segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Jubileu de Ouro da FMP é comemorado com Simpósio em parceria com a Fiocruz e a Academia Nacional de Medicina

No ano em que comemora 50 anos, a Faculdade de Medicina de Petrópolis está festejando com diversas atividades. Nos dias 10 e 11 de novembro, a FMP/Fase recebeu membros da Fundação Oswaldo Cruz e da Academia Nacional de Medicina, que participaram de um simpósio sobre atualização médica, proporcionando troca de conhecimentos e muitos debates em relação às diversas especialidades na área de saúde.

"Foi uma sorte a gente vir ao longo desses 50 anos construindo sólidas parcerias, com a Secretaria Municipal de Saúde, com a Fiocruz e com a Academia Nacional de Medicina, porque ao final desse período a gente pode celebrar os 50 anos compartilhando com essas instituições não só os projetos comuns, como também mostrando aos alunos que a verdadeira ciência, o verdadeiro cuidado, a verdadeira Medicina se faz com a articulação entre conhecimento científico, as técnicas de abordagem do paciente, a reflexão sobre os determinantes da saúde e da doença, que são sociais, e também a efetiva parceria com o Sistema Único de Saúde, que permite o acesso da população àquilo que é mais caro aos nossos futuros profissionais, que é o exercício da sua profissão. Esse seminário foi construído em conjunto, então ele é fruto de uma mesma visão. Estamos aqui a serviço da população para, através do acesso à saúde, tentar reduzir as diferenças sociais", frisa Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves, supervisora geral da FMP/Fase.

O Simpósio “A Academia na Serra” celebrou o Jubileu de Ouro da FMP oferecendo aprimoramento multidisciplinar para todos os profissionais que atuam na área da saúde, ressaltando a importância do trabalho de equipes multiprofissionais em prol da saúde da população. As parcerias com grandes instituições médicas e de pesquisa receberam destaque, inclusive, a Faculdade de Medicina de Petrópolis é a primeira instituição privada de ensino superior com a qual a Fiocruz firmou parceria.

“Essa é uma faculdade que tem uma visão social muito intensa, uma preocupação muito grande e, como nós, com a determinação social da saúde, com a necessidade de reduzir as desigualdades sociais, que são as que determinam as iniquidades de saúde, estamos aprofundando essa parceria, porque temos objetivos e metas em comum. Neste caminho da Fiocruz e da FMP/Fase, nos próximos 50 anos realizaremos muito mais trabalhos conjuntos", explica Felix Rosenberg, diretor da Fiocruz - Unidade Petrópolis.

Residentes e alunos da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) participaram ativamente do simpósio, através das ligas acadêmicas. "Este evento é importante para nós, membros da Faculdade de Medicina de Petrópolis e da Fase, e para toda a comunidade científica, principalmente aqui da Região Serrana. Importante também para os alunos, que entram em contato com os acadêmicos da Academia Nacional de Medicina, o que é um fato extremamente raro", destaca Paulo Cesar Guimarães, diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis

Entre os palestrantes renomados nas áreas da medicina e da pesquisa biomédica do Brasil, Paulo Saldiva, médico especialista em poluição atmosférica, o neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho, e os oftalmologistas, Alípio de Sousa Neto e Oswaldo Moura Brasil, contribuíram com seus conhecimentos, apresentando estudos e casos de sucesso. Além disso, ex-alunos da instituição também foram convidados para participar ativamente do Simpósio, coordenando mesas e debates.

"Eu fiquei metade da minha formação médica aqui, na Faculdade de Medicina de Petrópolis, que é uma faculdade que eu adorei. Foi um curso que me permitiu fazer muita coisa, conhecer muita gente. Eu tinha saído de casa, no Rio de Janeiro, com a idade de 18 anos, então foi um pouco de deslumbramento, fiz amizades, celebrei bastante a minha juventude, fiz teatro amador e comecei a estudar seriamente antes de voltar para o Rio, onde me formei. Portanto, é uma faculdade do meu coração. Quando eu soube que ela estava completando 50 anos eu quis propor a realização de um evento científico de alto nível para que fosse esse o marco da celebração dos 50 anos da faculdade", explica Cláudio Tadeu Daniel-Ribeiro, ex-aluno da FMP e membro titular da Academia Nacional de Medicina. 
O simpósio proporcionou troca de conhecimentos e muitos debates em relação às diversas especialidades na área de saúde.

O renomado neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho ao lado da supervisora geral da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp.

