambiente mais de 10 toneladas de lacres de lata. Material que, graças a uma rede de parcerias, se transformou em inclusão e acessibilidade, garantindo a doação de 116 cadeiras de rodas. Em dezembro, a FMP/Fase doou mais 17 cadeiras de rodas para  instituições petropolitanas.
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

 
Programa AO REDOR
Tema: Crimes Ambientais – Forçamento Radioativo – Tecelagem/Turquia

Representantes do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente alertam para a necessidade de estratégias internacionais para combater os crimes ambientais. O programa revela também que o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera bateu novo recorde, intensificando o fenômeno conhecido como “forçamento radiativo”. O episódio mostra ainda como as oficinas de tecelagem e alfaiataria estão abrindo novas perspectivas para refugiados sírios num acampamento da Turquia.
Ao Redor: Terça, 14h30
                 Sexta, 10h
                 Domingo, 13h      


Programa COMO VAI VOCÊ?
Tema: Egressos de Medicina – Turma de 2003 – Danilo Oliveira de Arruda Júnior – Cardiologista
Danilo Oliveira de Arruda Júnior entrou para a Faculdade de Medicina de Petrópolis ainda adolescente, com apenas 16 anos.  Ao completar quinze anos de formado, fez questão de viajar de Cuiabá, no Mato-Grosso, até a região serrana do Rio de Janeiro para rever a antiga turma. Cardiologista, especializado em hemodinâmica e cardiologia intervencionista, ele falou da importância da FMP para sua carreira profissional e de como ficou impressionado com o novo campus da instituição. “Como vai você?”: Nos intervalos, ao longo da programação.

FAIXA INTERATIVA

DOMINGO: Arte&Cultura – Alvaro Assis: Pintando Poemas

SEGUNDA: Arte&Cultura: Igor Romão – A Vibração do Sertanejo Universitário

TERÇA: Arte&Cultura - Rodolfo Medeiros: Diversidade em cena

QUARTA: Arte&Cultura - Bia Sabino: Conexão com a Música

QUINTA: Arte&Cultura - O Alfaiate de Asas - Claudio Partes

SEXTA: Arte&Cultura - Paulo Loureiro: talento múltiplo a serviço da música

SÁBADO: Arte&Cultura - Marco Aurêh: A Arte de Transcender

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

 

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA            
Tema: A vida dentro e fora do planeta terra
Desde sua origem, há mais de 4,5 bilhões de anos, a terra já sofreu inúmeras mudanças geológicas. Apesar da aparente estabilidade, os continentes se mantém em constante movimento e algum dia podem até se partir, fazendo com que algumas cordilheiras surjam e outras desapareçam. Como nosso tempo de vida é por demais rápido, se comparado com a lenta velocidade das mudanças no núcleo da terra, acabamos acreditando mais nas previsões catastróficas das mudanças ambientais que volta e meia assistimos. No programa pode-se conhecer a vida do próprio planeta terra, por dentro e por fora.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: PICS: Cromoterapia
O Ligado em Saúde apresenta mais um programa da série especial sobre Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) no SUS. Nessa edição, o assunto é a cromoterapia, prática que usa o conhecimento sobre o efeito das cores na nossa mente e no nosso corpo para promover saúde e equilíbrio. O programa conta quais as cores usadas nesse tipo de terapia, explica quais os efeitos provocados por cada uma delas e mostra como é possível aplicar conceitos da cromoterapia no dia a dia. Para falar sobre o assunto, a apresentadora Marcela Morato recebe o psicólogo, metafísico e cromoterapeuta Valcapelli.
Ligado em Saúde: Terça, 8h

    Quarta, 14h       

    Domingo, 19h30

 
Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: O Crime do Cais do Valongo
O livro “O crime do Cais do Valongo” é o segundo romance de Eliana Alves Cruz, autora do premiado “Água de barrela”. A narrativa histórico-policial passada nos tempos de Dom João VI começa em Moçambique, na África, e se desenrola a partir de um assassinato no Cais do Valongo, no Rio de Janeiro, local que foi porta de entrada para quase um milhão de pessoas escravizadas no Brasil, no início do século XIX. Para saber um pouco mais sobre o novo trabalho de Eliana, o apresentador Renato Farias recebe a autora no próximo Ciência & Letras.
Ciência&Letras: Domingo, 14h
                           
