quarta-feira, 23 de março de 2016

Estudantes da Fase apostam em acolhimento solidário para receber os calouros

Os estudantes universitários brasileiros vêm aderindo a um novo método de recepção dos calouros. Ao invés do trote, que inibe e humilha os alunos, toma forma o acolhimento solidário destes jovens pelos veteranos. Essa é uma realidade que vem ganhando força na Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase). A primeira turma de Odontologia da instituição foi incentivada a arrecadar alimentos e cestas básicas, que foram doados, no último sábado(19), para uma creche pública da cidade.

Na ocasião, os futuros dentistas também colocaram em prática o Projeto Saúde Bucal em Ação. A iniciativa consiste na realização de ações solidárias vinculadas a uma inserção no campo da prática profissional. Os alunos realizaram escovação dentária e atividades com as 172 crianças da creche, envolvendo teatro de fantoches, minibaile, e momento da beleza, onde as meninas foram maquiadas, tiveram os cabelos penteados e as unhas pintadas pelas alunas ingressantes.

“Eu acho bem importante, desde o início, presenciarmos o dia a dia do dentista, ver como é pessoalmente e entender que pacientes são pessoas. A gente passa a entender as dificuldades”, comenta a caloura, Caroline Rosa.

O projeto também contou com a participação de dentistas voluntários, que realizaram restaurações, selantes - para preservar a saúde dentária - e extrações simples em 52 crianças. Os profissionais também providenciaram o encaminhamento daquelas que demandavam procedimentos mais complexos. As atividades tiveram o apoio da ABO-Petrópolis (Associação Brasileira de Odontologia) e contaram com a parceria de psicólogos e advogados.

“Esse tipo de atividade estimula a consciência sobre o compromisso social, além de criar um ambiente muito favorável para o sentimento de acolhimento dos alunos e para o entrosamento entre eles”, explica a coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase, Vera Soviero.

Acolhimento solidário é adotado também no turno da noite
Os veteranos do curso de Administração da FMP/Fase promoveram uma ação solidária no Lar de Crianças Nossa Senhora das Graças, em Corrêas, no dia 12 de março. Os estudantes incentivaram os calouros a arrecadar itens alimentícios, de vestuário, de limpeza e de higiene pessoal, e promoveram dinâmicas com as crianças do orfanato, através de pinturas, prática de esportes, gincanas, distribuição de kits de Páscoa e diversas brincadeiras.

“Foi extremamente satisfatório realizar a atividade. Todos os nossos objetivos foram alcançados e todos os envolvidos ficaram satisfeitos, tanto a faculdade quanto as crianças e nós que organizamos. A gente aprende uma lição com tudo o que fazemos e, conviver com crianças naquela situação, faz com que a gente passe a dar mais valor para o que a gente tem”, disse um dos alunos responsáveis pela atividade, João Pedro Salerno.
Para o voluntário que trabalha no orfanato, Carlos Mello, iniciativas desse tipo fazem a diferença na vida das crianças. “Foi muito importante. Nos ajudou muito, pois estávamos precisando. A reação das crianças foi muito boa, pois elas estão aqui nesse mundo, que é diferente do mundo do lado de fora, e se sentem felizes quando acontece esse tipo de atividade diferente”, ressaltou.

Os estudantes da FMP/Fase arrecadaram, ao todo, 1.232 itens, como detergentes, fraldas, xampus, sabonetes, pastas de dente, pacotes de papel higiênico, garrafas de óleo, margarinas, latas de milho, pacotes de macarrão, caixas de leite, sacos de arroz, sapatos, livros, DVD’s, roupas, brinquedos, mochilas, entre outros.

*Foi capa da Tribuna de Petrópolis do dia 23 de março de 2016. 
http://e-tribuna.com.br/ler/estudantes-da-fase-apostam-em-acolhimento-solidario-para-receber-os-calouros/1355







Programação da Semana de 27 de fevereiro a 02 de abril de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV:


·         Programa EM QUESTÃO
          Tema: As novas cidades universitárias

o    O Brasil possui quase 8 milhões de estudantes universitários, segundo dados do Censo da Educação Superior, publicado pelo INEP, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Da década de 1990 pra cá, o número de instituições de ensino superior triplicou. Boa parte delas, fora das grandes metrópoles. Cidades agrícolas e turísticas estão ganhando novas características.  O programa fala sobre o perfil das novas cidades universitárias, as vantagens para os municípios que se tornam polos de educação superior e atraem estudantes de todo o país e o projeto Petrópolis, Cidade Universitária. A convidada do programa é a diretora da Fase, Maria Isabel de Sá Earp de Resende Chaves.
Em Questão: Segunda, 20h
                       Terça, 21h30
                       Quarta, 22h30
                       Quinta, 21h30
                       Sexta, 22h
                       Sábado, 14h30
                       Domingo, 13h e 22h30


