terça-feira, 4 de outubro de 2016

Programação da Semana de 02 a 08 de outubro de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


Programa EM QUESTÃO
Tema: Literatura Infantojuvenil
A literatura infantojuvenil é a porta de entrada para o mundo da leitura. Mas engana-se quem pensa que literatura nessa faixa etária é só entretenimento. Ela é o alicerce de uma construção que envolve linguagem, conhecimento, imaginação e memória. Contribui para a formação dos pequenos leitores de uma forma muito mais ampla do que se imaginava.  Está relacionada não apenas com a questão cognitiva, mas também com aspectos afetivos e até motores da criança. O episódio sobre literatura infantojuvenil conta com a participação de Maria Beatriz Serra, mestre em Educação, com Especialização em Psicomotricidade educacional e clínica, e também Colaboradora da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.
Em Questão: Domingo, 21h

                     Segunda, 15h
                      Terça, 20h
                      Quarta, 18h
                      Quinta, 12h
                      Sexta, 9h e 21h
                      Sábado, 12h e 18h
                    
 Programa ARTE & CULTURA                
Tema: Daniel Miranda – A música me define

O violonista Daniel Miranda chegou a dividir sua paixão pela música com a carreira de geógrafo (formado pela UFRJ), mas a vocação musical falou mais alto. Sorte de quem aprecia boa música, que pode continuar apreciando o trabalho do artista. O contato com as partituras começou bem cedo. Aos 12 anos, já estudava no Instituto Ian Guest, no Rio de Janeiro. Integrou o Rio Trio, de música de câmara, com o qual excursionou pelo Brasil e Estados Unidos.  O próximo destino foi a Europa: Em 2001, gravou em Bruxelas o primeiro de uma série de discos produzidos por gravadoras europeias. Em 2003, outro marco: participou do prestigiado espetáculo musical “Si c'est Chanté c'est pas Perdu”, na Bélgica. Daniel também participou de programas de world music e levou o projeto
"O Brasil em 17 Cordas" para uma rede de escolas belgas, divulgando a música brasileira. De volta ao Brasil, foi contratado como professor pela Orquestra da Fundação Oswaldo Cruz e como concertista do Palácio Itaboraí Ensemble. Atualmente, está à frente dos projetos “Quartas Culturais” e “Concertos na Fiocruz”, que acontecem todo mês no Palácio Itaboraí, em Petrópolis.
  Arte & Cultura – Domingo, 12h e 18h
                                   Segunda, 18h
                                   Terça, 9h e 21h
                                   Quarta, 15h
                                   Quinta, 20h
                                   Sexta, 18h
                                   Sábado, 9h e 21h
                           

Programa AO REDOR
Tema: Energia Solar/Ásia – Gastronomia/Peru – Aleitamento/China

O programa mostra que a  venda de sistemas individuais de energia solar vem disparando na Ásia, em substituição ao uso de combustíveis mais caros. O equipamento também está facilitando o acesso à educação. No Peru, uma revolução gastronômica está promovendo a valorização de ingredientes ancestrais, garantindo alimentos mais nutritivos nos cardápios e mais qualidade de vida para os agricultores tradicionais dos Andes. O episódio mostra ainda o vídeo de conscientização utilizado pelo Unicef e pela Organização Mundial da Saúde para incentivam o aleitamento materno na China.
Ao Redor: Terça, 14h30                                                                                                                                                              Sexta, 10h
                  Domingo, 13h

Programa MINUTO FASE
Tema: Semana de Nutrição 2016

A Semana de Nutrição 2016 da FMP/Fase apresentou um panorama atualizado das diversas áreas de atuação do nutricionista. No centro dos debates, as principais questões em discussão no momento, no que se refere à alimentação ou suplementação. “Nutrição esportiva e paralímpica”, “Alimentos Funcionais e nutracêuticos” e “Nutrição no auxílio de doenças especiais” foram alguns dos temas em debate.

