sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Fase oferece curso em Abordagem no Atendimento de Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) em Ambiente Escolar


Com o objetivo de auxiliar os profissionais que atuam diretamente com crianças portadoras do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e orientá-los na criação de estratégias para promover sua inserção no ambiente escolar, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para o novo curso de extensão em Abordagem no Atendimento de Crianças com TEA em Ambiente Escolar, módulo 1.

“Nessa proposta, a escola é levada a pensar em incluir, no seu planejamento pedagógico, propostas curriculares que possibilitem a criação de um espaço onde possam se encaixar elementos físicos, humanos e materiais, específicos e adaptados às necessidades de cada criança. O olhar da escola deve ser o de respeitar as diversidades e diferenças, a singularidade de cada criança ao conhecer seu perfil comportamental, os déficits e as particularidades que apresenta”, explica Gustavo Gonçalves de Oliveira, psicólogo responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.

Os psicólogos ressaltam que a criança com TEA apresenta um desenvolvimento global característico, mas possui déficits e potenciais que se diferem de um caso para outro. Algumas crianças autistas podem possuir hipersensibilidade a barulhos, comportamentos inquietos e opositivos, enquanto outras podem possuir déficit cognitivo e intelectual maior e, outras ainda, apresentam prejuízos menores.

“Para o processo desse tipo de inserção acontecer no contexto escolar, não irá depender só da avaliação da equipe pedagógica, mas também multidisciplinar, como a avaliação neuropediátrica, psicológica, psiquiátrica, fonológica e psicopedagógica. Para que o profissional da área escolar organize e planeje estratégias de atendimento para essa clientela com necessidades tão específicas será necessário um mínimo de informações e conhecimento de como se apresenta o conjunto de comportamentos das crianças portadoras de Transtorno do Espectro Autista”, destaca a psicóloga Maria Dalva Barbosa do Monte, também responsável pelo curso de extensão da FMP/Fase.

As aulas serão realizadas no campus da faculdade, nos dias 07, 14, 21 e 28 de outubro de 2017, das 14h às 18h. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 05 de outubro, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.

FMP/Fase abre novo curso com foco no mercado de trabalho para nutricionistas


Com o objetivo de proporcionar ferramentas e técnicas necessárias para que o aluno aprenda a trabalhar a própria imagem dentro e fora do ambiente de trabalho, sob a ótica do perfil do nutricionista autônomo, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) está com inscrições abertas para a 2ª turma do curso de Ferramentas para o Nutricionista Inovar no Mercado de Trabalho.

O curso é direcionado para estudantes e profissionais de Nutrição, recém-formados ou não, e estudantes que queiram trabalhar como autônomos ou se aprimorarem para as oportunidades do mercado de trabalho”, destaca o nutricionista Luís Felipe Chaves Prates, coordenador do curso de extensão da FMP/Fase.

Questões sobre “Noções de Inovar, Idealizar e Criar: conceitos e aplicações”, “Abrindo o seu próprio negócio”, “O mercado de trabalho e as áreas de atuação”, “Trabalhando a imagem do Nutricionista”, “Preparação para o mercado de trabalho: orientações para o profissional sobre como elaborar um currículo e se apresentar em entrevistas”, “A Internet no dia a dia do Nutricionista”, “Empreendedorismo”, entre outras, serão abordadas durante a aula.

Formado em Nutrição pela FMP/Fase, Luís Felipe afirma que os tempos mudaram. Hoje, há a busca constante da qualidade de vida e uma necessidade de mudança no perfil do profissional nutricionista. “Nunca se falou tanto em nutrição e alimentação saudável como agora. Isso é indício de uma nova era: a do nutricionista idealizador e inovador. Essa afirmação serve para mostrar um fenômeno que já despontava no Brasil há alguns anos, mas que ganhou força e adeptos somente a partir da última década. Isto é, a alimentação saudável e a busca por uma melhor qualidade de vida”, avalia.

O curso tem previsão para ser realizado no dia 20 de outubro, das 16h às 19h, no campus da Fase. As inscrições, que devem ser realizadas até o dia 17 de outubro, e outras informações estão disponíveis no site: www.fmpfase.edu.br.