Segunda, 13h

                          
Quinta, 19h30

 
Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: PA - Belém - Projeto Transformar
O Canal Saúde na Estrada foi até Belém do Pará para contar a história do projeto Transformador, um dos seis projetos premiados na 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher. Com foco no combate à violência obstétrica, a iniciativa é realizada na Unidade Municipal de Saúde Cremação, em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA). O empoderamento é a ideia mais presente entre as gestantes que se reúnem no projeto. Nos encontros, elas trocam experiências e participam de atividades lúdicas, como dança circular e pintura das barrigas das mulheres que estão próximas do final da gestação. As mulheres aprendem sobre direitos maternos e o que é violência obstétrica. A equipe facilitadora do projeto é interdisciplinar e envolve profissionais como obstetras, enfermeiras, psicólogas e doulas.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                        Sábado, 14h30


Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Dividindo Moradia
Dividir casa ou apartamento com amigos, parentes ou mesmo com a pessoa amada traz vantagens e desvantagens. Poder dividir as despesas, ter companhia para os momentos de solidão e não ter que fazer todas as tarefas aparecem do lado bom. E se adaptar aos hábitos do outro, precisar negociar os espaços e aborrecimentos com o descumprimento de tarefas estão entre as dificuldades. Para se aprofundar um pouco mais nas dores e delícias do tema, esta edição do Em Família fala sobre dividir a moradia. Nossos convidados são a fisioterapeuta, Solange Leal; a gestora ambiental, Gabriela Ribeiro Lourenço e a psicóloga, Tatiana Ramos.
Em Família: Quarta, 16h

                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Justiça Restaurativa
A Justiça Restaurativa é uma prática que já é adotada no Brasil há mais de dez anos e busca a solução de conflitos usando criatividade e sensibilidade na escuta de vítimas e ofensores. O programa vai tentar entender um pouco mais sobre esse conceito e como ele é aplicado pelo país.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Petrópolis para crianças e educação ambiental
O “Histórias de Mãe” foi um curtir um piquenique com as crianças, no Parque Cremerie. A tarde foi super gostosa, teve brinquedos antigos, troca de livros e teatro infantil. E, que tal aprender a fazer uma hortinha em casa/ apartamento? Visitamos uma escola que ensina desde cedo a criançada a cuidar do meio ambiente.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30


Programa FASE.DOC
Tema: Haiti 12 Janvier
Mais de 200 pessoas são atendidas por dia no hospital comunitário de Porto Príncipe, no Haiti, que leva o nome de Zilda Arns, médica brasileira três vezes indicada ao Nobel da Paz. Vítima fatal do terremoto que devastou a capital haitiana em 2010, Zilda era pediatra, um dos focos de atendimento da unidade de saúde que também oferece assistência em Ortopedia, Ginecologia e Obstetrícia. O projeto do hospital foi implementado pelo Ministério da Saúde brasileiro com apoio da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do governo cubano, da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial de Saúde (OPAS/OMS) do Haiti, do Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (UNOPS) e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD Brasil). Em fase final de desenvolvimento, os resultados do projeto são apresentados no documentário institucional “Haiti 12 Janvier”, que apresenta o impacto da construção dos hospitais para a população local.
FASE.DOC: Terça, 18h
                  Domingo, 20h


Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
A 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontece de 15 a 21 de outubro de 2018 e traz como tema este ano “Ciência para a redução das desigualdades”. Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), a SNCT conta com ações realizadas por todo o país com o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população. Esta edição do Sala de Convidados fala sobre a SNCT como um todo e traz o tema deste ano, “Ciência para a redução das desigualdades”, para o centro da discussão. No estúdio do Canal Saúde, estiveram o biólogo e tecnologista da Fiocruz, integrante do Comitê Executivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, Miguel Oliveira; o tecnólogo e pesquisador da Coordenação de Educação e Ciências do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST/MCTIC), Douglas Falcão; e a coordenadora nacional da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (OBSMA/Fiocruz), Cristina Araripe.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h


