segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Iº Simpósio de Saúde Baseada em Evidências

O 1º Simpósio de Saúde Baseada em Evidências, realizado no dia 29 de outubro, reuniu diversos profissionais para o lançamento oficial do Centro Afiliado Cochrane de Petrópolis, um dos cinco implantados no país e que funcionará na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). O Centro terá papel fundamental na orientação sobre as melhores práticas relacionadas à Saúde Baseada em Evidências.


Nas fotos, o coordenador do Centro Afiliado Cochrane de Petrópolis, Luís Eduardo Fontes, que é médico e professor da FMP/Fase.  

Programação da Semana de 06 a 12 de novembro de 2016



PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:

Programa EM QUESTÃO
Tema: Nise da Silveira e as mudanças no conceito de saúde mental  

Nise da Silveira revolucionou a psiquiatria substituindo práticas agressivas, como a lobotomia e os choques elétricos, pela arte. A médica fundou também o Museu de Imagens do Inconsciente. O Em Questão fala das mudanças no conceito de Saúde Mental a partir do trabalho de Nise da Silveira, com a participação do autor do livro “Nise - Arqueóloga dos Mares”, que serviu de base para o filme “Nise, o coração da Loucura”, o jornalista Bernardo Carneiro Horta. O programa faz parte da série “Você tem fome de que?”, tema  da 22ª Semana Científica da FMP/Fase. Neste episódio, a gente fala de várias fomes: a fome de humanização na saúde, a fome de saúde mental e a fome de cultura, entre outras.
Em Questão: Domingo, 21h
                     Segunda, 15h
                     Terça, 20h
                     Quarta, 18h
                     Quinta, 12h
                     Sexta, 9h e 21h
                     Sábado, 12h e 18h
                    

Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Rodrigo Andriàn – Arte em movimento

O artista plástico, Rodrigo Andrian, nasceu no Rio de Janeiro, é graduado em História da Arte pela UERJ e pós-graduado em Gestão e Conservação de Bens Culturais pela Universidade Estácio de Sá. Suas obras são do gênero figurativo contemporâneo, onde a imagem surge entre linhas sinuosas e retas, cujas formas orgânicas e geométricas dialogam através da cor. Atualmente iniciou um projeto sobre a série de pássaros brasileiros onde fez trabalhos para as olimpíadas a partir de gaivotas e pássaros em extinção, além disso, possui uma série de produtos customizados com suas pinturas e parcerias construídas ao longo da jornada com seu trabalho.
Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                            Segunda, 18h
                            Terça, 9h e 21h
                            Quarta, 15h
                            Quinta, 20h
                            Sexta, 18h
                            Sábado, 9h e 21h
                           



Programa AO REDOR
Tema: Serra da Capivara: (Especial de 1 hora de duração)
O episódio mostra o documentário produzido durante a expedição da equipe da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) na Serra da Capivara, no interior do Piauí, no nordeste brasileiro, em 2013. O programa revela as belezas e as histórias desse Patrimônio Mundial da Humanidade.
Ao Redor: Terça, 14h30
                  Sexta, 10h
                  Domingo, 13h
                   

Programa MINUTO FASE
Tema: Selo de qualidade do GE (Guia do Estudante) 


 Os cursos de Administração, Enfermagem e Nutrição da Fase receberam mais uma vez o selo de qualidade “Melhores Universidades”, do Guia do Estudante. A avaliação feita pela revista  foi publicada no “GE Profissões - Vestibular 2017”. O Guia do Estudante é considerado  um dos principais guias estudantis do país.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


FAIXA INTERATIVA - Semana Especial

DOMINGO – ARTE & CULTURA – MULHERES NA ARTE:
PITA CAVALCANTE (ATRIZ)
SEGUNDA – UNIDIVERSIDADE – NEGRITUDE E REPRESENTATIVIDADE – TEREIRO DE XAMBÁ
TERÇA – ARTE & CULTURA – SOB EFEITO
QUARTA – EM FAMÍLIA – MULHERES NEGRAS/ UNIDIVERSIDADE – CULTURA ANGOLANA
QUINTA – ARTE&CULURA – CHUTANDO O BALDE + MULHERES NA ARTE- GIULIA MARCHESINI (CANTORA)
SEXTA –  UNIDIVERSIDADE – INTOLERÂNCIA RACIAL / CIÊNCIA & LETRAS- ÁFRICA E BRASIL  

SÁBADO – ARTE & CULTURA- MULHERES NA ARTE: BETA PEREZ  + MULHERES NA ARTE: DENISE CAMPINHO

Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h


PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Grafeno: material do futuro?  

