quinta-feira, 4 de fevereiro de 2016

Programação FASE TV - 31 de janeiro a 06 de fevereiro de 2016

PROGRAMAS PRODUZIDOS PELA FASE TV



·   Programa EM QUESTÃO 
Tema: RAÇA, SAÚDE E EDUCAÇÃO
o O Estatuto da Igualdade Racial completou cinco anos de vigência em 2015. Um período de conquistas, mas também de muitos desafios ainda por vencer. Ainda falta um longo caminho para atingir a meta de equiparar direitos e superar o racismo. O tema Raça, Saúde e Educação tem como convidada Karen dos Santos, do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Petrópolis.

Em Questão:Segunda, 20h
Terça, 21h30
Quarta, 22h30
Quinta, 21h30
Sexta, 22h
Sábado, 14h30
Domingo, 13h e 22h30

  • Programa ARTE & CULTURA 
Tema: Som e Luz - Museu Imperial

o O Arte & Cultura mostra o espetáculo promovido pelo Museu Imperial de Petrópolis que leva os visitantes a uma viagem no tempo através de efeitos especiais de iluminação e sonorização. No bosque da casa de veraneio de D. Pedro II, no escuro, os espectadores ouvem o cocheiro chamar para o embarque. Um convite para testemunhar uma parte da história brasileira. A volta ao passado é em grande estilo: em companhia da família imperial e da corte. Sombras na janela do palácio simulam os movimentos de um baile. Para ajudar a narrar fatos marcantes do final do século XIX, cenas de um filme gravado especialmente para o espetáculo, são projetadas em uma cortina d'água de seis metros de altura. A chefe do Setor de Promoção do museu, Isabela Verleun, conta detalhes dos bastidores do show que utiliza três toneladas de equipamentos.
Arte & Cultura – Segunda, 21h30
Terça, 20h
Quarta, 20h30
Quinta, 22h30
Sábado, 17h
Domingo, 20h30

  •  Série SDumont - Episódio 3

Tema: Modelagem Molecular e Medicina Assistida por Computação Científica
o Transportar fenômenos do mundo real para a linguagem que pode ser entendida e processada pelo computador. Essa é a função da modelagem. Pesquisadores dessa área utilizam princípios matemáticos para criar modelos virtuais que funcionam da mesma forma que os reais. Ou seja: levam o objeto de estudo para dentro da máquina. A partir desse trabalho, outros cientistas têm a base para analisar problemas e descobrir possíveis soluções. O terceiro episódio da série aborda a modelagem molecular e a medicina assistida por computação científica. O programa mostra como médicos e pesquisadores estão trabalhando juntos para a solução dos problemas de saúde, utilizando as ferramentas da computação de alto desempenho, como a realidade virtual. O episódio revela como o primeiro computador petaflópico em ação no Brasil, o SDumont, vai ajudar nesse trabalho.
 Série SDumont :Terça, 11h Quinta, 20h30 Domingo, 22h



  •  Programa MINUTO FASE 

Tema: SEMINÁRIO CULTURA AFROBRASILEIRA

o Durante muito tempo, a cultura africana não foi reconhecida. Tida como marginal, era banida da sociedade brasileira. Aconteceu assim com a capoeira e com uma série de outras práticas trazidas pelos escravos. Somente a partir do século XX, manifestações, rituais e costumes africanos começaram a ser aceitos e celebrados como expressões artísticas. Em 2003, a lei 10.639 passou a exigir que as escolas brasileiras de ensino fundamental e médio incluíssem no currículo o ensino da história e da cultura africanas. O Seminário de Cultura Afrobrasileira realizado na FMP/Fase propôs uma reflexão sobre o tema. Em discussão, formas de promover a inserção da cultura negra através da arte e da educação. 
Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.