·         Programa ARTE & CULTURA                 
Tema: Série Mulheres na arte – Regina Guimarãez

o    Regina Guimarãez começou bem cedo no teatro. Na adolescência, ainda com 14 anos, entrou para a Casa das Artes de Laranjeiras, a Cal. Dedicou bastante tempo em cursos livres de interpretação, de canto, de voz e mergulhos teatrais. Regina atuou ainda em TV, com programas e novelas como Cama de Gato e Caminho das Índias, além da minissérie Decadência. O cinema veio mais tarde e fez parte de mais uma conquista. Regina participou do filme O triste fim de Policarpo Quaresma.  Hoje em dia, divide sua rotina entre o trabalho como atriz e também como educadora e produtora cultural.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
                              Terça, 20h
                              Quarta, 20h30
                              Quinta, 22h30
                             Sábado, 17h
                             Domingo, 20h30


·         Programa Ao Redor
Tem: Década internacional de afrodescendentes – Quilombo do Dandá/ Bahia – Guerra e Paz/ ONU
o    Em comemoração à Década Internacional de Afrodescendentes, um documentário produzido pela ONU aborda as causas da intolerância religiosa no Brasil. Na Bahia, descendentes de escravos que vivem no Quilombo do Dandá lutam pelo direito à terra onde os antepassados viveram. O episódio mostra ainda que depois de cinco anos, os painéis ‘Guerra e Paz’, de Portinari, estão de volta à sede da ONU, em Nova Iorque. Nesse período, a obra foi trazida para o Brasil, para restauração, e participou de uma série de exposições pelo país e também na França.
 Ao Redor: Terça, 11h                                                                                                                                                                             Quinta, 20h30
                                 Domingo, 22h

·         Programa MINUTO FASE
Tema:
Ingressantes Fase 2016

o    Rostos novos no campus da Fase. Os ingressantes dos cursos de Administração, Gestão de Recursos Humanos, Enfermagem, Nutrição e Radiologia foram recebidos pelos diretores da instituição, coordenadores e professores. A primeira turma de Odontologia também contou com uma programação especial de boas-vindas. Esses alunos representam o primeiro grupo de cirurgiões-dentistas que será formado em Petrópolis.     Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



·         Programa MINUTO FASE - Profissões
Tema:
Odontologia

o    Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.                                
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o    O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: NUTRICIONISTA

o    O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ENFERMEIRO

o    A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: ADMINISTRADOR

o    O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: RECURSOS HUMANOS

o    Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.

·         Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o    Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


·         Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO
Tema:
Odontologia na saúde publica    

o    O Brasil vive uma contradição: concentra o maior número de dentistas do mundo, 260 mil, de acordo com o Atlas Global de Odontologia. Mas ao mesmo tempo apresenta um índice alto de habitantes que não recebem nenhum tipo de assistência odontológica. 27 milhões de pessoas que nunca foram ao dentista. O país também apresenta um outro dado negativo na área. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, realizada em 2013, 16 milhões de brasileiros adultos perderam todos os dentes. O tema Odontologia na Saúde Pública é debatido com os convidados: Abel Cardoso, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Estomatologia e Patologia Oral, e Vera Soviero, coordenadora do curso de Odontologia da FMP/Fase.
      Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h



PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


·         Programa TOME CIÊNCIA                   
          Tema: O uso de animais para salvar vidas humanas  
o    Há quem trate seus animais de estimação com tal carinho e dedicação, que mais parece um integrante da família. Houve época em que cada município criava regras para o uso de animais nas pesquisas científicas. Alguns vereadores chegaram a ser eleitos com plataforma de defesa dos animais e impedimento da existência de cobaias. Em 2008, a chamada Lei Arouca criou normas nacionais para utilização de animais em propósitos científicos e didáticos. Cada instituição agora é obrigada a instalar comissões de ética no uso de animais (as CEUAS), que tem como atribuição zelar pelo bem estar animal e também registrar todos os protocolos de pesquisa ou ensino utilizando animais. Mesmo assim alguns setores ainda criticam a existência de cobaias. Argumentam com o sofrimento dos animais em alguns casos. Especialmente quando o pesquisador precisa saber se determinado experimento causará a morte da cobaia. Em tempo de células tronco e experiências de desenvolvimento celular fora do corpo, a questão ética da utilização animal volta a ganhar força. O avanço científico pode prescindir do uso de animais?
Tome Ciência: Quarta, 16h
                                                       Domingo, 14h


·         Programa LIGADO EM SAÚDE           
Tema: Dengue, chikungunya e zika

o    Dengue, chikungunya e zika. Nesse verão pela primeira vez o vírus dessas três doenças estão circulando no Brasil, todos transmitidos pelo aedes aegypti. Mais quais são as dificuldades para acabar com esse mosquito?
Ligado em Saúde: Terça, 21h                                                                                                             
                       Quarta, 10h                                                                
                       Sábado, 11h

