terça-feira, 25 de agosto de 2009

Alunos prestam homenagem ao professor Antônio José

Email enviado pela 36º Turma da FMP

"Falecimento do Prof. Dr. Antônio José dos Santos, Homenageado como nome da 36ª Turma da Faculdade de Medicina de Petropolis

Boa tarde a todos. Alias, dificilmente quem formou na 36ª Turma da Faculdade de Medicina de Petropolis, conseguirá exibir um sorrizo sincero no dia de hoje.
Nesta manhã, a pessoa que a nossa turma teve o orgulho de tomar o nome emprestado, faleceu na cidade de Petrópolis, vitima provável de um mal em seu maior alvo de admiração - seu Coração. A causa da morte não pode ser confirmada.
Nosso querido professor, era admirado por todos que conviviam sequer um dia com ele, não só pelo seu vasto conhecimento em medicina, desses que hoje em dia são raros de se encontrar. Era um verdadeiro e excêntrico catedrático.
Porém seu carisma era moldado em demasia na sua completa simpatia, sempre brincando e sorrindo, tratando a todos, sem distinção de classe ou destaque, com o mesmo respeito e educação.
Lamentamos apenas que sua presença nos tenha sido privada de forma tão breve e repentina. Porém sabemos que os grandes mestres tornam-se imortais pelas suas suas obras. E confortamo-nos em crer que cada Doutor que passou pela nossa Faculdade com certeza perpetuou o nome de Antonio José em seus feitos, bem como tomou-o como exemplo de tratamento para com o nosso proximo.
Que descanse em paz eterno mestre, e que sua familia saiba achar conforto na admiração de tanta gente, para diminuir a dor da sua ausência."

Renomado neurologista, Antonio José Gomes dos Santos falece aos 59 anos

Estudantes e profissionais da área médica receberam com pesar a notícia do falecimento do neurologista Antonio José Gomes dos Santos. Professor da Faculdade de Medicina de Petrópolis há mais de 30 anos, Dr. Antonio José tinha 59 anos de idade e faleceu na tarde do último domingo, vítima de um infarto. O corpo foi velado no Centro Cultural da FMP/FASE e, de lá, irá para o Rio de Janeiro, onde será cremado.

Renomado neurologista, Dr. Antonio José Gomes dos Santos nasceu no Rio de Janeiro e formou-se em 1974, na Faculdade de Ciências Médicas da UERJ. Atuou no Hospital Pedro Ernesto e no serviço de urgências médicas da Clínica São Miguel, considerada a melhor urgência do Rio de Janeiro nas décadas de 70 e 80.

Em 1977, Dr. Antonio José ingressou na Faculdade de Medicina de Petrópolis, onde lecionava as disciplinas de clínica médica e fisiologia. Muito querido pelos alunos, ele era considerado um profissional de extrema competência e dono de um contagiante bom humor. Frequentemente ele era convidado para paraninfo de suas turmas.

Desde 1983 ele atuava no Hospital Alcides Carneiro onde assumiu várias funções e chegou a ocupar o cargo de diretor geral. Desde março de 2008, Dr. Antonio José Gomes dos Santos era diretor presidente do Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (SEHAC). “Ele estava sempre presente no hospital, independente da hora ou do dia. Era um profissional sempre dedicado e muito querido pelos alunos”, comentou o médico Rolf Kreuzig, vice-diretor da Faculdade de Medicina de Petrópolis e que, durante anos, conviveu com Dr. Antonio José.

O corpo do médico foi velado durante todo o dia de ontem no Centro Cultural da FMP/FASE. Pelo local passaram autoridades, representantes da área médica da cidade, muitos pacientes e amigos, além estudantes e professores do curso de Medicina e dos demais cursos da FASE.

Em nota, os alunos da 36ª turma da Faculdade de Medicina de Petrópolis lamentaram o falecimento do professor: “Nosso querido professor era admirado por todos que conviviam com ele, não só pelo seu vasto conhecimento em medicina, desses que hoje em dia são raros de se encontrar. Era um verdadeiro e excêntrico catedrático. Porém, seu carisma era moldado em demasia na sua completa simpatia, sempre brincando e sorrindo, tratando a todos sem distinção de classe ou destaque, com o mesmo respeito e educação”, diz um trecho da nota.

O corpo de Antônio José será cremado nesta terça-feira no Rio de Janeiro.