Programa MINUTO FASE
Tema: Lançamento do curso de Psicologia

Mais um passo importante para consolidar a FMP/FASE como referência em ensino superior na área de saúde: o lançamento do curso de Psicologia.  Com uma palestra do coordenador do Laboratório de Estudos Contemporâneos e ex-reitor da Uerj, Ricardo Vieiralves de Castro, a instituição apresentou oficialmente à comunidade seu mais novo curso de graduação.    
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.

Programa FAIXA INTERATIVA:
DOMINGO – ARTE & CULTURA – A REBELIÃO
SEGUNDA – ARTE & CULTURA – COCCO BARÇANTE 1 + COCCO BARÇANTE 2
TERÇA – EM QUESTÃO – POPULAÇÃO EM SITUAÇÃO DE RUA
QUARTA – ARTE & CULTURA – COCCO BARÇANTE 3 + COCCO BARÇANTE 4
QUINTA – EM QUESTÃO – DIREITOS HUMANOS
SEXTA – ARTE & CULTURA – COCCO BARÇANTE 5 + METARRECICLAGEM
SÁBADO – EM QUESTÃO – RAÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO
Faixa Interativa: Diariamente em quatro horários: 5h, 11h, 17h e 23h

PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:

Programa TOME CIÊNCIA             
Tema: Um mundo de computador: o que fazem com nossos dados

Quem usa Facebook já deve ter notado: basta procurar um produto na internet que logo surge um anúncio do produto ou da loja em nossa página. A impressão é que estamos sendo vigiados o tempo todo. O que não deixa de ser verdade. Nossos dados no mundo de hoje, onde tudo se faz por computador ou celular, já viraram base para estratégias de negócios. Quando houve a denúncia da espionagem do governo americano sobre o Brasil, aumentou a consciência das pessoas sobre o uso de nossos dados por outros. Para conhecer mais o que se faz com as informações nesse mundo controlado por computadores, foram convidados especialistas que lidam com isso.
Tome Ciência: Quarta, 21h
                        Domingo, 15h


Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Alergia alimentar

Os sintomas de uma alergia alimentar podem variar desde uma vermelhidão na pele até um choque anafilático. Uma reação grave que exige atendimento com urgência. Para evitar essas consequências, só mesmo passando longe do alimento causador da alergia. Uma tarefa que se tornou mais simples com a nova exigência da ANVISA para os rótulos dos produtos industrializados. O programa explica a diferença entre alergia e intolerância alimentar, fala dos fatores que aumentam a chance de uma pessoa ser alérgica e dos alimentos que mais provocam alergia.
Ligado em Saúde: Terça, 8h
    Quarta, 14h       
    Domingo, 19h30

Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: A união faz a força: expressões do mito familiar, em famílias negras

O livro em destaque neste episódio do Ciência e Letras tem por objetivo apresentar e refletir sobre os aspectos psicológicos de famílias negras na contemporaneidade. A publicação utiliza o conceito de mitos familiares, partindo do pressuposto de que as fantasias, crenças e valores que eles abarcam são atravessados por questões históricas, socioculturais, políticas e religiosas, influenciando a dinâmica familiar e atribuindo significados às histórias presentes e pregressas das relações familiares que configuram sua estrutura inconsciente.
Ciência & Letras: Domingo, 14h
                               Segunda, 13h
                               Quinta, 19h30


Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Junqueiro e Arapiraca - AL

Em Junqueiro, encontramos um projeto inovador: o “Bocha Adaptada”. Modalidade em que o Brasil é destaque nas Paralimpíadas, o esporte é utilizado pela rede de saúde do município para atender usuários com deficiência física ou paralisia cerebral com comprometimento motor. Com apoio do NASF, além de inclusão, o projeto desenvolve diversas habilidades, ampliando as capacidades físicas e intelectuais dos participantes. E no agreste alagoano, conhecemos o programa “Arapiraca Garante a Primeira Infância” (AGAPI), um amplo processo de educação permanente e ações em rede, envolvendo saúde e assistência social para o fortalecimento de laços familiares e desenvolvimento de potencialidades infantis desde a gestação.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 19h
                                         Sábado, 14h30

