terça-feira, 17 de setembro de 2013

1º Encontro de Conscientização sobre Doença Falciforme é realizado na FMP/Fase

Na última sexta-feira (13), a FMP/Fase sediou o 1º Encontro de Conscientização sobre Doença Falciforme, promovido pela Prefeitura de Petrópolis, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) e Secretaria de Saúde, onde foram oferecidas palestras e debates sobre o assunto.


O encontro teve como objetivo esclarecer a população sobre a enfermidade, que é hereditária e se caracteriza pela alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, causando uma série de sintomas.

A abertura contou com a presença do diretor da Fase, o médico Paulo César Guimarães, a coordenadora do curso de Medicina da FMP, Claudia Vasconcellos, o vereador e presidente da Comissão de Saúde da Câmara, Silmar Fortes, o médico hematologista, Paulo Ivo Cortez de Araújo, o Prefeito, Rubens Bomtempo, e a Secretária-Chefe de Gabinete e Presidente do Condim, a primeira-dama Luciane Bomtempo.

A conferência ainda contou com a participação de médicos especialistas em hematologia, profissionais da Secretaria de Saúde, portadores da doença e suas famílias, além de estudantes da área. A ideia da realização do encontro surgiu dentro das reuniões do Comdim, onde foram relatadas as dificuldades dos familiares no acesso à informação, tratamento e cuidados com a doença.












FMP/Fase promove XIX Semana Científica

A Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promove, entre os dias 24 e 27 de setembro, a XIX Semana Científica, com o tema “Efeito Dominó: o comércio na saúde e a fábrica de doenças”. Direcionada a estudantes e profissionais do ensino superior, o evento tem o objetivo de estimular reflexões e senso crítico da comunidade, contribuindo desta forma para os avanços na área da saúde. A abertura será realizada no dia 24, às 18h, no próprio campus da FMP/Fase.

Segundo o coordenador da Semana Científica, profº João Carlos de Miranda, a 19ª edição irá apresentar um conteúdo rico e diversificado e, por conta disso, a FMP/Fase aguarda uma boa participação dos estudantes. “Esperamos um bom público para este ano, já que contaremos com a presença de profissionais renomados da área de saúde. O intuito da instituição é tornar a Semana Científica um encontro mais abrangente, desvinculando a ideia de ser uma atividade exclusiva da FMP/Fase”, comentou o coordenador.

Além da exposição dos trabalhos selecionados para a Mostra Científica, o evento irá contar com mesas de debate, abordando diversos temas, com destaque para as seguintes palestras: Síndrome Metabólica e Alimentos Funcionais: Funciona?; Vegetais: uma faca de dois gumes; Cuidados Paliativos em Pediatria: uma abordagem multidisciplinar; Álcool e Trânsito; e Saúde escolar: Merenda escolar, alimentação saudável e hábito alimentar. Na ocasião, também será discutido o filme “Muito além do peso”, com Ana Clara Gonçalves Bittencourt, do Centro de Atendimento e Desenvolvimento de Potencialidades Humanas para Qualidade de Vida (CADEPH-QV); Maria Regina Bortolini de Castro, da FMP/Fase; e Frederico Tavares, da UFRJ.

Para o diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis, profº Paulo Cesar Guimarães, a troca de experiências e o contato com professores de outras instituições são essenciais para a qualificação acadêmica.

“A Semana Científica é um evento importante, não só no campo do aprendizado, como também da reciclagem, podendo ser aproveitada pelo corpo docente e discente. Tudo começou de forma modesta - na antiga sede da FMP, em Cascatinha. Depois, passamos por vários lugares e agora fazemos em nosso belo campus, onde existem instalações que contribuem de forma objetiva para o ensino”, avaliou o diretor da FMP.

Os interessados poderão se inscrever até o dia 23 de setembro, efetuando o pagamento em qualquer agência bancária, ou até o dia 24 de setembro, às 12h, com pagamento na tesouraria do campus. A taxa de inscrição é de R$ 10 para alunos da FMP/Fase, acadêmicos de outras instituições e profissionais da saúde. Já os estudantes do Ensino Médio estarão isentos de taxa.

Para o recebimento do certificado de participação na Semana Científica, o acadêmico ou visitante deverá participar das atividades por tempo não inferior a 75% de sua carga horária regular no período. Para aqueles que não quiserem certificado, a entrada é franca.

Mais informações sobre o evento pelo site www.fmpfase.edu.br ou pelo telefone (24) 2244-6471. A FMP/Fase está localizada na Av. Barão do Rio Branco, 1.003 – Centro.