  •  Programa MINUTO FASE - Profissões 

Tema: Odontologia

o Um cuidado que vai além da estética. O cirurgião-dentista é o profissional habilitado para promover a saúde bucal como um todo: Da cárie ao câncer. Ele realiza restaurações, extrações, limpeza e clareamento dos dentes, projeta e instala próteses. Também trata doenças da gengiva, da bochecha e da língua, além de problemas relacionados à dor orofacial e à mordida. O dentista pode optar por uma série de especializações. Entre elas, a ortodontia, a periodontia, a endodontia, a traumatologia e a estomatologia. Para exercer a profissão é obrigatório o registro no Conselho regional de Odontologia. Com nota 5, classificação máxima na aprovação do MEC, o Curso de Odontologia
da FMP/Fase tem sua proposta pedagógica baseada na atenção integral à saúde. Integrando ensino e comunidade, o curso de odontologia da FMP/Fase contribui ainda com a assistência coletiva, reduzindo a carência do serviço no município.

Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  • Minuto Fase PROFISSÕES
Tema: MÉDICO

o O primeiro episódio do Minuto Fase Profissões apresenta a rotina e as atribuições do médico. Um dia a dia feito de diagnósticos, exames, cirurgias, mas também do planejamento de ações de prevenção e saúde coletiva. O programa mostra o que o curso de medicina oferece, as expectativas dos estudantes e também profissionais que estão no mercado. O Minuto Fase também aborda uma área ainda pouco explorada pelos médicos brasileiros: a pesquisa clínica. E traz o exemplo do pesquisador Marcus Conde, professor convidado da FMP/Fase, premiado internacionalmente pela pesquisa que permitiu um tratamento mais rápido para pacientes que contraem o bacilo da tuberculose.

  •  Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: NUTRICIONISTA

o O episódio apresenta a rotina e as atribuições do nutricionista. A contribuição da alimentação para a qualidade de vida é o principal alvo desse profissional, com muitos campos de atuação. O programa mostra também como o curso da FMP/Fase prepara os futuros nutricionistas, com uma formação pautada pelas necessidades do mercado, a inovação e o compromisso com a saúde da população.

  •  Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ENFERMEIRO

o A missão de cuidar do ser humano. O programa apresenta os desafios do enfermeiro e como ele deve estar preparado para enfrentar diferentes situações, com o objetivo de promover e manter a qualidade de vida da população.


  •  Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: ADMINISTRADOR

o O episódio mostra a responsabilidade do profissional de administração: planejar e cuidar do funcionamento das empresas, desenvolvendo estratégias de mercado e implantando métodos de trabalho. O programa também aborda a importância da formação do administrador, para que ele possa atuar de forma criativa e empreendedora, acompanhando sempre as inovações do mercado.

  •  Minuto Fase PROFISSÕES 

Tema: RECURSOS HUMANOS

o Contribuir para o bom relacionamento e a troca eficiente de informações dentro de uma instituição, e também desenvolver ações para uma relação positiva entre os colaboradores da empresa, a comunidade e a sociedade. O quinto episódio do Minuto Fase Profissões mostra que o profissional de
Recursos Humanos deve atuar de forma empreendedora, criando soluções que gerem produtividade e qualidade no trabalho.


  • Minuto Fase PROFISSÕES

Tema: TECNÓLOGO EM RADIOLOGIA

o Investigar processos internos do organismo sem que seja preciso acessar diretamente os órgãos envolvidos, evitando a necessidade de cirurgias ou outros procedimentos invasivos. Verificar funções cognitivas, como linguagem e memória, enquanto o paciente o está sendo submetido a um exame. A tecnologia avança e o trabalho do especialista também se torna mais complexo, exigindo cada vez mais capacitação. Preparar profissionais habilitados para os desafios desse mercado em constante expansão é a meta da FMP/Fase com o Curso Superior de Tecnologia em Radiologia. Minuto Fase: Nos intervalos, ao longo da programação.