 
Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Prêmio Oswaldo Cruz de Teses 2018 - Viviane Veiga
O Bate Papo na Saúde fez uma série especial com os vencedores do 1º Prêmio Oswaldo Cruz de Teses, realizado em 2017 e entregue em 2018 com o objetivo de valorizar a pesquisa e a educação, fomentando a inovação e estimulando o pensamento criativo e crítico. Para entender tudo sobre a premiação, o apresentador Paulo Bellardi entrevista a pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Viviane Veiga.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Redes Autossustentáveis / Água Boa / Quebradeiras
Conta a história da Comunidade São Joaquim que preserva e recupera o solo plantando diversas árvores, surgindo assim mais nascentes.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                 Sábado, 22h


 
Veja também o noticiário: Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30.

Natal Saudável


Dicas da professora de Nutrição da FMP/Fase, Brigitte Olichon.

1. Torta de bacalhau light

Ingredientes
Massa: 250g de ricota, 2 claras, 4 colheres (sopa) de azeite, 1 cebola picada, 2 tomates picados, 50g de azeitonas verdes picadas, salsa picada a gosto, 2 ovos, 2 claras, 1 xicara (chá) de creme de leite light, 1 pitada de sal, 4 colheres (sopa) de queijo ralado light, e farinha.

Modo de preparo: Para massa, misturar a ricota, as claras, a farinha, temperar com sal e forrar o fundo e os lados de uma forma de torta de abrir. Para o recheio, deixar o bacalhau de molho por 24h, trocando a agua varias vezes, depois desfie e reserve. Refogar a cebola no azeite, juntar o bacalhau, tomate, azeitonas, adicionar salsa e retirar. Esperar amornar e colocar sobre a massa de torta. Bater os ovos, clara, creme de leite, sal e colocar sobre o refogado.

2. Salada de maionese light

Ingredientes: 1 chuchu; ½ abobrinha; 4 cenouras; ½ cebola; 1 copo de iogurte natural desnatado; 1 colher de sopa de maionese light; sal a gosto; cheiro-verde.

Modo de fazer: Picar os legumes e cozinhar em água com sal. Escorrer e misturar com os demais ingredientes.

3. Beijinho de abacaxi

Ingredientes: 1 abacaxi maduro; 500g de coco ralado sem açúcar; 2 colheres de açúcar demerara (dependendo da acidez do abacaxi e do seu paladar); Cravo da Índia e canela em pó (opcional).

Modo de fazer: Descasque o abacaxi e pique em pedaços bem pequenos, despeje-o em uma panela e leve em fogo médio por 5 minutos. Assim que estiver molinho, retire do fogo e bata ainda quente no liquidificador. Despeje o abacaxi na panela, adicione o coco ralado e açúcar e mexa até secar todo o suco do abacaxi. Retire do fogo e espere amornar, reserve na geladeira em um recipiente de vidro bem fechado por em média 3 horas. Unte as mãos com óleo, faça bolinhas, enrole no coco ralado, adicione o cravo da índia e armazene na geladeira até a hora de servir. Outra opção é servir de colher ou em tacinhas.

4. Bolo de Nozes 

Ingredientes: 2 xícaras de farinha de nozes - só bater as nozes no liquidificador que vira farinha; 3 ovos; 2 colheres de sopa de óleo; 4 colheres de sopa de adoçante culinário ou açúcar mascavo; 4 colheres de sopa de farinha de linhaça dourada; 1 colher de sopa de canela; 1 colher de sopa de fermento; 200 ml de leite (animal ou vegetal); 1/2 xícara de uvas passas.

Modo de preparo: No liquidificador, bata bem os ovos, o óleo e o leite. Acrescente os demais ingredientes e misture à mão. Despeje a massa em forma untada ou em forminhas individuais de muffin. Asse em forno pré-aquecido a 180º por uns 30 minutos ou até que o palito saia limpo quando espetado.