De carbono todos já ouviram falar. Pelo menos do gás carbônico – o CO2 – considerado vilão do efeito estufa, do aquecimento global. Mas o átomo de carbono é o elemento químico que compõe as moléculas que dão origem à vida. E está presente nas mais variadas formas encontradas na natureza. Macio no grafite do lápis, duríssimo no diamante. Recentemente, em 2004, os cientistas passaram a lidar com outra forma de apresentação do carbono: o grafeno – uma espécie de folha finíssima, com a espessura de um átomo, que é considerado o material do futuro por muitos especialistas. Até pela possibilidade de poder transmitir energia, e informações, com velocidade quase 100 vezes maior do que o silício, que é o material dos semicondutores da informática. Especialistas convidados explicam o que é o grafeno – e se ele tem mesmo o poder de mudar muita coisa no mundo em que vivemos
TomeCiência:Quarta,21h                                                                                                                    Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Amputação  
A gente está acostumada a pensar na amputação como uma mutilação, uma perda, mas você vai ver que ela pode ser sinônimo de restauração e conquista. Restauração de um corpo que antes estava doente. Conquista de uma nova chance para continuar vivendo. Para ajudar nessa vida de adaptação é importante que a pessoa amputada frequente um centro de reabilitação. O programa dessa semana irá apresentar um centro de amputados do SUS e tudo que é necessário para que se alcance a autonomia e a qualidade de vida depois da amputação.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30


Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Ítalo Moriconi  
Programa sobre a vida e a obra literária do escritor, professor e poeta brasileiro Ítalo Moriconi.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                             Segunda, 13h
                             Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Itaboraí/ Petrópolis – RJ
Em Itaboraí, conhecemos a Clínica-Escola do Autista, um projeto público pioneiro que visa, sobretudo, a integração de crianças e adolescentes autistas ao ensino regular e ao meio social, através de um tratamento multidisciplinar oferecido por profissionais gabaritados no assunto. E fomos a Petrópolis para ver como funciona o Programa de Alergologia e Dispensação de Vacinas. Com 20 anos de atuação na rede de saúde pública do município, é executado no Centro de Especialidades Maria Célia e atende pacientes com asma, rinite alérgica, conjuntivite alérgica e alergia à picada de insetos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Games
Investimentos milionários em atletas de ponta. Grandes patrocinadores, estádios lotados e torcidas em êxtase. Poderíamos estar falando sobre os grandes campeonatos de futebol, mas é sobre games. Um mercado que movimenta mais de dois bilhões de dólares por ano só no Brasil. Nosso país é o quarto maior consumidor de games do mundo. Já tem cyber atleta ganhando casa, comida e roupa lavada, além de faturamento na base de um milhão de reais por ano para se dedicar com exclusividade ao esporte eletrônico e vídeos para a internet sobre o assunto. Mas, e aqueles pais preocupadíssimos com o tempo que esses meninos e meninas ficam diante das telas? É sobre games e essa transformação inevitável que falamos no programa dessa semana.
Em Família: Quarta, 16h
Domingo, 22h



Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: O SUS e a participação social   
O episódio aborda a abrangência do Sistema Único de Saúde e a participação da sociedade.  
Unidiversidade: Quinta, 16h
                              Domingo, 14h30
  
Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Festa de aniversário
O Histórias de Mãe dessa semana está em clima de festa! Conversamos com a organizadora de eventos, Lilian Viana Motta, sobre os temas mais pedidos e dicas sobre a quantidade certa de docinhos para a festa do seu filho. Na culinária, a chef de cozinha, Luciana Augusto, ensina duas receitas práticas e deliciosas para você fazer na sua festa.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Ciência Brasileira  
Os brasileiros se interessam mais por ciência do que por política, de acordo com pesquisa do Ministério da Ciência & Tecnologia. No programa de hoje, falaremos sobre o Brasil que faz pesquisa científica. Conversam sobre o assunto o pesquisador do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, Martín Makler, a antropóloga e profª IMS/UERJ, Alba Zaluar, o dir. adj. do Instituto Ciência Hoje, Frankling Darid Rumjanek e o diretor do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, Adalberto Vieyra.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Privatização do saneamento básico
O saneamento é um dos maiores problemas estruturais do Brasil e para resolver este problema, o governo federal quer incentivar a privatização dos serviços de água e esgoto através do programa de parcerias e investimento.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Eleições para a presidência da Fiocruz 2016 – Tânia Araujo Jorge   
Uma das principais instituições públicas de pesquisa e ensino do país, a Fiocruz, que promove saúde e desenvolvimento social, também elege o seu presidente. O programa desta semana apresenta as ideias e propostas da candidata, Tânia de Araujo Jorge, pesquisadora do Instituto Oswaldo Cruz.  
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h

  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Redes autossustentáveis/ Água boa/ Quebradeiras
O programa conta a história da Comunidade São Joaquim que preserva e recupera o solo plantando diversas árvores, com o intuito de promover a recuperação e o surgimento de nascentes.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h

Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30