quinta-feira, 8 de maio de 2014

Curso de Enfermagem da Fase recebe homenagem por ações de saúde do homem

O curso de Enfermagem da FMP/Fase recebeu, recentemente, um certificado da Câmara Municipal de Vereadores, em reconhecimento pela participação de alunos e professores em atividades para a comunidade petropolitana, durante o Agosto Azul de 2013 – mês dedicado à saúde do homem. 

Na ocasião, foram oferecidos à comunidade teste de HIV, Hepatites B e C, e Sífilis; aferição de pressão e do nível de glicemia; orientações nutricionais e de prevenção do câncer de próstata, hipertensão e diabetes. Além de ações voltadas para os cuidados com a saúde do homem, por meio do projeto Sala de Espera – orientações aos pacientes que aguardam atendimento  e palestras sobre alimentação e saúde.



Fase organiza 13ª Semana de Enfermagem



A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) vai promover a 13ª Semana de Enfermagem, de 12 a 14 de maio. O encontro vai abordar os "Dilemas da prática profissional: contribuindo para o protagonismo da enfermagem". O evento vai ser realizado na Sala Arthur de Sá Earp Neto, no campus da faculdade. 

“O objetivo é ressaltar os dilemas da profissão e fomentar o espírito crítico da categoria sobre discussões relacionadas ao exercício do trabalho”, ressalta a coordenadora do curso de Enfermagem da Fase, Míriam Heidemann.

As primeiras palestras abordam temas sobre "Questões legais na enfermagem", com a enfermeira Lilian Prates Bering, e "Perspectivas legais de conquistas para a enfermagem", com a deputada estadual Rejane de Almeida, seguidas de debate.

A 13ª Semana de Enfermagem também vai oferecer cursos extras, como o "Curso básico de obtenção de amostras biológicas" e o de "Assistência ao parto baseado em evidências científicas". Enfermeiros, estudantes e técnicos em enfermagem estão convidados a participar. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de maio. A programação completa do evento está disponível no site da FMP/Fase: www.fmpfase.edu.br.

Semana Contra a Homofobia da FMP/Fase foca no respeito



De 15 a 17 de maio, a homofobia será tema de estudo e discussão na Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase). Com o título "O respeito começa em casa", o encontro tem como objetivo orientar profissionais que trabalham com as famílias de homossexuais, em unidades de saúde e escolas, psicólogos e assistentes sociais, entre outros. A programação tem entrada franca, com debates e apresentações culturais, como uma exposição colaborativa, montada a partir de fotos sobre a temática que podem ser enviadas até o dia 13 de maio para o e-mail: cpe@fmpfase.edu.br.
                                
No sábado (17), Dia Internacional de Combate à Homofobia, um "Cine debate" reunirá, às 17h, o deputado federal Jean Wyllys,  a coordenadora do Centro de Referência em Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, Carla Fernandez,  e a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Petrópolis, Luciane Bomtempo.

"A campanha contra a homofobia materializa valores institucionais como respeito à vida e à pessoa, ética e responsabilidade social e compromisso com a diversidade. A FMP/Fase, instituição formadora de cidadãos, assume como compromisso incorporar as lutas pelos direitos humanos em seu processo pedagógico", diz o coordenador de Projetos e Extensão da faculdade, Ricardo Tammela. "Em particular, o profissional de saúde precisa estar atento e consciente de seu papel na garantia de direitos de crianças e adolescentes, mulheres, negros, indígenas, LGBTs, idosos, e outras populações em situação de risco", completa.

A programação começa no dia 15, às 10h, com o projeto "Quintas culturais" apresentando a banda Chutando o Balde, no hall da faculdade, local da exposição colaborativa. Em seguida, na Sala Arthur de Sá Earp Neto, um debate reunirá o superintendente do Programa Rio sem Homofobia, Cláudio Nascimento, a assistente social, mestre em Serviço Social e pesquisadora da temática LGBT, Luiza Cassemiro, o assistente social do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis, Marcelo Prata, e o coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase, Ricardo Tammela.

A programação continua, às 11h30 e às 15h, com a esquete "O respeito começa em casa", com integrantes da Oficina de Teatro da FMP/Fase.  Às 20h10, a banda Chutando o Balde volta a se apresentar no hall.

Dia 16, sexta-feira, às 19h, tem "Cine debate", na Sala Arthur de Sá Earp Neto, com o fundador do projeto Coração Colorido, Pedro Prospero, o assistente social Marcelo Prata, e a antropóloga e professora da FMP/Fase, Andrea Morelli. No sábado, após o "Cine debate", às 19h30, será encenado o espetáculo "Com cordas", dirigido por Rosa Müller, que também integra o elenco ao lado de Diana Iliescu, Isabela Barranco e Letícia França. ​

A Semana Contra a Homofobia é uma realização da Faculdade Arthur Sá Earp Neto em parceria com o Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis e patrocínio da Prefeitura de Petrópolis.