terça-feira, 27 de agosto de 2013

Ambulatório-Escola recebe “livros soltos”

O Ambulatório-Escola da FMP/Fase recebeu uma doação especial nesta segunda-feira (26). Alunos de Nutrição, Enfermagem e Medicina, integrantes do grupo denominado Cia do Riso, realizaram a entrega de cerca de 100 livros infantis, que ficarão à disposição da comunidade.
 
Os livros foram arrecadados através do projeto Livro Solto, uma iniciativa do Centro Cultural FASE – FMP para oferecer leitura de qualidade a seus alunos, professores e colaboradores, assim como a própria população petropolitana.
 
Dessa forma, qualquer pessoa pode ter acesso aos livros, sem a necessidade de cadastro, devolvendo o exemplar ao local onde o pegou ou passando adiante. O importante é que outros leitores interessados também tenham acesso a ele.
 
A Cia do Riso foi criada este ano e tem como objetivo levar alegria às alas do Hospital de Ensino Alcides Carneiro e do Centro de Terapia Oncológica (CTO), de forma bem descontraída. Isso porque os participantes se fantasiam de palhaços e garantem a animação de crianças e adultos.
Conheça o projeto Livro Solto
O projeto Livro Solto existe desde outubro de 2012 e já arrecadou 1.045 livros, sendo 100 infantis. Dentre as obras, destacam-se títulos de autores renomados, como “Dom Casmurro”, de Machado de Assis; “Triste Fim de Policarpo Quaresma”, de Lima Barreto; “O Cortiço, de Aluísio Azevedo”, entre outros. Destaque também para uma volumosa doação feita pelo Museu Imperial, que incluiu CD-Rom com a fotobiografia da Princesa Isabel, livros de contos premiados, e a biografia do Palácio.
A ideia da campanha foi apresentada pela ex-aluna Ruana Rueda, graduada em Medicina que, com base em projetos já existentes, como o Book Crossing (Estados Unidos), propôs a iniciativa.  Assim, a FMP/Fase lançou o projeto em comemoração aos cinco anos do Centro Cultural. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode colaborar com a campanha, bastando doar qualquer livro, que não seja técnico esteja em boas condições. Os exemplares podem ser entregues no Centro Cultural da FMP/Fase (Av. Barão do Rio Branco, 1003).