Programa EM FAMÍLIA                      
Tema: Rede de encontros

Em 2013, quando o maior aplicativo de relacionamentos chegou ao Brasil, em menos de 60 dias mais de um milhão de brasileiros se inscreveram na plataforma. O objetivo? Conhecer gente, interagir, marcar encontros. A partir do cadastro em uma rede social, o aplicativo liga o perfil do inscrito ao de outros na rede. A conexão é finalizada, se houver sinal verde das duas partes. O episódio mostra o lugar do “cupido digital” na família contemporânea.
Em Família: Quarta, 16h
                    Domingo, 22h

Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Poder executivo
   
Para garantir a liberdade política é necessário que o poder contenha o poder.  Na tríade formada pelos poderes executivo, legislativo e judiciário, o episódio aborda o papel e os limites do poder executivo na vida brasileira.
Unidiversidade: Quinta, 16h
                          Domingo, 14h30


Programa HISTÓRIAS DE MÃE
Tema: Lancheira dos filhos

O programa desta semana traz orientações e receitas para uma merenda saudável e prática para as crianças. Além disso, fala também da adaptação dos pequenos à escola. Como seu filho se comporta ao trocar de colégio? E como ele reage com o primeiro contato? O episódio traz os esclarecimentos da psicóloga Anna Maria São Tiago de Melo sobre como agir nessa transição dos nossos filhos.
Histórias de Mãe: Quarta, 20h30
                              Domingo, 13h30

Programa FASE.DOC
Tema: Sem teto

Segundo o Ministério das Cidades, faltam mais de 7 milhões de moradias no Brasil. E quando o critério é qualidade e infraestrutura o número atinge os 10 milhões. Para conversar sobre soluções para diminuir o déficit habitacional brasileiro, o programa traz os seguintes convidados: o diretor de Planejamento Urbano/ Ministério das Cidades, Benny Schasberg, o jornalista e documentarista Evaldo Mocarzel, o professor de Sociologia da PUC/RJ, Marcelo Burgos e o presidente da IAB/RJ Jerônimo de Moraes Neto.
FASE.Doc: Terça, 18h
                  Domingo, 20h

Programa SALA DE CONVIDADOS
Tema: Eleições municipais e saúde

Uma pesquisa realizada pelo Ibope mostrou que grande parte dos entrevistados está inclinado a votar nos candidatos que nunca exerceram cargo político. A aposta parece estar na renovação das pessoas que vão cuidar dos municípios.
Sala de Convidados: Segunda, 21h
                                  Sábado, 15h

Programa: BATE-PAPO NA SAÚDE
Tema: Políticas públicas para pessoas com deficiência  

De acordo com o último senso demográfico, quase 46 milhões de pessoas vivem com algum tipo de deficiência no Brasil. No programa desta semana você vai ver que muitos direitos já foram conquistados, mas também vai ver que as pessoas com deficiência ainda enfrentam desafios diários para conseguir viver com dignidade.
Bate-papo na Saúde: Quinta, 8h30
                                   Sábado, 19h


  
Programa: CURTA AGROECOLOGIA
Tema: Sempre viva
  
"Sempre Viva" mostra a luta das comunidades tradicionais da Serra do Espinhaço em defesa de seu território e modo de vida. Há séculos, essas pessoas apanham flores e frutos secos do cerrado nas campinas da região de Diamantina. Cultivaram esses ambientes e ajudaram a preservá-los durante séculos, mas unidades de conservação ambiental criadas nos últimos anos impedem seu acesso ao território tradicional.
Curta Agroecologia: Segunda, 16h
                                  Sábado, 22h



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Em Pauta na Saúde em quatro horários: 4h30, 10h30, 16h30 e 22h30