A supervisora geral da FMP/Fase, Marial Isabel de Sá Earp de Resende Chaves e o diretor da FMP, Paulo Cesar Guimarães, acompanhados dos médicos Paulo Niemeyer Filho, Leila Chimelli, Cláudio Tadeu Ribeiro e Maria Goreti Rosa.


FMP/Fase promove treinamento para equipes do Ambulatório Escola e Programa de Saúde da Família


Os profissionais que atuam no Ambulatório Escola, em Cascatinha, e as cinco equipes dos Postos de Saúde da Família da FMP/Fase passaram, recentemente, por um treinamento técnico sobre Práticas de Higiene Hospitalar, voltado para os funcionários do Serviço de Higiene e técnicos de Enfermagem.

No total, a unidade de atendimento conta com 41 funcionários das áreas de apoio e gestão, 51 professores de Medicina, 10 professores de Odontologia, 04 professores de Enfermagem e 03 de Nutrição. O treinamento realizado no AMBE tem o objetivo de garantir segurança e qualidade do serviço para os funcionários e também para os pacientes que são atendidos diariamente.

“O Ambulatório Escola, além de oferecer consultas e exames, possui serviços de pequenas cirurgias, vacina e um polo de curativo, que realiza em média 625 procedimentos por mês. Neste segundo semestre, também iniciamos os atendimentos na área de Odontologia. Esses treinamentos para as equipes são muito importantes, pois ajudam a prevenir acidentes de trabalho e a reduzir as possibilidades de contaminação e infecção, atualizando e reforçando as práticas de limpeza e desinfecção das áreas físicas e instrumentais”, explica Ronye Faraco, gerente de Serviços Docentes Assistenciais da FMP/Fase.

Os atendimentos realizados no Ambulatório Escola seguem as Políticas Públicas de Saúde, com foco na integralidade e na abordagem interdisciplinar do paciente. Seguindo as diretrizes, o encontro realizado na unidade de saúde ressaltou a importância do trabalho em equipe.

“Nossa expectativa é que a população saia daqui satisfeita com o atendimento, ou com a atenção e o direcionamento que foi oferecido para atender à sua necessidade. Esperamos que nossos alunos também se beneficiem desse espaço. Trabalhar com serviços de saúde e educação é um desafio que pode ser mais fácil se entendermos a vida como um processo que começa pelo modo de lidar com os outros, criando espaços de convivência, integração de ideias, gerando um incessante processo de aprendizagem, sempre destacando a importância do trabalho em equipe”, finaliza Ronye Faraco.


 

Fase promove II Simpósio de Radiologia

No dia 18 de novembro, das 8h às 13h, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover o II Simpósio de Radiologia. Entre os temas da programação, o evento vai debater a qualidade da imagem em Ressonância Magnética, o Programa Nacional de Qualidade em Mamografia e as aplicações da radiologia forense antes e após a morte, assuntos que estão em evidência na área radiológica.
 
“Nosso objetivo nesse evento é ampliar a visão dos estudantes em relação ao mercado de trabalho e mostrar novas inovações tecnológicas aos profissionais que atuam na área. Além disso, é importante desmistificar o papel do tecnólogo como apenas um realizador de exames, mostrando que existem áreas de atuação mais amplas, como na Radiologia forense e na qualidade de imagem”, destaca André Kinder, coordenador do curso de Radiologia da FMP/Fase.
 
A importância da atuação de equipes multiprofissionais atuando no cuidado com os pacientes também será abordada no evento. A busca do tecnólogo pela melhor qualidade da imagem será debatida a fim de permitir maior precisão na detecção de lesões suspeitas pelo médico radiologista e mastologista.
 
“Essa questão da qualidade de imagem e a execução dos exames foge do campo de atuação dos médicos sendo, por isso, essencial a integração destes profissionais, já que um depende completamente do outro. Afinal, do que adianta um laudo normal em um exame que não foi adequado para identificar uma lesão ali presente? Ou então, um diagnóstico de câncer em uma imagem artefatual, gerada por um aparelho que não foi devidamente calibrado? Essas questões serão discutidas com foco na importância da integração entre os profissionais”, explica Kinder.
Novidades nas áreas de atuação também serão apresentadas por um profissional que demonstrará instrumentos radiológicos e softwares específicos para avaliação em diversas áreas dentro da especialidade, como por exemplo, a reconstrução facial após a morte, identificação de material balístico em vítimas (antes e após a morte), nos aeroportos e presídios atuando na detecção de drogas e armas em aparelhos radiológicos. Outras informações e as inscrições para participar do evento estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.