sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Professores da Fase participam de congresso sobre residências em saúde


A coordenadora da Comissão de Residências Multiprofissional e em Área Profissional da Saúde da FMP/Fase, Regina Shiraishi, e o Residente de Enfermagem em Terapia Intensiva da instituição, Alex Leonardo, participaram da comissão organizadora do VIII Encontro Nacional de Residências em Saúde que aconteceu na UERJ, na última semana. Também esteve presente no evento, a coordenadora de Ensino a Distância e de Pesquisa e Pós-graduação da instituição, Ana Maria Rodrigues. 

O encontro marcou o primeiro movimento de integração entre as residências médicas e de outras áreas da saúde. Durante o evento, foi elaborada a Carta do Rio 2019, com participação do fórum de coordenadores, entre eles as professoras da FMP/Fase, Regina Shiraishi, Thaise Gasser, coordenadora do programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica, e Luzimar Paim, coordenadora do programa de Residência de Enfermagem em Terapia Intensiva, além dos demais tutores, preceptores e residentes do encontro. O documento tem como objetivo lutar por uma política de financiamento integral, que garanta a gestão e o acompanhamento pedagógico dos programas de residência.  A Carta será encaminhada à Comissão Nacional de Residências em Saúde do Brasil. 

Os professores da FMP/Fase com demais participantes do Congresso
 

Fase promove curso de Oncologia em outubro


Informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apontam que o câncer é a segunda doença que mais causa mortes no Brasil, com cerca de 600 mil novos casos por ano, sendo o de pele não melanoma o mais frequente, seguido pelos cânceres de próstata e mama. Dados esses divulgados pela Agência Brasil.

Diante desse cenário e para atender a uma necessidade de capacitação constante, a Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, de 02 a 25 de outubro, das 19h às 21h, o curso de extensão em Oncologia, com foco na prevenção, suspeita e detecção precoce do câncer.

Voltado para estudantes e médicos generalistas, o curso será coordenado por especialistas em Oncologia, que fazem parte do corpo docente da FMP/Fase e atuam no Centro de Terapia Oncológica (CTO): Bernardino Alves Ferreira Neto, pós-graduado e especialista em Cancerologia pela AMB, SBC e SBOC; Júlio Vieira de Melo, pós-graduado em Oncologia Clínica, responsável pela Oncologia Clínica do Hospital Santa Teresa; e Renato Macário Ferreira, médico especialista em Oncologia Clínica.

“Hoje, se vive mais com câncer. A expectativa de vida do paciente oncológico aumentou devido às melhorias no diagnóstico precoce e, sobretudo, do tratamento oncológico. Petrópolis tem o mesmo comportamento das grandes cidades e capitais do Brasil em relação à incidência e mortalidade. Então, fica clara a importância do ensino da oncologia”, afirmou Bernardino.

Durante o curso, serão abordados os seguintes tópicos: epidemiologia e prevenção; biologia tumoral e princípios básicos; cirurgia oncológica e urgências oncológicas; câncer de mama, ginecológico, gastrointestinal (I e II), cabeça, pescoço, pulmão, próstata e pele; oncohematologia (área que cuida das doenças malignas do sangue)  e cuidados paliativos. Inscrições, abertas até 27 de setembro. Informações:  http://www.fmpfase.edu.br/curso/20182_Curso/7218ExtencaoEmOncologia2018