·         Programa CIÊNCIA & LETRAS                 
Tema: Tônio Carvalho

o    Tônio Carvalho é o autor do Ciência e Letras dessa semana.
 Ciência & Letras: Domingo, 15h
                              Segunda, 22h30
                  Quinta, 20h


·         Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA                                          
Tema: Rio de Janeiro/ Manguinhos – RJ

o     O canal Saúde na Estrada está na cidade do Rio de Janeiro. Iremos conhecer o museu da vida, uma super atração do campus da FioCruz, em Manguinhos.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
                                         Terça, 23h




·         Programa EM FAMÍLIA                     
          Tema: Criados pelos avós


o    Os últimos dois sensos realizados no Brasil apontaram um número expressivo de netos e bisnetos criados pelos avós e bisavós. Mulheres no mercado de trabalho, longevidade e novos formatos de famílias são causas mais comuns pra esse crescimento. Milhões de crianças são criados pelos avós e você com certeza conhece alguém com essa historia ou você mesmo essa realidade.
Em Família: Quarta, 20h
                Domingo, 16h
                 Sábado, 22h

·         Programa UNIDIVERSIDADE                            
Tema: Prisão após segunda infância

o    O Supremo Tribunal Federal bate o martelo e decide que a pena de detenção, já pode começar a ser cumprida após decisão de segunda instância.
Unidiversidade:
Quinta, 18h
                          Domingo, 10h e 16h30



Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde diariamente, em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35

Conscientes, mulheres são maioria nas unidades de saúde da família

Neste mês das mulheres, os atendimentos e procedimentos prestados a elas pelas Unidades de Saúde da Família (USFs), da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase), ganham uma atenção especial. O professor Geraldo Pitzer, que coordena as equipes nas unidades, elogia a consciência feminina em relação aos cuidados com a qualidade de vida.

“O homem não cuida da saúde, muito menos adere a estratégias de prevenção de doenças e promoção como as mulheres”, diz o médico. Segundo ele, no ano passado, foram feitas 627 consultas de pré-natal, nos cinco postos administrados pela faculdade. Já a coleta de exames preventivos chegou à marca de 660, nas unidades.


Geraldo Ptizer estima que o atendimento individual de Medicina e de Enfermagem consiste em 65% em pacientes do sexo feminino. “Quando consideramos terapias de grupo, como grupos de convivência, de hipertensos, diabéticos, saúde mental e tabagismo, o índice chega a 90%. Nossa comunidade ainda possui um relevante histórico de donas de casa, que têm tempo para frequentar a unidade. Também possuímos muitas viúvas, já que a expectativa de vida, consideravelmente menor para o homem, nos trouxe um quantitativo feminino que usualmente frequenta mais as unidades”, diz o professor da FMP/Fase.

Unidade de Saúde da Família da FMP/Fase realiza atividades em homenagem ao Mês da Mulher

Em comemoração ao mês da mulher, a equipe da Unidade de Saúde da Família, da FMP/Fase, localizada no bairro Machado Fagundes, realizou uma palestra sobre Saúde da Mulher, abordando assuntos como: conquistas ferminas, planejamento familiar, métodos contraceptivos com orientações sobre a utilização do preservativo feminino, climatério e menopausa, câncer de mama com orientações sobre o autoexame das mamas, câncer de colo de útero e beleza, para as funcionárias da FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica. 

O evento contou com a participação de alunas de Enfermagem que, em conjunto com a enfermeira Patrícia Alvim e as agentes comunitárias de saúde, Rosângela Shirai e Eliane Pereira, também promoveram palestras sobre Saúde da Mulher para 35 funcionárias da Creche São Charbel, no bairro Caxambu. Na ocasião, as profissionais também chamaram a atenção para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti – Dengue, Chikungunya e Zika – e explicaram seus sintomas, formas de tratamento e prevenção.


A equipe do posto também realizou diversas atividades para as moradoras da comunidade, incluindo aula de Zumba e uma palestra sobre Violência Contra a Mulher, promovida pelo Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM-Petrópolis).



Doações para o SOC

O estudante de Medicina, Guilherme Aurelio Carmo Lopes, esteve no Sanatório Oswaldo Cruz (SOC), em Corrêas, na última sexta-feira(18), para a entrega de fraldas e produtos de higiene pessoal, para os pacientes do hospital. A doação foi possível devido a um evento organizado pelo aluno, em outubro do ano passado, na FMP/Fase, cuja renda seria revertida na compra desses materiais para o SOC, que é especializado no atendimento a pessoas com deficiência física e mental. Foram doadas 1.093 fraldas e quase mil reais em sabonetes, pastas e escovas de dente, xampus, condicionadores e cremes hidratantes.