5. Arroz de Festa

Ingredientes: 2 colheres de sopa de manteiga ghee; 1 cebola pequena; 3 xícaras de arroz cru; 1 1/2 xícaras de uvas-passa; 1 xícara de amêndoas torradas; 1 xícara de cogumelos frescos picados; 5 xícaras de água fervente; 1 xícara de champagne; sal a gosto.

Modo de fazer: em uma panela, aqueça a manteiga e doure a cebola. Acrescente o arroz, refogue e acrescente as uvas-passa, metade das amêndoas, os cogumelos e o sal. Misture bem. Acrescente água e deixe cozinhar em panela tampada até começar a secar. Acrescente o champagne. Quando o arroz estiver cozido, desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 15 minutos. Em uma frigideira, doure a outra metade das amêndoas. Deixe esfriar e acrescente ao arroz na hora de servir.

Alunos de Medicina promovem ação solidária neste Natal


O Natal chegou mais cedo para as crianças que estudam na Creche São Charbel, no Caxambu. Na manhã desta quarta-feira (12), alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) realizaram a entrega dos presentes de Natal, arrecadados pelo projeto de extensão Juntos, somos um.

A iniciativa de arrecadar os brinquedos para fazer a surpresa aos pequenos começou dentro do campus universitário. Quatro alunos do curso de Medicina resolveram pedir às crianças da Creche São Charbel, localizada no Caxambu, e do Lar Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, para escreverem cartinhas para o Papai Noel, contando o que gostariam de ganhar neste Natal. Muitos alunos da FMP/Fase participaram da campanha adotando uma carta e comprando os presentes, que foram colocados na árvore montada no hall principal da faculdade.

“É uma alegria muito grande ver o sorriso no rosto dessas crianças ao receber os presentes. Nós queremos promover mais atividades como essa, porque ainda   vemos muitos médicos distantes da realidade em que vive a comunidade onde atuam. Então, tivemos essa ideia para mantermos uma relação mais próxima das pessoas que precisam do nosso auxílio. Começamos pelas crianças, mas também queremos promover atividades para os idosos”, explica o idealizador do projeto de extensão Juntos, somos um da FMP/Fase, Victor Ladeira, aluno do terceiro período de Medicina.

O Projeto de Extensão Universitária pretende levar alegria a crianças carentes não apenas neste Natal, mas com o objetivo de propagar sentimentos de generosidade, acolhimento, amor, respeito e partilha, os alunos Matheus Stumpf, Pâmela Carvalho, Victor Ladeira e Victoria Paranhos estão empenhados em realizar atividades, ao longo do ano, nas datas comemorativas como carnaval, páscoa, festa junina e no dia das crianças.

“É emocionante participar de uma atividade como essa. As crianças estavam ansiosas esperando pela chegada do Papai Noel. A gente fica muito feliz, porque vê que são jovens que escolheram a medicina como profissão e já têm uma vocação para o trabalho social, principalmente nesse país que a gente vive e precisa tanto do olhar mais humano dos profissionais da área da saúde”, destaca Simone Maria Fones, professora na Creche São Charbel.

Os pedidos das crianças foram os mais variados. Bolas de futebol, bonecas, patins, tênis, mochila, sandálias, skate e até fantasia de princesa estava na lista de desejos dos pequenos.

“Eu ainda não sei andar de skate, mas acho muito legal as manobras que vejo os meninos fazendo. Agora que ganhei um, vou aprender a andar e me divertir com os meus amigos. Estou muito feliz”, disse o pequeno Yago Santiago, de 10 anos. 

Os acadêmicos escolheram este período de Natal para dar início à primeira etapa do projeto. No total, cerca de 200 crianças foram presenteadas. Para conhecer mais sobre o projeto de extensão universitária e acompanhar as próximas atividades, acesse, curta e siga a página do projeto nas redes sociais: @projeto_juntossomosum.
 
Os alunos de Medicina da FMP/Fase, que criaram o projeto "Juntos, somos um" , com o também aluno de Medicina que aderiu a ideia e se fantasiou de Papai Noel, e a colaboradora do projeto, vestida de Mamãe Noel.