terça-feira, 14 de agosto de 2018

Estudantes de Odontologia da Fase apresentam pesquisa em congresso


As alunas Bianca Guerra, Alice de Oliveira e Shimelly Monteiro, do 5º período de Odontologia da FMP/Fase, apresentaram um trabalho no 44º Congresso Brasileiro de Estomatologia e Patologia Oral, realizado no final de julho, no Rio de Janeiro. A pesquisa, orientada pela professora Mônica Israel e com participação das docentes Vera Soviero, Nathalia Ribeiro e Claudia Bragança, visou correlacionar as diferentes alterações de desenvolvimento da morfologia dentária com os tipos de tratamentos que podem ser feitos pelos cirurgiões-dentistas, como o endodôntico, ortodôntico, o exodôntico, entre outros.
 

Congresso de saúde coletiva tem participação do curso de Enfermagem da Fase


Jessica Bilheiro, recém-formada em Enfermagem pela FMP/Fase, marcou presença no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva – Abrasco, que aconteceu no final de julho, no Rio de Janeiro. Na ocasião, ela apresentou uma parte do seu trabalho de conclusão de curso que abordou a correlação entre exposição a pesticidas com o desenvolvimento do linfoma. A pesquisa, realizada com incentivos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPQ/MCT) e da Faperj, demonstrou que dos 216 entrevistados em hospitais do município de Petrópolis, entre pacientes com linfoma e com outras doenças, 84,3% já haviam utilizado ou sido expostos a agrotóxicos.

Ortodontia é tema de curso para atualização de dentistas


Os constantes avanços tecnológicos e científicos na área de Ortodontia, assim como a crescente competitividade no mercado de trabalho e o aumento de exigência pelos pacientes, fazem com que dentistas especializados na área precisem buscar atualizações. Por isso, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoverá, em outubro, o Curso Avançado de Ortodontia, com duração de 12 meses, em Petrópolis.

O objetivo é fornecer aos profissionais já pós-graduados as ferramentas necessárias ao aprimoramento profissional, com enfoque na validade dos meios diagnósticos e no estabelecimento de protocolos terapêuticos baseados em evidências ou decorrentes de processos de inovação. Ao todo, serão 12 aulas de oito horas, uma aula por mês, sempre às quintas.

As 96 horas de carga horária serão divididas em três módulos (diagnóstisco, protocolos terapêuticos ortopédicos com ancoragem esquelética e mecânica ortodôntica), compreendidos pela parte teórica, que abordará as atualidades em diagnóstico e planejamento de casos ortopédicos e ortodônticos, e a prática laboratorial. O conteúdo será complementado por seminários de discussão de casos clínicos e também haverá consultoria virtual de diagnóstico e planejamento de casos documentados em 3D.

“A ideia do curso é fornecer um método que auxilie o especialista a escolher as melhores e mais válidas ferramentas para os diferentes tipos de diagnóstico, para que, a partir disso, possa definir os protocolos de tratamento baseados nas melhores evidências disponíveis”, explica Ricardo Tesch, coordenador do curso, que é professor de graduação em Odontologia e de especialização em Ortodontia, além de ser coordenador da pós-graduação em Disfunção Temporomadibular e Dor Orofacial, na FMP/Fase.

O coordenador será auxiliado por Rafael Leite Oliveira e Leticia Tesch, que também são professores de graduação e pós-graduação da faculdade. O curso ainda oferece a possibilidade de os interessados realizarem os módulos separadamente. Os detalhes podem ser obtidos no site //www.fmpfase.edu.br/ ou pelo telefone (24) 2244-6480.

Semana de Psicologia


A FMP/Fase realizou, de 09 a 11 de agosto, a 2ª Semana de Psicologia, que teve como palestrante de abertura o Dr. Alexandre Teixeira de Souza, juiz titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis, para falar sobre maioridade penal. A programação do evento abordou ainda outros temas polêmicos e atuais, como a luta antimanicomial, a constituição da família contemporânea, a psicologia das emergências e desastres, a psicologia na era digital com o atendimento on-line e a psicologia no cinema, além de oficinas de noções básicas de neuropsicologia e sobre o papel do psicólogo na inclusão.

Também marcou presença, o Coral dos Anjos – grupo formado por jovens com deficiência. E, os alunos do Diretório Acadêmico do curso de Psicologia emocionaram a todos com um vídeo em homenagem à professora Derly Streit, falecida no início deste ano, onde amigos e colegas de trabalho narraram momentos marcantes ao lado da professora.

Apresentação do Coral dos Anjos.
 

A supervisora da FMP/Fase, Maria Isabel de Sá Earp, após a homenagem à professora Derly. Na ocasião, a supervisora também recebeu um presente dos estudantes, em comemoração ao seu aniversário.

Palestra sobre "Maioridade Penal" com o Dr. Alexandre Teixeira de Souza, juiz titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso da Comarca de Petrópolis.