segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como se prevenir de crises alérgicas no inverno?


O inverno chegou e com ele as baixas temperaturas. Para algumas pessoas, essa estação do ano é sinônimo de programas caseiros, como: comer fondue, caldos ou mesmo ficar embaixo das cobertas para assistir a um bom filme. Para outros, o inverno oferece congestão nasal, intermináveis espirros, noites mal dormidas e até crises de falta de ar.

A explicação para o aumento de crises alérgicas no inverno é simples: as alergias respiratórias são causadas principalmente por ácaros e fungos do ar (mofo), presentes na poeira domiciliar. Os ácaros, que são micro-organismos, se alimentam da descamação da pele humana (e também da pele dos animais) e se proliferam mais nos ambientes com temperaturas em torno de 20 a 25 graus, com alto teor de umidade.
 
“O grande problema no inverno é que as casas ficam mais fechadas, por conta do frio, contribuindo para o aumento de ácaros e fungos no ambiente. A soma desses fatores está associada ao aumento da frequência e da gravidade das crises de alergia no inverno, especialmente na serra, onde o clima é mais frio, úmido e os dias são menos ensolarados”, ressalta o Dr. José Luiz de Magalhães Rios, coordenador do curso de pós-graduação em Alergia e Imunologia Clínica da FMP/Fase.

Para evitar complicações com crises alérgicas durante o inverno, algumas medidas simples devem ser adotadas: manter a casa sempre limpa e bem arejada durante o dia, pois os raios solares, além de aquecer o ambiente, destroem os ácaros e os fungos.

“É importante intensificar a limpeza da casa, especialmente dos quartos. Além disso, é recomendado que todos os cobertores e agasalhos, que estão guardados desde o inverno anterior, sejam lavados. Outra medida essencial é deixar as cobertas e os travesseiros expostos ao sol, sempre que possível, para matar os ácaros”, explica o médico.
 
Além das medidas mencionadas acima, que devem ser realizadas com mais frequência pelas pessoas que já possuem um histórico alérgico, é necessário realizar uma consulta médica, pois podem precisar de algum tipo de medicamento preventivo, para evitar as crises e o desconforto durante esse período.



Aluno da FMP/Fase desenvolve projeto que esclarece formas de ingresso no Ensino Superior



Percebendo a necessidade de maiores orientações a estudantes de escolas públicas a respeito das formas de ingresso no Ensino Superior, o aluno de Gestão Pública da FMP/Fase, Romario Garcia, resolveu desenvolver um projeto para suprir essa carência de informações. Denominada de “Esclarecer”, a iniciativa teve início no ano passado e conta com a participação de alunos de outras instituições de ensino. 

Até o momento, o projeto já contemplou 265 jovens, que conheceram as modalidades de ensino, cursos e instituições disponíveis no município, além das formas de ingresso, como Enem, Sisu, Prouni, Fies, Educa Mais Brasil, Sisutec e Pronatec. Segundo Romario, já é possível identificar os resultados. “Um dado que me chamou bastante atenção é que 59% dos alunos entrevistados não sabiam como ingressar no ensino superior e hoje, através do projeto, vemos que o adolescente possui essas informações, apesar das variáveis do ingresso de uma pessoa no ensino superior”, explica.

Neste ano, o projeto já foi apresentado para o Ensino Médio do Colégio Estadual de Araras, que contou com exibição de vídeos, textos motivacionais, teste vocacional e um questionário que busca entender quais são as informações que os alunos possuem sobre o assunto, suas reais necessidades e, também, para identificar o resultado do projeto. A ideia é expandir a iniciativa à rede municipal de ensino, através de uma parceria com a Prefeitura de Petrópolis, inserindo o conceito do projeto Esclarecer nas grades curriculares das escolas.