  •  Programa FAIXA INTERATIVA – EM QUESTÃO

 Tema: Diagnóstico do Câncer
o O suporte psicológico é fundamental durante as diferentes fases do tratamento do câncer. A saúde emocional faz toda a diferença nos resultados. Para falar sobre o tema, o Em Questão conversa com a arquiteta Cris Moura, diagnosticada com câncer de mama há cinco anos e voluntária da campanha Outubro Rosa, e com a psicóloga do CTO, Centro de Terapia Oncológica de Petrópolis, Cristina Volker.
Faixa Interativa: Diariamente em três horários: 7h, 12h e 19h
PROGRAMAS PRODUZIDOS POR PARCEIROS DA FASE TV:


  •  Programa TOME CIÊNCIA

Tema: A Física 100 anos após a revolução de Einstein 
 O mundo inteiro tratou de comemorar em 2005 o centenário das grandes descobertas do gênio Albert Einstein. Em menos de um ano, em 1905, ele redefiniu a natureza da luz, provou a existência dos átomos e moléculas, revolucionou os conceitos de espaço e tempo e a relação entre matéria e energia. As já não tão novas teorias de Einstein permitiram termos hoje energia nuclear, computadores, transmissões de satélite, raios laser, DVDs e muito mais. Mas tudo isto pode ser muito pouco. O que a física explicou até agora, dizem os especialistas, seria apenas uns 4% do que existe no Universo.
Tome Ciência: Quarta, 16h
Domingo, 14h

  •  Programa LIGADO EM SAÚDE

Tema: Primeira menstruação
o A primeira menstruação é um acontecimento natural que indica que o corpo da mulher já está pronto para a reprodução. Isso do ponto de vista biológico. Mas é claro que a menarca representa muito mais na vida de uma menina. Ela é um marco de um período repleto de transformações, significados sociais e que mexe muito com as emoções dos adolescentes. O que será que mais preocupa nessa fase? Vamos falar do papel da família e da importância dos serviços de saúde.
Ligado em Saúde: Terça, 21h
Quarta, 10h
Sábado, 11h

  •  Programa CIÊNCIA & LETRAS

Tema: Inventário analítico de antropologia física do Museu Nacional
o O programa desta semana irá conversar com um dos autores do livro e professor do departamento de antropologia física do Museu Nacional da UFRJ e pesquisador da Escola Nacional de Saúde Pública, Sérgio Arouca, da Fiocruz, e Cláudia Rodrigues Carvalho, arqueóloga, doutora em Saúde Pública e diretora do Museu Nacional.
Ciência & Letras: Domingo, 15h
Segunda, 22h30
Quinta, 20h

  • Programa CANAL SAÚDE NA ESTRADA

Tema: São Luís de Montes Belos e Goiânia - GO
o O Canal Saúde na Estrada te leva a conhecer uma ferramenta inovadora, desenvolvida no Estado, para otimizar a gestão do Sistema Único de Saúde: o Conecta SUS.
Canal Saúde na Estrada: Segunda, 16h30
Terça, 23h

  • Programa EM FAMÍLIA

Tema: Assédio
o Era um problema silencioso até que uma hashtag lançada numa rede social rompeu o constrangimento de se falar a respeito. Mulheres brasileiras e depois de outros países compartilhando experiências de assédio abertamente. O que diferencia uma cantada da falta de respeito? O Em Família debate o assunto.
Em Família: Quarta, 20h
Domingo, 16h
Sábado, 22h

  •  Programa UNIDIVERSIDADE

Tema: Enólogos e sommeliers
o Especialistas conversam sobre processo de produção de vinhos, o interesse profissional ou amador pela degustação da bebida, o hábito de consumo desse produto no país, questões econômicas e a história relacionada a produção do vinho.
Unidiversidade: Quinta, 18h Domingo, 10h e 16h30


Veja também os noticiários: Resumo da ONU e Jornal da Saúde em 4 horários: 6h35, 11h35, 18h35 e 23h35